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Programas Institucionais

A FISUL conta com um conjunto de programas interdependentes e transversais, que buscam qualificar os serviços educacionais prestados à comunidade. Tratam-se de possibilidades pensadas, debatidas e construídas no âmbito institucional, a partir de reflexões sobre o fazer acadêmico, tanto no que diz respeito às exigências legais, quanto às necessidades percebidas pela própria comunidade acadêmica. 

No acolhimento e no apoio ao discente, a FISUL conta com o Núcleo de Apoio Acadêmico – NAC, que dentre as suas atribuições, coordena os seguintes programas:

Nivelamento

O Nivelamento integra as políticas de apoio ao discente. Destina-se principalmente aos alunos ingressantes dos cursos de graduação e busca sanar as deficiências de conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, conteúdos básicos e essenciais para a formação superior. É oferecido em todos os semestres.

Acadêmico Por Um Dia

Atenta à sua responsabilidade social, no final de cada ano letivo a FISUL convida os estudantes das escolas de ensino médio para conhecerem in loco a sua estrutura, espaço no qual se desenvolve o Programa Acadêmico por Um Dia. Este, destina-se a oferecer aos estudantes do ensino público e privado de Garibaldi e região, uma oportunidade que os auxilie a definirem seu futuro profissional. Nesse dia são oferecidas oficinas, palestras, visita guiada às dependências da Faculdade, dentre outras atividades que incluem a explanação sobre o perfil dos cursos de graduação da FISUL e as perspectivas de futura inserção profissional. O programa também se propõe a contribuir para a inclusão dos jovens no ensino superior, apresentando-lhes as formas de acesso e de financiamento dos estudos.

Leitura do Semestre

O Programa Leitura do Semestre (LS) surgiu a partir de discussões levantadas na Escola Docente da FISUL, eis que seus integrantes perceberam que os acadêmicos, de modo geral, demonstravam dificuldades de compreensão e interpretação do que liam. Assim, a LS foi pensada como uma política de apoio ao discente, na tentativa de sanar esta deficiência, especialmente dos alunos ingressantes dos cursos de graduação. A LS visa instrumentalizar o acadêmico metodologicamente para uma leitura crítica e interpretativa, para ampliação do vocabulário, como elementos fundantes da autonomia intelectual, articulada à sua formação profissional e pessoal. São objetivos da LS:

  1. desenvolver a consciência crítica dos acadêmicos;
  2. proporcionar o desenvolvimento da habilidade de análise e síntese;
  3. ampliar o acesso às normas da língua vernácula;
  4. estimular a habilidade de interpretação crítica;
  5. aperfeiçoar a habilidade da escrita.

Acompanhamento de Egressos

Comprometida em oferecer uma educação de qualidade, a tarefa da FISUL não se resume apenas ao compromisso com o conhecimento, embora este seja essencial para a sociedade. É preciso também desenvolver nos acadêmicos o espírito crítico e reflexivo para que, no futuro profissional, possam discernir sobre o que é relevante agregar ao constante processo de transformação da sociedade. Portanto, o Acompanhamento de Egressos busca conhecer a percepção dos ex-alunos acerca da formação recebida. Nesse espaço, busca-se monitorar o índice de ocupação e de inserção no mercado de trabalho, quer como colaboradores, quer como empreendedores. Desta forma, ao conhecer esta realidade, pode-se reorientar e/ou aprimorar as diferentes ações institucionais no que diz à estrutura curricular dos cursos. Destina-se, ainda, o Acompanhamento de Egressos, a subsidiar a oferta de cursos de pós-graduação ou de formação continuada, com vistas a complementar ou sanar a necessidade de novos saberes e lacunas oriundas do processo do desenvolvimento tecnológico e da inovação.

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Na formação profissional, os Programas Institucionais compreendem um conjunto de atividades extraclasse de conteúdos transversais, que integram a estrutura curricular dos cursos, sintonizadas com a vocação da FISUL, a partir do seu PDI, qual seja “... a busca da formação plena...” A transversalidade cumpre o papel de agregar conhecimentos e experiências inovadoras e conectadas às discussões contemporâneas do desenvolvimento social, resultante do avanço tecnológico e da inovação, sem prescindir de temáticas humanísticas. Dentre esses destacam-se:

FISUL Comunidade 

O FISUL Comunidade se constitui num espaço interdisciplinar amplo de aprendizagem, que visa estimular, apoiar e registrar experiências em atividades acadêmicas, nas mais diversas formas de interação, e de troca de saberes e de experiências com a comunidade externa, aplicando os conhecimentos adquiridos e aprimorando, por meio da aproximação profissional, articulada à inovação, às vivências inerentes ao campo de formação. Os projetos e/ou atividades são contemplados nos Planos de Ensino-Aprendizagem e são construídos pelos acadêmicos, orientados pelos professores.

FISUL Comunidade 2023 

Direitos Humanos

Os Direitos Humanos se constituem num espaço interdisciplinar de educação em direitos humanos, no qual a FISUL empenha-se em proporcionar uma formação plena a seus acadêmicos, para que tenham condições de avançar na construção de critérios éticos que lhes permitam valorar a justiça e o respeito aos direitos humanos, na sociedade em que vivem. Discussões e reflexões permanentes perpassam o ambiente institucional, cujo ponto alto é a “Semana dos Direitos Humanos”, evento anual aberto à participação geral, que desde 2010 tem se proposto a manter a comunidade interna e externa atenta à problemática. Nesse propósito trabalha-se para que, a comunidade como um todo, compreenda o real sentido dos direitos humanos e que, em especial os acadêmicos, futuros profissionais, agreguem à sua formação uma forte consciência cidadã.

FISUL Personalidades 

O Programa FISUL Personalidades se constitui num espaço de discussão e reflexão sobre temas contemporâneos, nas diferentes áreas do conhecimento, na diversidade das ideias, teorias e pensamentos. Articulado com as políticas institucionais voltadas a oportunidades de aprendizagem e tendo em vista as características locais e regionais, tem por objetivo contribuir para a formação da consciência crítica dos acadêmicos, promovendo a aproximação com os sujeitos externos, com personalidades de renome estadual e nacional, cuja expressão no mundo do trabalho seja inegável, ante a posição conquistada, quer no aspecto profissional quer no aspecto organizacional.

Cine FISUL 

O Cine FISUL é um espaço compartilhado com o Programa Leitura do Semestre e visa instrumentalizar o acadêmico metodologicamente para uma interpretação crítica de episódios produzidos no cinema, com vistas à autonomia intelectual. Na articulação entre o conteúdo dos textos da Leitura do Semestre e o caráter dinâmico e inventivo da linguagem do cinema, pretende-se proporcionar aos estudantes múltiplas abordagens de conhecimento de mundo. Entende-se que como arte do movimento, o cinema reúne ficção e realidade em diferentes perspectivas e dinamismo que, articulado à leitura, motiva o acadêmico a exercitar a capacidade de interpretação e de compreensão das transformações das relações humanas contemporâneas.

Fórum de Iniciação Científica - FIC

O Fórum de Iniciação Científica (FIC) é um evento destinado à socialização das propostas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dos acadêmicos dos cursos de bacharelado, que visa qualificar a aprendizagem. Nesse espaço os projetos são apresentados aos orientadores, professores e estudantes que, na troca de conhecimentos e de experiências, poderão sugerir ajustes, no intuito de qualificá-los. Também é franqueada e estimulada a participação de acadêmicos interessados em conhecer os trabalhos e em se familiarizarem com o formato do evento.

TCC na Comunidade

O Programa TCC na Comunidade tem por objetivo articular o conhecimento produzido no âmbito dos cursos de bacharelado com a comunidade local e regional, identificando sua pertinência e acolhendo novos saberes e práticas derivadas desta relação. Espera-se que estes momentos se tornem mais plurais, possibilitando que outros saberes sejam reconhecidos como legítimos, criando, desta forma, novos espaços para a discussão da própria experiência científica, fomentando o desenvolvimento socioeconômico e educacional da região. Esse espaço pode contribuir para que a FISUL se aproxime das comunidades, qualificando sua inserção social e cumprindo sua missão de responsabilidade social.

Escola de Formação Docente 

A formação continuada do corpo docente da FISUL compreende os espaços da Escola de Formação Docente, do Fórum de Orientadores e do conjunto de professores nas Reuniões Gerais. Visa manter os docentes conectados em ações coletivas e solidárias para que, através da socialização de experiências e de aprendizagens na docência, coloquem em movimento os saberes necessários para o processo de ensino e aprendizagem. A Formação Continuada tem por objetivos: (1) capacitar os docentes para articular os saberes técnicos aos saberes pedagógicos, através de uma reflexão crítica sobre si, sua formação e sua prática; (2) reforçar nos docentes o compromisso com a aprendizagem discente; (3) levar os docentes a um processo contínuo de reflexão para, individual e coletivamente, através de saberes e fazeres, construir a identidade educativa da FISUL. 

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