Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Leitura do Semestre

A Leitura do Semestre (LS) foi criado a partir de discussões levantadas na Escola Docente da FISUL, eis que seus integrantes perceberam que os acadêmicos, de modo geral, demonstravam dificuldades de compreensão e interpretação daquilo que liam. Assim, a LS foi pensada para ser uma tentativa de sanar esta deficiência e passou a constituir conteúdo curricular de todos os cursos da FISUL. Deste modo, a LS busca incentivar a leitura e a interpretação de obras clássicas e contemporâneas, incentivando a leitura crítica como elemento fundante da autonomia intelectual, articuladas à formação profissional e pessoal dos acadêmicos. É um programa vinculado aos Planos de Ensino Aprendizagem de todos os componentes curriculares e integra a composição dos seus graus avaliativos, em todos os cursos de graduação da FISUL.

São ainda objetivos da LS:

  1. desenvolver a consciência crítica dos acadêmicos;
  2. proporcionar o desenvolvimento da habilidade de análise e síntese;
  3. ampliar o acesso às normas da língua vernácula;
  4. estimular a habilidade de interpretação crítica;
  5. aperfeiçoar a habilidade da escrita.

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!

Formação Continuada

A Formação Continuada da FISUL, voltada ao corpo docente, compreende os espaços de Escola de Formação Docente, de Fórum de Orientadores e de Reuniões Gerais de Professores. Visa manter os professores conectados em ações coletivas e solidárias para que, através da socialização de experiências e de aprendizagens na docência, coloquem em movimento os saberes necessários para o processo de ensino e aprendizagem.

Desse modo a Formação Continuada tem por objetivos: (1) capacitar os docentes para articular os saberes técnicos aos saberes pedagógicos, através de uma reflexão crítica sobre si, sua formação e sua prática; (2) reforçar nos docentes o compromisso com a aprendizagem discente; (3) levar os docentes a um processo contínuo de reflexão para, individual e coletivamente, através de saberes e fazeres, construir a identidade educativa da FISUL.

 


Acompanhamento de Egressos

O Programa de Acompanhamento de Egressos da FISUL busca, através da coleta de dados, conhecer a percepção dos egressos acerca da formação acadêmica recebida. Comprometida em oferecer uma educação de qualidade, a tarefa da FISUL não se resume apenas ao compromisso com o conhecimento, embora este seja essencial para a sociedade. É preciso também desenvolver nos acadêmicos o espírito crítico e reflexivo para que, no futuro exercício profissional, eles possam discernir sobre o que é relevante agregar ao constante processo de transformação da sociedade.

O Programa também busca monitorar a efetiva inserção dos egressos no mercado de trabalho, quer como colaboradores, quer como empresários. Ademais, o Programa objetiva conhecer esta realidade para, a partir dela, reorientar e/ou aprimorar as diferentes ações institucionais, tanto no que condiz ao ensino e à estrutura curricular quanto em relação às práticas na área da extensão, pós-graduação, e demais atividades da instituição.


Direitos Humanos

Os Direitos Humanos na FISUL se constituem em um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão permanente de luta pela sua efetivação. O ponto alto deste espaço contempla a “Semana dos Direitos Humanos”, evento anual que também possibilita Formação de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos. Aberto à participação geral, desde 2010 o evento vem se propondo a aprofundar discussões não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade como um todo. Painéis, debates, palestras e exposições sobre questões agrárias, de trabalho escravo, de direitos dos povos indígenas, das desigualdades de gênero, de violência policial, de direito à memória, das migrações, imigrações e emigrações, dentre outras temáticas, são os meios pelos quais a FISUL trata da violação dos Direito Humanos.

Na dimensão dos Direitos Humanos, saliente-se, se assenta a concepção do Curso de Direito da FISUL, que além de formar profissionais com sólidos conhecimentos jurídicos, também propõe uma formação qualificada em Direitos Humanos.


Nivelamento

As atividades de Nivelamento integram as políticas de acolhimento, apoio e permanência do discente da FISUL. Destinam-se aos alunos ingressantes dos cursos de graduação e buscam sanar as deficiências de conhecimentos principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, por considerar estas disciplinas básicas para a construção do conhecimento.

O Nivelamento é aberto a todos, ofertado em todos os semestres e sem custos aos estudantes.


Acadêmico Por Um Dia

O Programa Acadêmico por Um Dia se destina a oferecer, aos estudantes do ensino médio de Garibaldi e região, um espaço que os auxilie a definirem seu futuro profissional, por meio das oportunidades de formação oferecidas pelos cursos da FISUL. 

Ao final de cada ano letivo são convidados estudantes das escolas de ensino médio para que conheçam in loco a estrutura da FISUL. Na oportunidade são oferecidas oficinas, palestras, visitas guiadas, dentre outras atividades, nos mesmos turnos nos quais os estudantes estariam nas escolas.   


TCC na Comunidade

O Programa TCC na Comunidade tem por objetivo articular o conhecimento produzido no âmbito dos cursos de bacharelado da FISUL com a comunidade local e regional, identificando sua pertinência e acolhendo novos saberes e práticas derivadas desta relação.

Desta forma espera-se que estes momentos se tornem mais plurais, possibilitando que outros saberes sejam reconhecidos como legítimos, criando, desta forma, novos espaços para a discussão da própria experiência científica. Ademais, nesta perspectiva, o espaço dedicado ao TCC pode contribuir para que a FISUL esteja cada vez mais próxima e atuante nas comunidades, ampliando qualitativamente o seu processo de inserção social.

 

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?