Ti tazi senpre te parli mai! Rio Grande do Sul: italianos e estrangeiros na Era Vargas será tem na Semana dos Direitos Humanos

Faculdade FISUL 21/10/201917:50 #IX Semana dos Direitos Humanos da FISUL
Dentro da programação da IX Semana dos Direitos Humanos da FISUL, que acontecerá de 28 de outubro a 1 º de novembro.

Dentro da programação da IX Semana dos Direitos Humanos da FISUL, que acontecerá de 28 de outubro a 1 º de novembro, a pesquisadora ítalo-brasileira Catia Dal Molin autora do documentário intitulado “Ti tazi senpre te parli mai”, fará uma participação com palestra sobre a história desconhecida dos acontecimentos da era Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial. A autora publicou um livro documentário, produto da pesquisa, em versão bilíngue talian/italiano, pela Universidade Federal de Santa Maria.

A palestra ocorrerá na segunda-feira, dia 28, às 19h, no auditório da FISUL. A entrada é franca e aberta à comunidade.

Sobre a autora:

Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Há 12 anos mora na cidade de Castelfranco, Vêneto, Itália e faz parte do grupo “Le Arti per via”, de Bassano del Grappa.  Foi professora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UFSM.  Entre outros participou com um texto do livro Merica Merica Merica basta de miséria, do jornalista Franco Rebellato, publicado na Itália. Faz parte do projeto de pesquisa “Deslocamentos, estratégias de acomodação e redes sociais entre as famílias camponesas: Itália e Brasil, século XIX e XX”, da Unisinos, sob a coordenação da Profª. Dra. Maíra Ines Vendrame.

Autora dos livros e produtora dos documentários:

2004 - Senza Ritorno: e emigração italiana no Brasil.

2007- Mordaça Verde e Amarela: imigrantes e descendentes no Estado Novo (livro e documentário).

2018 - Ti tasi sempre, te parli mai publicado na Itália, na cidade de Bassano del Grappa pela Editrice Artistica Bassano (livro e documentário).

2018- Ti tazi senpre, te parli mai (na versão bilíngue talian/italiano).