Vestibular de Inverno Agendado - 2020

Segredos Revelados: A dupla do dia 07 de junho: Mônica & Vanessa!

Simone Marques 06/06/201822:07 #Aniversários#Mônica cichelero#Vanessa Reichert
A FISUL homenageia as professoras aniversariantes e conta curiosidades sobre cada uma delas!

Elas nasceram no mesmo dia e têm algumas características similares, outras distintas. Neste 07 de junho, a FISUL faz dupla homenagem às aniversariantes Mônica Cichelero, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e Vanessa Reichert, professora do curso de Direito. Conheça as preferências e o que cada uma delas conta sobre sua vida em nossa série “Segredos Revelados”:

MÔNICA CICHELERO: “Para onde vão as moscas no inverno?” – conheça as histórias que marcam a trajetória da professora de Ciências Contábeis!

Ela “cansou” de viajar e se tornou professora graças a uma recordação que permaneceu por anos em seu coração: o incentivo de seu ex-coordenador da graduação.

Como é definida a data do feriado de Carnaval? Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Por que os dias da semana terminam na palavra “feira”? “Estas e outras questões que afetam muito a vida gente me atiçam a curiosidade”, ironiza a professora Mônica.

Ela também é consumidora em massa de biografias. “De qualquer pessoa, não tenho preferência”, conta, lembrando-se de uma história de vida em particular que a surpreendeu profundamente: a biografia de André Agassi, ex-tenista americano, considerado um dos melhores de todos os tempos, juntamente com Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Mas não foi nada disso que causou surpresa na Mônica.

“Ele infringia regras, usava tranças e roupas coloridas (em vez do clássico branco do tênis). Ao ler a biografia dele, constatei que estava errada quanto a esta imagem de rebelde; na verdade, era e sempre foi um batalhador e passou por momentos bem difíceis em sua vida”.

A carreira da professora também é surpreendente. Natural de Carlos Barbosa, ela passou a trabalhar na área de auditoria aos 20 anos de idade, residindo em Porto Alegre e São Paulo. “Cansei de viajar e fui para uma multinacional, atuar em inteligência de negócios. Mas havia uma semente plantada na graduação, ainda em 1994, pelo meu coordenador na UFRGS, e então resolvi fazer o mestrado. Comecei a “ser professora” somente em 2012 na FISUL”, revela.

Apesar de não ser uma metódica radical, a Mônica adora planejar sua vida.
Tanto que, em 2009, quando ainda vivia entre viagens, decidiu que queria ver as Olimpíadas no Rio de Janeiro – em 2016. Agendou-se e foi. “Não tenho um cronograma, apenas vou atrás do que quero e me planejo para isso”, diz. Desta época da ponte-aérea, cultiva ainda muitas amizades do Brasil e exterior que ela faz questão de encontrar até três vezes por ano, em Porto Alegre.

Com dois filhos, a vida da professora da FISUL está agora mais voltada para curtir atividades em família: “Quero aproveitar este momento para me dedicar a investir tempo em nossas vidas”.

Mônica ganhou o mundo muito cedo, mas escolheu voltar às suas origens. Em todas as atividades em que ela se envolve, dedica muita paixão. Além da docência e da coordenação do curso de Ciência Contábeis na FISUL ela também possui uma veia empreendedora, pois está à frente da Pousada Dona Luiza, que cuida com alto nível de competência. A gente sabe que ela é multitarefas e tem energia de sobra para fazer várias atividades, com foco, talento, criatividade e ainda estar próxima da família.

Vamos contar aqui um segredinho, mas a Mônica não pode saber:
Ela e a sua mãe produzem quase todas as delícias que são servidas na pousada, como geleias, bolos e outras tantas iguarias!

Longa vida às suas escolhas e parabéns pelo seu dia, Mônica!

VANESSA REICHERT: A ligação dela com a educação começou muito cedo, aos 4 anos!
Intensa, introspectiva, amorosa e racional: conheça um pouco dos mistérios da professora Vanessa!

Todo mundo acha que geminiano é expansivo, cheio de gracinhas! Pouca gente sabe, mas uma das coisas que geminianos não gostam é de falar de suas emoções. A geminiana Vanessa é do tipo introspectivo e racional; sorridente, discreta, misteriosa.

Ela conta aqui sobre o seu lado independente: “Me considero uma pessoa determinada e corajosa; vou em busca do que quero e gosto. Vivo intensamente cada dia, pois acredito que, de fato, a vida é pra ser vivida e não devemos postergar aquilo que podemos fazer hoje”.

Ao mesmo tempo, a Vanessa tem o seu lado apegado e doce junto com quem gosta. "Amo estar com meus familiares, apreciar boas comidas, beber um bom vinho ou espumante e dar boas risadas com eles. Nasci e sempre morei em Salvador do Sul, então sou muito família”, declara a professora.

Falando em ensinar, a ligação da Vanessa com o mundo da educação começou muito cedo! Ela recorda este episódio aqui para a gente:

“Quando eu tinha 4 anos de idade fiz um anúncio publicitário para o Shopping Iguatemi na TV. O grupo selecionado de crianças convocava os alunos, na escadaria do Colégio Rosário, em Porto Alegre, para a volta às aulas!” E o que a Vanessa fez com o cachê da peça publicitária? Realizou o desejo de comprar duas Barbies – aliás, comprar sempre em dupla ou ficar indeciso e levar duas coisas do mesmo tipo, eis aí uma coisa bem geminiana.

Se há o momento de desfrutar da vida com amigos e familiares, tem também a hora de largar a serra gaúcha e partir para uma viagem: “Uma das coisas que eu mais amo é viajar. Romper o habitual, conhecer novos cenários, novas culturas, novas histórias. Creio que conhecendo mais o mundo e suas diferenças, nos tornamos pessoas melhores, mais tolerantes e humildes. Numa viagem, você aprende, você muda de perspectiva e se renova”.

Que sempre haja muita intensidade em sua vida e parabéns pelo seu dia, professora Vanessa!