Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

TCC NOTA 10: Contabilidade de Custos: Uma Ferramenta para Gestão Empresarial

Marlene Nichel 09/07/201821:23 #TCC#TCC Nota 10#Ciências Contábeis
Débora Docena pesquisou a contabilidade de custos nas pequenas e médias empresas


Apaixonada por custos, Débora Docena percebeu muito cedo que esta área é uma fragilidade em muitas empresas, especialmente nas menores. Contabilidade de Custos: Uma Ferramenta para Gestão Empresarial foi o tema de seu TCC, cujo orientador, professor Marcelo Vizotto, ela escolheu três semestres antes de se matricular na disciplina. Débora elaborou um questionário com base em três outros artigos e submeteu aos responsáveis pelas finanças de doze empresas de pequeno e médio porte. Desta forma, conseguiu entender como os custos são gerenciados nestas empresas. “O professor Marcelo sempre dizia que eu devia estudar mais e escrever melhor. Ele nunca me deixava relaxar. Graças a ele eu me empenhei ainda mais”.

Débora tem um temperamento ansioso e perfeccionista, por isso desde que entrou no curso de Ciências Contábeis, já pensava no seu TCC. Pelo mesmo motivo, fez o TCC mesmo faltando quatro disciplinas para concluir a graduação: “Tinha medo do TCC, porque todo mundo falava que era um "bicho de 7 cabeças", mas meu irmão, técnico em eletroeletrônica, me sugeriu escolher um assunto que eu gostasse, assim seria muito mais fácil fazê-lo. Hoje sei que a escolha do tema e a dedicação são suficientes para que o resultado seja positivo”.

Durante um ano, Débora abandonou as baladas e a diversão e diminuiu bastante o convívio com a família, que mora em Boa Vista do Sul. “Além de trabalhar em um escritório de Contabilidade e de cursar as disciplinas na faculdade, meu tempo livre foi dedicado ao TCC”. Débora conta que foi preparada para a exclusividade ao TCC pelo professor Arlei, ainda no Estágio I: “ele recomendou que mantivéssemos os nossos namorados, pois a partir daquele momento não sobraria muito tempo para iniciarmos novas relações”, conta sorrindo.

De tão ansiosa, perdeu o sono quando a banca foi designada e torcia para que a sua fosse a primeira banca do dia, desta forma poderia encerrar logo aquela etapa. E, para contrariar, a banca da Débora foi a última, mas felizmente foi marcada para o primeiro dia.

Ainda eufórica pelo resultado alcançado, Débora conta que a família foi assistir à sua apresentação. Gustavo, seu irmão de 11 anos, chorou ao ouvir os questionamentos da banca: “eles estão brigando com a mana, mãe?”. A surpresa foi grande quando ela recebeu a nota máxima: 10!

Mesmo não tendo concluído o curso,Débora já pensa na formatura solene. E, claro, quer fazer uma pós-graduação para continuar se aperfeiçoando!

Parabéns, Débora!

 

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

12/06/2019 20:04

Curso de Ciências Contábeis da FISUL é avaliado pelo MEC com nota 4,21

Resultado coloca o curso entre os melhores do país

Faculdade FISUL

01/08/2018 19:01

TCC NOTA 10: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE

Camila Cortese, acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da FISUL, conquistou o TCC Nota 10, um ano antes de finalizar a graduação.

Kelem Oliveira

06/07/2018 18:27

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS FRAUDES NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Daiane escolheu estudar as fraudes nas empresas brasileiras: deu TCC NOTA 10!

Marlene Nichel

02/07/2018 19:13

Roberta pesquisou o nível de governança nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros

Veja só o que esta acadêmica teve que superar para chegar ao TCC NOTA 10

Faculdade FISUL

28/06/2018 19:50

Cristina pesquisou sobre Cisão, Fusão e Incorporação: Aspectos Contábeis e Fiscais nas Reorganizações Societárias

#TCCNOTA10 EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Veja o que a Cristina conta sobre o risco que correu!

Faculdade Fisul

11/12/2017 14:27

#PORQUEEUSOUFISUL: o Felipe está recém concluindo o Ensino Médio, mas já agilizou seu futuro!

Incentivado pela família, ele decidiu fazer o curso de Ciências Contábeis na FISUL. Confira!

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques

01/12/2017 14:57

#TCCNOTA10: Angela analisou as novas regras da auditoria independente

Veja o que a acadêmica de Ciências Contábeis da FISUL conta sobre este desafio!

Simone Marques

10/07/2017 20:59

#TCCNOTA10: Dalvana pesquisou sobre alterações no ICMS em vinhos e espumantes do RS

Orientada pelo professor Roberto Lago, acadêmica de Ciências Contábeis tirou a nota máxima. Confira aqui!

Simone Marques

31/05/2017 17:29

Crise e Desoneração da Folha de Pagamento são temas de palestra na FISUL

Evento do CRCRS reuniu profissionais e acadêmicos para debater o impacto do aumento de impostos.

Simone Marques

Últimas Notícias

08/11/2019 14:51

Entenda o Financiamento Estudantil da FISUL

O financiamento estudantil CredIES da FISUL permite que você estude sem comprometer a renda e possa concluir sua graduação tranquilamente.

Faculdade FISUL

31/10/2019 15:56

Projetos de intervenção social beneficiam quatro municípios

As ações foram desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina de Gestão de Projetos, da FISUL

Faculdade FISUL

25/10/2019 17:30

FISUL entre as empresas que mais arrecadam em Garibaldi

A FISUL recebeu homenagem da Administração Municipal, em reconhecimento por sua contribuição com o desenvolvimento do município, através da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), em 2018.

Faculdade FISUL

23/10/2019 20:48

FISUL oficializa programação da IX Semana de Direitos Humanos

Semana de 2019 tem sua programação oficializada e contará com diversas atividades que se estenderão de 28 de outubro a 1º de novembro.

Faculdade FISUL

23/10/2019 16:19

Acesse online os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos da FISUL

Você também pode acessá-los na Biblioteca da FISUL.

Faculdade FISUL

21/10/2019 17:50

Ti tazi senpre te parli mai! Rio Grande do Sul: italianos e estrangeiros na Era Vargas será tem na Semana dos Direitos Humanos

Dentro da programação da IX Semana dos Direitos Humanos da FISUL, que acontecerá de 28 de outubro a 1 º de novembro.

Faculdade FISUL

15/10/2019 20:56

A FISUL traz Google: Máquina de Vendas a Garibaldi

A Faculdade FISUL, em parceira com a Agência Vizz, realiza no dia 1º de novembro, o treinamento “Google: Máquina de Vendas”.

Faculdade FISUL

04/10/2019 18:46

Fenachamp 2019 é aberta oficialmente

A FISUL está presente na 16ª edição da festa com um stande no Pavilhão A

Faculdade FISUL

01/10/2019 19:53

FISUL abre as portas para o Acadêmico Por Um Dia

O evento é destinado a estudantes do ensino médio e demais interessados em conhecer a FISUL

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!