Vestibular Agendado - 2024

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social da FISUL é entendida como um compromisso ético que permeia a vida acadêmica enquanto instituição de ensino formadora de cidadãos, inserida em um contexto social, cuja existência não prescinde da valorização humana de seus colaboradores e da sociedade como um todo. Ao oferecer espaços para além da atividade de ensino formal e qualificar discussões de temas interdisciplinares no âmbito da sua atuação interna, a FISUL chama para si a responsabilidade que perpassa os muros acadêmicos para impactar na vida social do seu entorno. Neste sentido, a política de responsabilidade social da FISUL se constrói a partir do conceito de cidadania, cuja caminhada deve continuar se desenvolvendo e se aperfeiçoando rumo à consolidação dos seus vínculos com a comunidade do entorno, estabelecendo compromissos e responsabilidades comuns focadas na transformação social.  

A FISUL busca efetivar a Responsabilidade Social em ações e programas:

Inclusão

Na inclusão, a FISUL desenvolve políticas de acolhimento para atender estudantes portadores de deficiências. Além da adaptação da infraestrutura que permite a acessibilidade total de deficientes físicos, a FISUL mantém convênio com entidades especializadas no atendimento de deficientes visuais, surdos e portadores do espectro autista. Tais convênios visam buscar apoio de profissionais especializados para bem atender a estudantes que vierem a ingressar na Faculdade. As entidades conveniadas:

* Associação de Deficientes Visuais de Bento Gonçalves

* Associação dos Surdos de Bento Gonçalves

* Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha - AMAFA

Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI)

A FATI é um espaço de integração para pessoas da terceira idade, que busca contribuir com o desenvolvimento das suas potencialidades, habilidades e autonomia, em processo de educação continuada e de inclusão. Além de possibilitar a discussão e a compreensão do papel exercido pelo idoso na contemporaneidade, enquanto titular de direitos, permite a atualização e a reciclagem de conhecimentos, a consolidação de vínculos interpessoais e a troca de sabres e de experiências vivenciadas no cotidiano familiar. Por sua dinamicidade, o programa permite o ingresso de novos alunos a qualquer tempo e em qualquer época do semestre, sem prazo para a conclusão. Podem participar da FATI pessoas de qualquer idade sem exigência de qualquer formação prévia.

Direitos Humanos

Os Direitos Humanos na FISUL se constituem em um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão permanente de luta pela sua efetivação. O ponto alto deste espaço contempla a “Semana dos Direitos Humanos”, evento anual que também possibilita Formação de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos. Aberto à participação geral, desde 2010 o evento vem se propondo a aprofundar discussões não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade como um todo. Painéis, debates, palestras e exposições sobre questões agrárias, de trabalho escravo, de direitos dos povos indígenas, das desigualdades de gênero, de violência policial, de direito à memória, das migrações, imigrações e emigrações, dentre outras temáticas, são os meios pelos quais a FISUL trata da violação dos Direito Humanos.

A Responsabilidade Social da FISUL também pode ser percebida em ações:

A FISUL desenvolve ações de responsabilidade social, apoiando a realização de eventos e disponibilizando seus espaços e sua infraestrutura para entes públicos e privados de Garibaldi e região. Também tem se inserido na comunidade através da participação em vários conselhos municipais de Garibaldi, a exemplo do Conselho do Idoso e do Conselho da Mulher, e também do Grupo sobre Drogas. Mantém ainda o “Espaço Cultural Osvaldo Biolchi”, que se destina a divulgar e incentivar a produção artística da comunidade local e regional, através de exposições de obras produzidas por artistas da região, abertas ao público.       

Também mantém parcerias com instituições da sociedade civil organizada como sindicatos, associações empresariais, entidades de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Garibaldi e Carlos Barbosa, Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi e APEME.


Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!

Precisa de Alguma Informação? expandir/ ocultar formulário
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de privacidade e transparência.