Vestibular de Inverno Agendado - 2020

TCC NOTA 10: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE

Kelem Oliveira 01/08/201819:01 #TCC#TCC Nota 10#Ciências Contábeis
Camila Cortese, acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da FISUL, conquistou o TCC Nota 10, um ano antes de finalizar a graduação.

Determinada, Camila Cortese cursou os dois estágios, o Projeto de TCC e o TCC faltando seis disciplinas para concluir a graduação.

Quem fecha a série dos TCCs nota 10 deste semestre é a acadêmica Camila Cortese. Ela começou a sua caminhada quase três anos antes de concluir a graduação, no Estágio II, quando analisou mais de 1700 artigos sobre auditoria publicados nos periódicos CRC-SP, CRC-RS e Revista Brasileira de Contabilidade. Conforme Camila a pesquisa teve como finalidade revelar os temas abordados pelas revistas do segmento contábil e identificar o percentual de artigos direcionados para o meio acadêmico. “Queria identificar se há uma tendência de publicação para determinada área da contabilidade e também conhecer a classificação por temática, identificação e perfil dos autores e, por fim, identificar se as publicações estudadas abordam áreas que fazem parte da grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade FISUL”, explica Camila.

Após análise, a Acadêmica, concluiu que a maioria dos artigos sobre auditoria são publicados por contadores e não por docentes de instituições de ensino superior. Por fim, concluiu que os Conselhos Regionais de Contabilidade deveriam se aproximar dos acadêmicos, pois estes, em sua grande maioria, desconhecem as atribuições deste órgão profissional.

Camila realizou um trabalho gigantesco e surpreendente. No início do trabalho o orientador, professor Arlei Roberto Fredo, sugeriu que realizasse a pesquisa por amostragem, o que Camila discordou. Ela teve dúvidas sobre o período de tempo em que deveria realizar a análise e também sobre quais periódicos analisar. Camila também abriu mão das atividades de lazer e dos finais de semana para se dedicar à construção e organização dos dados do TCC. Mas nada disso foi empecilho para seu objetivo maior, que sempre foi tirar a nota máxima.

Ainda este ano Camila pretende publicar seu TCC na Revista Brasileira de Contabilidade, que é publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade. Uma verdadeira conquista: publicar numa grande revista, que foi objeto de sua pesquisa!

Parabéns Camila, você merece todo a nossa admiração!

VEJA AQUI OUTROS TCC NOTA 10:

TCC NOTA 10: Contabilidade de Custos: uma ferramenta para gestão empresarial

Roberta pesquisou o nível de governança nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros

#TCCNOTA10: Ângela analisou as novas regras da auditoria independente

Análise das características das fraudes nas empresas brasileiras