Serviços Adicionais: Upselling, ampliação do portfólio, e estratégias para F&I, consórcio, estética automotiva, acessórios e garantias estendidas.
MBA em Gestão para Concessionárias
Prepare-se para liderar e inovar no setor de concessionárias. Desenvolva uma visão estratégica e habilidades práticas para enfrentar desafios e impulsionar resultados em um mercado competitivo.
O MBA em Gestão de Concessionárias da FISUL tem como proposta impactar e conectar ideias de inovação, dando protagonismo à formação especializada e reforçando a vantagem competitiva com conhecimento prático e estratégico.
Com 36 disciplinas ao longo de 13 meses, o MBA oferece ferramentas gerenciais, aulas práticas e estudos de caso para um aprendizado sólido e decisões assertivas.
1º Pilar/Gestão - Disciplinas que oferecem ampla visão gerencial e ferramentas práticas.
2º Pilar/Gestão Avançada – Focado em conhecimento específico para concessionárias de veículos, caminhões, ônibus e motos, com temas relevantes do setor.
3º Pilar 'BÔNUS'/Engajamento - O aluno pode compartilhar o aprendizado com até 15 colaboradores, com 18 horas de conteúdo ao vivo. O objetivo é replicar o conhecimento adquirido em sala.
4º Pilar/Gestão Aplicada - Conteúdos dinâmicos que maximizam a aplicabilidade gerencial, com imersão em tendências do setor.
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Modalidade
on-line, ao vivo/síncrono
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Aula inaugural
12 de março 2025
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Início efetivo
25 de março de 2025
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Carga horária
360 horas/aulas
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Término
16 de abril de 2026
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Grupo no WhatsApp
Conecte-se com líderes do setor automotivo e una-se para trocar experiências e insights valiosos
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Tempo
espaçamento de uma semana entre as disciplinas.
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Gravações
Aulas ao vivo (ZOOM).Gravadas e disponíveis por seis meses.
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Aulas - 1º Pilar/Gestão
terça à quintas/19h às 22h30
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Aulas - 2º Pilar/Gestão Avançada
quartas e quintas/19h às 22h50
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Aulas - BÔNUS 3º Pilar/Engajamento
segunda à quinta/ 13h30 às 16h
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Aulas - 4º Pilar/Gestão Aplicada
terças, quartas e/ou quintas/ 19h às 22h30
Conteúdo Programático
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1 - Negócios Agregados
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2 - Pós-Venda no Setor Automotivo
Pós-Venda: Vendas, gestão de peças, rentabilidade e qualidade. CRM, taxa de absorção e gestão de desperdícios.
Mentalidade Ágil e LEAN: Aplicação em projetos, cultura ágil, transformação organizacional e liderança. -
3 - Gestão de Pós-vendas
Pós-Venda no Setor Automotivo: Fundamentos, oportunidades de vendas, gestão de peças e serviços. Rentabilidade, qualidade e práticas de satisfação. Conciliação com vendas, CRM, e taxa de absorção. Gestão de desperdícios e perfil de clientes e colaboradores.
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4 - Veículos Elétricos
Veículos Elétricos: Histórico, tecnologia e tipos. Benefícios ambientais e econômicos. Infraestrutura de recarga, manutenção e estratégias de venda. Tendências e inovações.
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5 - Veículos Usados
Veículos Usados: Avaliação, precificação, estratégias de compra e venda. Inspeção, gestão de estoque e marketing. Atendimento ao cliente e tendências do mercado.
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6 - Pesquisa de Mercado
Coleta e Análise de Dados: Métodos quantitativos e qualitativos, relatórios e técnicas de pesquisa no mercado automotivo. Uso estratégico de insights e pesquisa de satisfação.
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7 - TI para concessionárias
TI nas organizações, inovação e competitividade. Tendências, modelos digitais e nova economia. Papel das pessoas e uso de sistemas na gestão de concessionárias.
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8 - Gestão de Mídias Digitais
Ferramentas mobile, Google Ads, SEO, e conteúdo orgânico. Retenção, fidelização e definição da marca digital. Métricas para redes sociais.
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9 - Inovação e novas tecnologias
Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio. Tendências tecnológicas e inovações no mercado automotivo. Adaptação e integração de novas tecnologias na concessionária.
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10 - Desafios e Tendências do Mercado Automotivo
Análise das tendências e desafios atuais no mercado automotivo. Estratégias de adaptação a mudanças e inovações no setor.
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11 - Relações Institucionais
Gestão de Stakeholders: Engajamento de colaboradores, fornecedores e comunidades. Matriz de materialidade, modelos centrados nos stakeholders e cocriação de valor. Comunicação e parcerias multistakeholders.
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12 - Gestão da experiência do cliente
Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes.
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13 - Ética Empresarial
Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos.
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14 - Cultura Financeira e de Controle
Entendimento das vantagens da educação financeira e de controle e de que forma ela pode estimular a utilização das ferramentas de gestão dentro da sua vida.
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15 - Cultura Organizacional
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa.
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16 - Hospitalidade e Atendimento
Conceitos e importância. Práticas de excelência, comunicação verbal e não verbal, e antecipação das necessidades dos clientes.
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17 - Controladoria Estratégica
Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Análise e controle estratégico de resultados na concessionária.
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18 - Orçamento Empresarial
Orçamento: Conceito, finalidade e mecanismos. Elaboração de orçamento para vendas, produção, despesas, investimentos e finanças. Consolidação com fluxo de caixa, resultados e balanço. Controle e análise comparativa.
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19 - Estratégia de Pricing
Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços. Maximização de lucros através de estratégias de preço.
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20 - Gestão de Custos de Concessionárias
Contabilidade de Custos: Conceitos, classificação e métodos de custeio. Decisão baseada em custeio variável e ABC.
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21 - Viabilidade para Concessionárias
Análise de Projetos de Investimento: Métodos de viabilidade, cálculos de risco e análise comparativa de performance.
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22 - ESG nas Concessionárias
Governança e Conformidade: Estrutura, conflitos e práticas de conformidade socioeconômica e ambiental. Diversidade, segurança no trabalho e saúde do consumidor. Transparência em ESG e práticas sustentáveis no setor automotivo.
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23 - Business Analytics
Tomada de Decisão Empresarial: Análise de dados, BI e data science. Análise de ambientes e dados estratégicos. Bases de dados, sistemas de apoio e ferramentas preditivas. KPIs para gestão de concessionárias.
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24 - Gestão de CRM e Experiência do cliente
Comportamento e Experiência do Consumidor: Perfil, papéis sociais e segmentação. Experiência, emoções e personalização. CRM, estratégias de fidelização e engajamento. Experiência do cliente como diferencial competitivo.
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25 - Gestão de Qualidade e de Processos
Gerenciamento de Processos: Fundamentos, metodologias e visão sistêmica. Ferramentas para mapeamento, análise e modelagem. Melhoria e inovação de processos com OKRs e KPIs. Envolvimento das pessoas, fatores críticos e implementação de qualidade. Auditorias e cultura organizacional.
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26 - Atração, seleção e retenção de talentos
Gestão da Marca Empregadora: Proposta de valor, experiência do empregado e planejamento de manpower. Atração, seleção e engajamento com novas tecnologias. Onboarding, desligamento e endomarketing. Rotatividade e custos com rescisão, contratação e T&D.
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27 - Negociação e Adm. de Conflitos
Gestão de Conflitos e Negociação: Tipos, impactos e resolução de conflitos. Técnicas, estratégias e etapas de negociação. Aspectos conceituais e culturais. Inteligência emocional, comunicação e persuasão. Mediação e tomada de decisão.
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28 - Gestão de Estoques, Logística e Distribuição
Supply Chain e Logística no Varejo: Gestão de pedidos, estoques e compras de veículos e peças. Otimização de inventário e giro de estoque. Conceitos FIFO, estoque de segurança e PMRE.
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29 - Gestão Estratégica
Estudo de estratégia e alinhamento estratégico, incluindo missão, visão, análise de ambiente, matriz SWOT, objetivos, planos de ação, indicadores, BSC, OKRs, e técnicas de correlação para identificar tendências.
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30 - Aspectos jurídicos e Contratuais
Direito comercial para concessionárias: responsabilidades, vínculos contratuais, compliance, impacto da tecnologia, e aspectos legais em transações no setor automotivo.
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31 - Finanças: Gestão baseada em Valor
Fundamentos de Value Based Management (VBM), geração de valor, ROI, ROA, EVA, custo de capital (WACC, Beta), avaliação de investimentos, e maximização do valor da concessionária.
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32 - Análise de Indicadores de Alta Performance
Sistema de informação contábil, relatórios de gestão (BP, DRE, FCX, DMPL) e análise econômico-financeira por indicadores de desempenho e análises horizontal e vertical.
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33 - Pessoas e Cultura Organizacional
Cultura Organizacional: Formação e impacto nos resultados da empresa. Relação com estratégia e modelos de gestão. Diagnóstico e mudança cultural. Influência na construção de equipes engajadas.
Oratória Empresarial: Transmita ideias com segurança e clareza, aumentando persuasão e influência. -
34 - Marketing Estratégico
Segmentação e Posicionamento: Estratégias de segmentação, comportamento dos consumidores e posicionamento de marca. Composto de marketing e reconfiguração digital. Marketing, Growth e Branding. Proposta única de valor e fatores que influenciam o ambiente de marketing.
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35 - Gestão Comercial
Alinhamento entre vendas e objetivos estratégicos. Integração com marketing e operações. Softwares de gestão, funil de vendas e jornada do cliente. Indicadores de performance, planejamento e orçamento. Venda pessoal, online e por canais. Recrutamento, treinamento, remuneração e motivação da equipe. Processos e técnicas de negociação. Estratégias comerciais, produtividade e retenção de vendedores.
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36 - Estratégias de Comunicação
Gestão de Marca e Reputação: Valor para marca e negócios. Reputação digital e Marketing 3.0. Posicionamento de marca e relações públicas. Gestão de crise, comunicação e sustentabilidade. Proposta de valor e aceitação social.
Corpo Docente
Julia Breitkopf Sardagna Ferreira
Coordenador(a)
Titulação
Especialista
Disciplinas Ministradas
Coordenadora do MBA em Gestão para Concessionárias e Diretora do Grupo Breitkopf
Resumo
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (FGV). Bacharela em Administração – Gestão Empresarial, pela Universidade Regional de Blumenau.
mba.concessionaria@fisul.edu.br
ver lattes-
Carlos Eduardo Holder Martins
fisul@fisul.edu.br -
Fabiano Coelho
fisul@fisul.edu.br -
Alfredo Bravo
fisul@fisul.edu.br -
André Perez
fisul@fisul.edu.br -
Gianfranco Muncinelli
fisul@fisul.edu.br -
Jair Croce Filho
fisul@fisul.edu.br -
José Mauro Nunes
fisul@fisul.edu.br -
Luiz Carlos Becker Junior
fisul@fisul.edu.br -
Maurício Werner
fisul@fisul.edu.br -
Nayra Assad Pinto
fisul@fisul.edu.br -
Philip Derderian
fisul@fisul.edu.br -
Rafael Breitkopf Sardagna
fisul@fisul.edu.br -
Raoni Salomão
fisul@fisul.edu.br -
Regiane Tiglia
fisul@fisul.edu.br -
Ronaldo Salim
fisul@fisul.edu.br -
Sandro Beda Bueno
fisul@fisul.edu.br -
Sant Clair de Castro Junior
fisul@fisul.edu.br -
Victor Batista dos Santos
fisul@fisul.edu.br -
Paulette Melo
fisul@fisul.edu.br -
Julia Breitkopf Sardagna Ferreira
mba.concessionaria@fisul.edu.br
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Ingresso via
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