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MBA em Gestão para Concessionárias

Prepare-se para liderar e inovar no setor de concessionárias. Desenvolva uma visão estratégica e habilidades práticas para enfrentar desafios e impulsionar resultados em um mercado competitivo. 

O MBA em Gestão de Concessionárias da FISUL tem como proposta impactar e conectar ideias de inovação, dando protagonismo à formação especializada e reforçando a vantagem competitiva com conhecimento prático e estratégico.

Com 36 disciplinas ao longo de 13 meses, o MBA oferece ferramentas gerenciais, aulas práticas e estudos de caso para um aprendizado sólido e decisões assertivas.

1º Pilar/Gestão - Disciplinas que oferecem ampla visão gerencial e ferramentas práticas.

2º Pilar/Gestão Avançada – Focado em conhecimento específico para concessionárias de veículos, caminhões, ônibus e motos, com temas relevantes do setor.

3º Pilar 'BÔNUS'/Engajamento -  O aluno pode compartilhar o aprendizado com até 15 colaboradores, com 18 horas de conteúdo ao vivo. O objetivo é replicar o conhecimento adquirido em sala.

4º Pilar/Gestão Aplicada - Conteúdos dinâmicos que maximizam a aplicabilidade gerencial, com imersão em tendências do setor.    

  • Modalidade

    on-line, ao vivo/síncrono

  • Aula inaugural

    12 de março 2025

  • Início efetivo

    25 de março de 2025

  • Carga horária

    360 horas/aulas

  • Término

    16 de abril de 2026

  • Grupo no WhatsApp

    Conecte-se com líderes do setor automotivo e una-se para trocar experiências e insights valiosos

  • Tempo

    espaçamento de uma semana entre as disciplinas.

  • Gravações

    Aulas ao vivo (ZOOM).Gravadas e disponíveis por seis meses.

  • Aulas - 1º Pilar/Gestão

    terça à quintas/19h às 22h30

  • Aulas - 2º Pilar/Gestão Avançada

    quartas e quintas/19h às 22h50

  • Aulas - BÔNUS 3º Pilar/Engajamento

    segunda à quinta/ 13h30 às 16h

  • Aulas - 4º Pilar/Gestão Aplicada

    terças, quartas e/ou quintas/ 19h às 22h30

Conteúdo Programático

  • 1 - Negócios Agregados

    Serviços Adicionais: Upselling, ampliação do portfólio, e estratégias para F&I, consórcio, estética automotiva, acessórios e garantias estendidas.

  • 2 - Pós-Venda no Setor Automotivo

    Pós-Venda: Vendas, gestão de peças, rentabilidade e qualidade. CRM, taxa de absorção e gestão de desperdícios.
    Mentalidade Ágil e LEAN: Aplicação em projetos, cultura ágil, transformação organizacional e liderança.

  • 3 - Gestão de Pós-vendas

    Pós-Venda no Setor Automotivo: Fundamentos, oportunidades de vendas, gestão de peças e serviços. Rentabilidade, qualidade e práticas de satisfação. Conciliação com vendas, CRM, e taxa de absorção. Gestão de desperdícios e perfil de clientes e colaboradores.

  • 4 - Veículos Elétricos

    Veículos Elétricos: Histórico, tecnologia e tipos. Benefícios ambientais e econômicos. Infraestrutura de recarga, manutenção e estratégias de venda. Tendências e inovações.

  • 5 - Veículos Usados

    Veículos Usados: Avaliação, precificação, estratégias de compra e venda. Inspeção, gestão de estoque e marketing. Atendimento ao cliente e tendências do mercado.

  • 6 - Pesquisa de Mercado

    Coleta e Análise de Dados: Métodos quantitativos e qualitativos, relatórios e técnicas de pesquisa no mercado automotivo. Uso estratégico de insights e pesquisa de satisfação.







  • 7 - TI para concessionárias

    TI nas organizações, inovação e competitividade. Tendências, modelos digitais e nova economia. Papel das pessoas e uso de sistemas na gestão de concessionárias.

  • 8 - Gestão de Mídias Digitais

    Ferramentas mobile, Google Ads, SEO, e conteúdo orgânico. Retenção, fidelização e definição da marca digital. Métricas para redes sociais.

  • 9 - Inovação e novas tecnologias

    Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio. Tendências tecnológicas e inovações no mercado automotivo. Adaptação e integração de novas tecnologias na concessionária.

  • 10 - Desafios e Tendências do Mercado Automotivo

    Análise das tendências e desafios atuais no mercado automotivo. Estratégias de adaptação a mudanças e inovações no setor.

  • 11 - Relações Institucionais

    Gestão de Stakeholders: Engajamento de colaboradores, fornecedores e comunidades. Matriz de materialidade, modelos centrados nos stakeholders e cocriação de valor. Comunicação e parcerias multistakeholders.

  • 12 - Gestão da experiência do cliente

    Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes.

  • 13 - Ética Empresarial

    Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos.

  • 14 - Cultura Financeira e de Controle

    Entendimento das vantagens da educação financeira e de controle e de que forma ela pode estimular a utilização das ferramentas de gestão dentro da sua vida.

  • 15 - Cultura Organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa.

  • 16 - Hospitalidade e Atendimento

    Conceitos e importância. Práticas de excelência, comunicação verbal e não verbal, e antecipação das necessidades dos clientes.

  • 17 - Controladoria Estratégica

    Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Análise e controle estratégico de resultados na concessionária.

  • 18 - Orçamento Empresarial

    Orçamento: Conceito, finalidade e mecanismos. Elaboração de orçamento para vendas, produção, despesas, investimentos e finanças. Consolidação com fluxo de caixa, resultados e balanço. Controle e análise comparativa.

  • 19 - Estratégia de Pricing

    Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Maximização de lucros através de estratégias de preço.

  • 20 - Gestão de Custos de Concessionárias

    Contabilidade de Custos: Conceitos, classificação e métodos de custeio. Decisão baseada em custeio variável e ABC.

  • 21 - Viabilidade para Concessionárias

    Análise de Projetos de Investimento: Métodos de viabilidade, cálculos de risco e análise comparativa de performance.

  • 22 - ESG nas Concessionárias

    Governança e Conformidade: Estrutura, conflitos e práticas de conformidade socioeconômica e ambiental. Diversidade, segurança no trabalho e saúde do consumidor. Transparência em ESG e práticas sustentáveis no setor automotivo.

  • 23 - Business Analytics

    Tomada de Decisão Empresarial: Análise de dados, BI e data science. Análise de ambientes e dados estratégicos. Bases de dados, sistemas de apoio e ferramentas preditivas. KPIs para gestão de concessionárias.

  • 24 - Gestão de CRM e Experiência do cliente

    Comportamento e Experiência do Consumidor: Perfil, papéis sociais e segmentação. Experiência, emoções e personalização. CRM, estratégias de fidelização e engajamento. Experiência do cliente como diferencial competitivo.

  • 25 - Gestão de Qualidade e de Processos

    Gerenciamento de Processos: Fundamentos, metodologias e visão sistêmica. Ferramentas para mapeamento, análise e modelagem. Melhoria e inovação de processos com OKRs e KPIs. Envolvimento das pessoas, fatores críticos e implementação de qualidade. Auditorias e cultura organizacional.

  • 26 - Atração, seleção e retenção de talentos

    Gestão da Marca Empregadora: Proposta de valor, experiência do empregado e planejamento de manpower. Atração, seleção e engajamento com novas tecnologias. Onboarding, desligamento e endomarketing. Rotatividade e custos com rescisão, contratação e T&D.

  • 27 - Negociação e Adm. de Conflitos

    Gestão de Conflitos e Negociação: Tipos, impactos e resolução de conflitos. Técnicas, estratégias e etapas de negociação. Aspectos conceituais e culturais. Inteligência emocional, comunicação e persuasão. Mediação e tomada de decisão.

  • 28 - Gestão de Estoques, Logística e Distribuição

    Supply Chain e Logística no Varejo: Gestão de pedidos, estoques e compras de veículos e peças. Otimização de inventário e giro de estoque. Conceitos FIFO, estoque de segurança e PMRE.

  • 29 - Gestão Estratégica

    Estudo de estratégia e alinhamento estratégico, incluindo missão, visão, análise de ambiente, matriz SWOT, objetivos, planos de ação, indicadores, BSC, OKRs, e técnicas de correlação para identificar tendências.

  • 30 - Aspectos jurídicos e Contratuais

    Direito comercial para concessionárias: responsabilidades, vínculos contratuais, compliance, impacto da tecnologia, e aspectos legais em transações no setor automotivo.

  • 31 - Finanças: Gestão baseada em Valor

    Fundamentos de Value Based Management (VBM), geração de valor, ROI, ROA, EVA, custo de capital (WACC, Beta), avaliação de investimentos, e maximização do valor da concessionária.

  • 32 - Análise de Indicadores de Alta Performance

    Sistema de informação contábil, relatórios de gestão (BP, DRE, FCX, DMPL) e análise econômico-financeira por indicadores de desempenho e análises horizontal e vertical.

  • 33 - Pessoas e Cultura Organizacional

    Cultura Organizacional: Formação e impacto nos resultados da empresa. Relação com estratégia e modelos de gestão. Diagnóstico e mudança cultural. Influência na construção de equipes engajadas.
    Oratória Empresarial: Transmita ideias com segurança e clareza, aumentando persuasão e influência.

  • 34 - Marketing Estratégico

    Segmentação e Posicionamento: Estratégias de segmentação, comportamento dos consumidores e posicionamento de marca. Composto de marketing e reconfiguração digital. Marketing, Growth e Branding. Proposta única de valor e fatores que influenciam o ambiente de marketing.

  • 35 - Gestão Comercial

    Alinhamento entre vendas e objetivos estratégicos. Integração com marketing e operações. Softwares de gestão, funil de vendas e jornada do cliente. Indicadores de performance, planejamento e orçamento. Venda pessoal, online e por canais. Recrutamento, treinamento, remuneração e motivação da equipe. Processos e técnicas de negociação. Estratégias comerciais, produtividade e retenção de vendedores.

  • 36 - Estratégias de Comunicação

    Gestão de Marca e Reputação: Valor para marca e negócios. Reputação digital e Marketing 3.0. Posicionamento de marca e relações públicas. Gestão de crise, comunicação e sustentabilidade. Proposta de valor e aceitação social.

Corpo Docente

Julia Breitkopf Sardagna Ferreira

Julia Breitkopf Sardagna Ferreira

Coordenador(a)

Titulação

Especialista

Disciplinas Ministradas

Coordenadora do MBA em Gestão para Concessionárias e Diretora do Grupo Breitkopf

Resumo

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV). Bacharela em Administração – Gestão Empresarial, pela Universidade Regional de Blumenau.

mba.concessionaria@fisul.edu.br

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