Semana Acadêmica 2018: empreendedorismo na conjuntura econômica atual e futura

Simone Marques 09/05/201817:51 #Semana Acadêmica#Empreendedorismo
Evento segue na noite desta quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da FISUL.

Semana Acadêmica 2018: empreendedorismo na conjuntura econômica atual e futura

Com o tema “Empreendedorismo”, a Semana Acadêmica começou com um panorama geral da economia brasileira. O professor Vanclei Zanin, da Pós-Graduação em Controladoria e Finanças da FISUL, fez uma ampla análise retrospectiva, com dados de contexto econômico e financeiro do Brasil e Rio Grande do Sul. Ele explicou a influência da política brasileira nos desígnios econômicos nos últimos 10 anos. “Estamos saindo do meio de um tsunami de recessão e endividamento público, em um cenário de lenta recuperação da economia até 2020 ou 2021”.

Para finalizar a sua palestra, o professor Vanclei trouxe a turma de acadêmicos da pós-graduação para apresentar os trabalhos de pesquisa realizados na disciplina Ambiente de Negócios - Cenários Econômicos. Eles concluíram que no momento atual há muitas incertezas para a projeção de cenários otimistas.

Cláudio Peiter, representante do SEBRAE/RS, falou sobre a importância das micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento econômico e da necessidade de o setor público se tornar um parceiro dos empreendedores. “É preciso facilitar a abertura de novos empreendimentos e apoiar iniciativas de articulações e parcerias, no sentido de capacitar esses agentes, assim como ampliar oportunidades de mercado”, destacou. Ele também apresentou os serviços prestados pelo SEBRAE, através de vários programas, e focou nas atividades desenvolvidas em Garibaldi.

A advogada Camile Pasquali chamou a atenção para a necessidade das organizações se prepararem em relação à nova legislação, que responsabiliza as empresas por questões de comportamento ético na relação com o setor público, com os seus colaboradores e clientes. “É necessário criar o setor de compliance, a fim de evitar passivos por demandas judiciais relacionadas à questões de comportamento ético”, alertou a advogada.

Para o diretor Acadêmico da FISUL, Roberto Macagnan, a realização de uma Semana Acadêmica dedicada ao empreendedorismo neste ano de 2018 é extremamente importante, sobretudo no contexto econômico de incertezas: “Enquanto instituição de ensino superior, a FISUL tem a responsabilidade de contribuir para fomentar o empreendedorismo entre os seus acadêmicos, despertando neles uma visão sistêmica para que, desde já, saibam se direcionar profissionalmente nos próximos anos”.

O evento segue nesta quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da FISUL, com a apresentação dos projetos e casos concretos de empreendedorismo dos acadêmicos da FISUL. A entrada é gratuita.