Apresentar as principais tendências que moldam o futuro do mercado de Telecomunicações, com foco no impacto para Provedores de Internet e empresas de Telecom. A disciplina será dividida em dois momentos, no início e no fim do curso, permitindo uma análise comparativa da evolução do mercado e das tendências discutidas.
MBA em Gestão para Telecom
Assuma a liderança na transformação digital do Setor de Telecomunicações
Prepare-se para liderar em um dos setores mais dinâmicos e desafiadores da economia! O MBA em Gestão para Telecom da FISUL é um programa exclusivo, pensado para profissionais que desejam assumir posições estratégicas e se destacar em um mercado marcado pela transformação digital.
Com um corpo docente formado por especialistas das melhores escolas de negócios do Brasil (FGV, Insper, USP, entre outras), o curso oferece uma experiência única e prática por um valor acessível.
Por que fazer o MBA em Gestão para Telecom da FISUL?
* Lidere o futuro da telecomunicação em um mercado que não para de evoluir! Domine as competências necessárias para navegar na transformação digital, aproveitando tecnologias emergentes que moldam o futuro das telecomunicações.
* Formação de excelência com aplicabilidade prática: Aplique diretamente no dia a dia profissional o conhecimento adquirido em disciplinas que abordam: • Redução de custos e otimização de recursos. • Estratégia, inovação e liderança no segmento de telecom. • Gestão operacional e financeira, com foco em resultados sustentáveis.
* Networking de alto nível: Amplie sua rede de contatos com os melhores profissionais do mercado e compartilhe experiências valiosas que podem alavancar sua carreira.
* Atendimento às suas necessidades: Estude sem comprometer sua rotina! Aulas ao vivo e gravações disponíveis garantem a flexibilidade necessária para profissionais atarefados.
Garanta sua vaga agora e prepare-se para liderar o futuro das telecomunicações!
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1º Pilar/Visão Gerencial
Aulas: terça, quarta e quinta.
Composto por disciplinas que proporcionam aos alunos uma ampla visão gerencial e alta aplicabilidade prática, utilizando ferramentas, modelos e técnicas. -
2º Pilar/Visão Avançada
Aulas : quarta e quinta.
Disciplinas focadas no aprofundamento de conhecimentos avançados em Telecomunicações. -
3º Pilar/Visão Engajamento
Aulas: terças-feiras, às 14h, com a equipe gerencial da empresa. Esse pilar, o mais inovador, permite aos alunos replicar o conhecimento adquirido para até 15 colaboradores de sua equipe.
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4º Pilar/Workshops
Consiste em dois workshops sobre temas atuais relacionados a Telecomunicações, que serão definidos posteriormente.
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Grupo no WhatsApp
Conecte-se com líderes do setor e una-se para trocar experiências e insights valiosos
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Horário
19h às 22h50
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Gravações
Disponíveis por quatro meses
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Início
6 de maio/25
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Modalidade
On-line, 100% ao vivo
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Aula inaugural
Tendências do Mercado de Telecom
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Carga horária
23 disciplinas e 8 workshops/palestras
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Duração
13 meses
Conteúdo Programático
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1 - Tendências do Mercado de Telecom
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2 - Gestão Estratégica
Construir uma visão estratégica dos negócios; analisar as estratégias aplicadas para o crescimento das empresas e aplicar e gerenciar indicadores de desempenho estratégico.
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3 - Gestão de qualidade e processos
Analisar os processos do sistema organizacional; correlacionar a estratégia aos resultados do negócio, por meio de uma visão integrada de processos; priorizar os processos de negócio relevantes para a empresa, estabelecendo key performance indicators (KPIs); mapear processos; controlar resultados a partir da sua mensuração; propor ações corretivas e de melhoria; diagnosticar oportunidades de racionalização, ganhos e inovação no gerenciamento de processos, em um ambiente lean e agile de melhorias e promover o envolvimento das pessoas quando da implantação do gerenciamento de processos.
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4 - Finanças: Gestão baseada em Valor
Criar riqueza aos/às acionistas, produzindo um retorno que supere o custo de oportunidade do capital próprio; analisar o lucro econômico da empresa ou valor econômico agregado – Economic Value Added (EVA); avaliar o conflito entre lucro e valor, apurando dois relevantes conceitos: valor econômico agregado (VEA) e valor agregado pelo mercado (MVA) e avaliar o desempenho da empresa usando conceitos como MVA, Retorno sobre o Investimento – Return over Investment (ROI), Retorno sobre o Ativo – Return on Assets (ROA).
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5 - Liderança e gestão de equipes
Objetiva criar ferramentas e habilidades que permitem Liderar equipes em ambientes dinâmicos, Identificar competências essenciais para si e para os membros da equipe, Propor, implementar e gerir planos de ação para um ambiente colaborativo, Analisar, interpretar e agir sobre fatores que influenciam o desempenho da equipe e Estruturar, implementar e revisar políticas e práticas de desenvolvimento e engajamento.
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6 - Gestão de marketing
Alinhar as estratégias da empresa, as ações de marketing e de vendas, a produção e distribuição; identificar as principais estratégias de marketing para a empresa; analisar o comportamento do/a consumidor/a e definir estratégias e métricas de marketing para o ambiente digital
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7 - Gestão comercial
Objetiva criar ferramentas e habilidades que permitem Liderar e orientar a equipe de vendas na implementação de estratégias e táticas, Dimensionar, atribuir responsabilidades e acompanhar o desempenho da equipe, Desenvolver um modelo de remuneração desafiador e recompensador e Acompanhar o desempenho da equipe, antecipar, mediar e estabelecer parâmetros de desempenho.
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8 - Negociação e Administração de conflitos
Objetiva criar ferramentas e habilidades que permitem Diagnosticar diferentes situações de conflito em organizações, identificando seus impactos e consequências, para aplicar técnicas eficazes de gerenciamento, Analisar sistemicamente conflitos, relacionando interesses e necessidades das partes envolvidas, propondo soluções inovadoras que agreguem valor aos stakeholders, Identificar técnicas, estratégias e táticas de negociação, percebendo as intenções dos interlocutores, Negociar estrategicamente, planejando ações e mapeando interlocutores, Aplicar técnicas contemporâneas de negociação e resolução de conflitos na rotina corporativa, otimizando a tomada de decisão e os resultados.
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9 - Formação de Preços
Objetiva criar ferramentas e habilidades que permitem Planejar a política de preços, considerando sua interseção com gestão, marketing, finanças, custos e tributação, Relacionar estratégias de posicionamento de preços com os tipos de mercado e a percepção de valor dos clientes, Demonstrar os efeitos da alocação de custos e tributos na precificação e competitividade e Interpretar os efeitos de prazos e custos financeiros na formação de preços e seu impacto no capital de giro.
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10 - Inovação e Empreendedorismo
Objetiva criar ferramentas e habilidades que permitem Aplicar estratégias, modelos e ferramentas para inovar em ambientes incertos e voláteis, Criar e transformar negócios com abordagens colaborativas, iterativas e que promovam a inovação com base no learning by doing, Construir e analisar modelos de negócios, Construir estratégias para promover a inovação e conduzir processos de mudança, Construir soluções inovadoras a partir do conhecimento dos diferentes tipos de inovação e Construir e gerenciar redes de inovação.
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11 - Análises de Indicadores de Performance
Desenvolver habilidades para analisar o desempenho financeiro de empresas do setor de Telecomunicações, com foco nos indicadores-chave e sua aplicação prática na tomada de decisões.
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12 - Aspectos Contábeis e Tributários na Telecom
Proporcionar uma visão abrangente e prática dos aspectos contábeis e tributários específicos do setor de Telecomunicações, com foco na aplicação prática para Provedores de Internet e empresas de Telecom. Ênfase na gestão contábil, análise de custos, planejamento tributário e impactos do ICMS, SCM, SVA e Lei do Bem.
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13 - Regulação e Políticas de Telecomunicações
Compreender o cenário regulatório e as políticas públicas que regem o setor de Telecomunicações no Brasil, com foco no impacto para Provedores de Internet e empresas de Telecom. A disciplina abordará a legislação vigente, os órgãos reguladores e os principais desafios e oportunidades no ambiente regulatório
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14 - Governança Corporativa e Compliance aplicados à Telecom
Compreender os princípios e as práticas de Governança Corporativa e Compliance e sua aplicação estratégica no setor de Telecomunicações, com foco no desenvolvimento de empresas mais transparentes, éticas, sustentáveis e em conformidade com as leis e regulamentações. A carga horária estendida permite um aprofundamento maior nos temas e a inclusão de exercícios práticos e estudos de caso mais robustos.
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15 - Estratégia de Vendas e Mercado de Telecom
Compreender o mercado de Telecom, suas peculiaridades, dinâmicas competitivas e seu desenvolvimento histórico, e desenvolver estratégias de vendas eficazes para atuar nesse setor. O aluno será capaz de analisar o cenário atual, identificar oportunidades, criar planos de ação e implementar estratégias de vendas alinhadas com as necessidades e tendências do mercado de Telecom, considerando a competitividade e buscando diferenciais para se destacar.
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16 - Gestão de custos e orçamento para Telecom
Capacitar os participantes a compreender e aplicar os princípios e as práticas de gestão de custos e orçamento no contexto específico do setor de Telecomunicações, com ênfase na identificação, análise e controle dos custos específicos deste setor. A disciplina abordará a elaboração, execução e controle orçamentário, com foco na otimização de recursos, maximização da rentabilidade e tomada de decisões estratégicas.
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17 - Gestão de Infraestrutura de Redes e Cibersegurança
Proporcionar aos participantes, gestores e diretores, uma compreensão estratégica da gestão de infraestrutura de redes e cibersegurança no contexto do setor de Telecomunicações. A disciplina abordará os conceitos essenciais de redes e segurança, com ênfase nas implicações para a tomada de decisão, gestão de riscos, investimentos e conformidade regulatória.
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18 - Gestão Operacional em Telecom e Provedores
Capacitar os participantes a compreender e aplicar as melhores práticas de gestão operacional no setor de Telecomunicações, com foco na otimização de processos, melhoria da qualidade do serviço, maximização da eficiência operacional e gestão eficaz de equipes de campo, NOC e CGR. A disciplina abordará os aspectos práticos da gestão de operações, incluindo KPIs e benchmarks de mercado, sem sobreposição com a ementa de Infraestrutura de Redes e Cibersegurança.
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19 - IA e Transformação Digital em Telecom
Capacitar os participantes a compreender e aplicar as principais tecnologias da transformação digital, com foco em Inteligência Artificial (IA) e Data Analytics, para impulsionar a inovação e o crescimento em empresas de Telecom. A disciplina abordará as ferramentas, aplicações e tendências dessas tecnologias, com ênfase na sua aplicabilidade no setor de Telecomunicações e na importância da IA para ideação, aprendizado, tomada de decisões e escrita.
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20 - Gestão da experiência do cliente em Telecom
Capacitar gestores e diretores de Telecom a compreender, projetar e gerenciar a experiência do cliente de forma estratégica, visando a fidelização, o aumento da satisfação, a redução do churn e a geração de valor no setor de Telecomunicações, com foco prático e aplicado às particularidades do setor.
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21 - SVA's e modelos de negócio para incremento de Receita
Capacitar os participantes a identificar, desenvolver e implementar Serviços de Valor Agregado (SVA's) e novos modelos de negócio para incrementar a receita em empresas de Telecom, considerando as transformações digitais e o cenário competitivo do setor.
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22 - Gestão de Projetos
Aprimorar as habilidades de diretores e gestores de Telecom na gestão de projetos, com foco em resultados, eficiência e inovação, aplicando as melhores práticas do PMI e abordagens ágeis adaptadas à realidade do setor.
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23 - Fusões e Aquisições em Telecom
Capacitar gestores e diretores de Telecom a compreender o processo de fusões e aquisições (M&A) no setor, analisar oportunidades, gerenciar os desafios e maximizar o valor criado por meio dessas transações.
Corpo Docente

Fabiano Coelho
Coordenador(a)
Titulação
Doutor
Disciplinas Ministradas
Formação de Preços
Resumo
Dr. Ciências Contábeis e Administração de Empresas, membro do Conselho Fiscal do Burger King, Sócio-diretor da Mac Cord Consultoria, Coordenador e professor de MBA na Fundação Getulio Vargas.
coord.telecom@fisul.edu.br
ver lattes
Monia Turela
Coordenador(a)
Titulação
Especialista em Gestão Empresarial
Disciplinas Ministradas
Gestão de Custos e Orçamento para Telecom
Resumo
Ampla experiência em empresas de diversos setores, especialmente nas áreas de Telecomunicações e Software. CFO nas empresas, Sócia-diretora da MT Estratégia.
coord.telecom@fisul.edu.br
ver lattes-
Maria Candida Torres
coord.energia@fisul.edu.br -
Luiz Carlos Becker Jr.
coord.energia@fisul.edu.br -
Paulette Melo
coord.energia@fisul.edu.br -
Jose Mauro Nunes
coord.energia@fisul.edu.br -
Ronaldo Salim
fisul@fisul.edu.br -
Ingrid Paola Stoeckicht
fisul@fisul.edu.br -
Marcos Fraga
coord.energia@fisul.edu.br -
José Felipe Ruppenthal
coord.energia@fisul.edu.br -
Fabiano Coelho
coord.telecom@fisul.edu.br -
Monia Turela
coord.telecom@fisul.edu.br -
Alfredo Bravo
fisul@fisul.edu.br -
Andrea Rebechi de Abreu Fattori
coord.telecom@fisul.edu.br -
Fabiano Ramos Toigo
coord.energia@fisul.edu.br -
Diego Coimbra
coord.telecom@fisul.edu.br -
Droander Martins
coord.energia@fisul.edu.br -
Andriei Beber
fisul@fisul.edu.br -
Leonardo Tavares
coord.telecom@fisul.edu.br -
Flavio Wisnevski
coord.telecom@fisul.edu.br -
Ronaldo G. Salim
coord.telecom@fisul.edu.br -
Luana Palma
coord.telecom@fisul.edu.br
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Em 24x
24x R$ R$727.30
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Egressos / Entidades Conveniadas
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Descontos na Pós-Graduação
Total: R$15.950,00
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Depoimentos de alunos da FISUL
outros cursos de MBAs e Pós
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MBA em Gestão para Telecom
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MBA em Gestão da Saúde para Hospitais Filantrópicos
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MBA em Negócios Internacionais Cooperativos
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MBA em Finanças e ESG
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MBA em Compliance e Gestão de Riscos Cooperativos
Ingresso via
Vestibular
Vestibular da FISUL o ingresso é semestral, por prova de redação on-line ou presencial, por aproveitamento da nota do ENEM ou pela nota de vestibulares anteriores. Inscrições permanentes no ano todo. Inscreva-se e comece a estudar em qualquer momento do ano!
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