Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social da FISUL é entendida como um compromisso ético que permeia a vida acadêmica enquanto instituição de ensino formadora de cidadãos inserida em um contexto social, cuja existência não prescinde da valorização humana de seus colaboradores e da sociedade como um todo. Ao oferecer espaços para além da atividade de ensino formal e qualificar discussões de temas interdisciplinares no âmbito da sua atuação interna, a FISUL chama para si a responsabilidade que perpassa os muros acadêmicos para impactar na vida social do seu entorno. Neste sentido, a política de responsabilidade social da FISUL se constrói a partir do conceito de cidadania, cuja caminhada deve continuar se desenvolvendo e se aperfeiçoando rumo à consolidação dos seus vínculos com a comunidade do entorno, estabelecendo compromissos e responsabilidades comuns focadas na transformação social.  

A FISUL busca efetivar sua Responsabilidade Social nos seguintes programas permanentes:

Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI)

A FATI é um espaço de integração para pessoas da terceira idade, que busca contribuir com o desenvolvimento das suas potencialidades, habilidades e autonomia, em processo de educação continuada e de inclusão. Além de possibilitar a discussão e a compreensão do papel exercido pelo idoso na contemporaneidade, enquanto titular de direitos, permite a atualização e a reciclagem de conhecimentos, a consolidação de vínculos interpessoais e a troca de sabres e de experiências vivenciadas no cotidiano familiar. Por sua dinamicidade, o programa permite o ingresso de novos alunos a qualquer tempo e em qualquer época do semestre, sem prazo para a conclusão. Podem participar da FATI pessoas de qualquer idade sem exigência de qualquer formação prévia.

Direitos Humanos

Os Direitos Humanos na FISUL se constituem em um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão permanente de luta pela sua efetivação. O ponto alto deste espaço contempla a “Semana dos Direitos Humanos”, evento anual que também possibilita Formação de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos. Aberto à participação geral, desde 2010 o evento vem se propondo a aprofundar discussões não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade como um todo. Painéis, debates, palestras e exposições sobre questões agrárias, de trabalho escravo, de direitos dos povos indígenas, das desigualdades de gênero, de violência policial, de direito à memória, das migrações, imigrações e emigrações, dentre outras temáticas, são os meios pelos quais a FISUL trata da violação dos Direito Humanos.

A Responsabilidade Social da FISUL também pode ser percebida em ações:

A FISUL desenvolve ações de responsabilidade social, apoiando a realização de eventos e disponibilizando seus espaços e sua infraestrutura para entes públicos e privados de Garibaldi e região. Também tem se inserido na comunidade através da participação em vários conselhos municipais de Garibaldi, a exemplo do Conselho do Idoso e do Conselho da Mulher, e também do Grupo sobre Drogas. Mantém ainda o “Espaço Cultural Osvaldo Biolchi”, que se destina a divulgar e incentivar a produção artística da comunidade local e regional, através de exposições de obras produzidas por artistas da região, abertas ao público.       

Também mantém parcerias com instituições da sociedade civil organizada como sindicatos, associações empresariais, entidades de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Garibaldi e Carlos Barbosa, Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi e APEME.

Tessere 

O Programa Tessere tem por objetivo promover a iniciação dos ingressantes da FISUL aos estudos superiores, acolhendo-os e instrumentalizando-os de meios para que se reconheçam como acadêmicos ao integrar e participar da educação superior, e se aperfeiçoem cultural e profissionalmente. O programa propõe-se ainda a oportunizar aos estudantes a interação autônoma nos espaços acadêmicos.

FISUL Personalidades 

O Programa FISUL Personalidades constitui-se em um espaço de discussão e reflexão sobre temas contemporâneos, nas diferentes áreas do conhecimento, na diversidade das ideias, teorias e pensamentos. Pretende contribuir para a formação da consciência crítica dos acadêmicos, promovendo a articulação entre estes e os docentes com os sujeitos externos, personalidade de renome regional, estadual e nacional, cuja expressão no mundo do trabalho seja inegável, ante o sucesso conquistado.

Cine FISUL 

O Cine FISUL é um espaço que integra o Programa Leitura do Semestre. Neste os acadêmicos são levados a ler uma obra da literatura contemporânea, indicada pelo Comitê Acadêmico, em cada semestre. Na medida do possível, na Leitura do Semestre são escolhidas obras que disponham de versão cinematográfica correspondente ou similar. Na articulação entre o conteúdo do texto e o caráter dinâmico e inventivo da linguagem do cinema, pretende-se proporcionar aos estudantes múltiplas abordagens de conhecimento de mundo. Entende-se que como arte do movimento, o cinema reúne ficção e realidade em diferentes perspectivas e dinamismo que, articulado à leitura, motiva o acadêmico a exercitar a capacidade interpretação e de compreensão das transformações das relações humanas contemporâneas.

Espera-se que o Cine FISUL contribua para a compreensão crítica e problematizante das relações que constituem o mundo atual, produzindo novos olhares, novos modos de pensar, sentir e buscar soluções para novos desafios. Para contribuir com esta perspectiva, após a exibição, abre-se espaço para a comunidade acadêmica debater sobre ambos, o texto e o filme.

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!

Precisa de Alguma Informação? expandir/ ocultar formulário

FISUL - Atendimento

online - seg a sex | 13h30 às 22h

Oi, tudo bem?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que responderemos

em breve!

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de privacidade e transparência.