Segredos Revelados: A dupla do dia 07 de junho: Mônica & Vanessa!

Simone Marques 06/06/201822:07 #Aniversários#Mônica cichelero#Vanessa Reichert
A FISUL homenageia as professoras aniversariantes e conta curiosidades sobre cada uma delas!


Elas nasceram no mesmo dia e têm algumas características similares, outras distintas. Neste 07 de junho, a FISUL faz dupla homenagem às aniversariantes Mônica Cichelero, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e Vanessa Reichert, professora do curso de Direito. Conheça as preferências e o que cada uma delas conta sobre sua vida em nossa série “Segredos Revelados”:

MÔNICA CICHELERO: “Para onde vão as moscas no inverno?” – conheça as histórias que marcam a trajetória da professora de Ciências Contábeis!

Ela “cansou” de viajar e se tornou professora graças a uma recordação que permaneceu por anos em seu coração: o incentivo de seu ex-coordenador da graduação.

Como é definida a data do feriado de Carnaval? Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Por que os dias da semana terminam na palavra “feira”? “Estas e outras questões que afetam muito a vida gente me atiçam a curiosidade”, ironiza a professora Mônica.

Ela também é consumidora em massa de biografias. “De qualquer pessoa, não tenho preferência”, conta, lembrando-se de uma história de vida em particular que a surpreendeu profundamente: a biografia de André Agassi, ex-tenista americano, considerado um dos melhores de todos os tempos, juntamente com Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Mas não foi nada disso que causou surpresa na Mônica.

“Ele infringia regras, usava tranças e roupas coloridas (em vez do clássico branco do tênis). Ao ler a biografia dele, constatei que estava errada quanto a esta imagem de rebelde; na verdade, era e sempre foi um batalhador e passou por momentos bem difíceis em sua vida”.

A carreira da professora também é surpreendente. Natural de Carlos Barbosa, ela passou a trabalhar na área de auditoria aos 20 anos de idade, residindo em Porto Alegre e São Paulo. “Cansei de viajar e fui para uma multinacional, atuar em inteligência de negócios. Mas havia uma semente plantada na graduação, ainda em 1994, pelo meu coordenador na UFRGS, e então resolvi fazer o mestrado. Comecei a “ser professora” somente em 2012 na FISUL”, revela.

Apesar de não ser uma metódica radical, a Mônica adora planejar sua vida.
Tanto que, em 2009, quando ainda vivia entre viagens, decidiu que queria ver as Olimpíadas no Rio de Janeiro – em 2016. Agendou-se e foi. “Não tenho um cronograma, apenas vou atrás do que quero e me planejo para isso”, diz. Desta época da ponte-aérea, cultiva ainda muitas amizades do Brasil e exterior que ela faz questão de encontrar até três vezes por ano, em Porto Alegre.

Com dois filhos, a vida da professora da FISUL está agora mais voltada para curtir atividades em família: “Quero aproveitar este momento para me dedicar a investir tempo em nossas vidas”.

Mônica ganhou o mundo muito cedo, mas escolheu voltar às suas origens. Em todas as atividades em que ela se envolve, dedica muita paixão. Além da docência e da coordenação do curso de Ciência Contábeis na FISUL ela também possui uma veia empreendedora, pois está à frente da Pousada Dona Luiza, que cuida com alto nível de competência. A gente sabe que ela é multitarefas e tem energia de sobra para fazer várias atividades, com foco, talento, criatividade e ainda estar próxima da família.

Vamos contar aqui um segredinho, mas a Mônica não pode saber:
Ela e a sua mãe produzem quase todas as delícias que são servidas na pousada, como geleias, bolos e outras tantas iguarias!

Longa vida às suas escolhas e parabéns pelo seu dia, Mônica!

VANESSA REICHERT: A ligação dela com a educação começou muito cedo, aos 4 anos!
Intensa, introspectiva, amorosa e racional: conheça um pouco dos mistérios da professora Vanessa!

Todo mundo acha que geminiano é expansivo, cheio de gracinhas! Pouca gente sabe, mas uma das coisas que geminianos não gostam é de falar de suas emoções. A geminiana Vanessa é do tipo introspectivo e racional; sorridente, discreta, misteriosa.

Ela conta aqui sobre o seu lado independente: “Me considero uma pessoa determinada e corajosa; vou em busca do que quero e gosto. Vivo intensamente cada dia, pois acredito que, de fato, a vida é pra ser vivida e não devemos postergar aquilo que podemos fazer hoje”.

Ao mesmo tempo, a Vanessa tem o seu lado apegado e doce junto com quem gosta. "Amo estar com meus familiares, apreciar boas comidas, beber um bom vinho ou espumante e dar boas risadas com eles. Nasci e sempre morei em Salvador do Sul, então sou muito família”, declara a professora.

Falando em ensinar, a ligação da Vanessa com o mundo da educação começou muito cedo! Ela recorda este episódio aqui para a gente:

“Quando eu tinha 4 anos de idade fiz um anúncio publicitário para o Shopping Iguatemi na TV. O grupo selecionado de crianças convocava os alunos, na escadaria do Colégio Rosário, em Porto Alegre, para a volta às aulas!” E o que a Vanessa fez com o cachê da peça publicitária? Realizou o desejo de comprar duas Barbies – aliás, comprar sempre em dupla ou ficar indeciso e levar duas coisas do mesmo tipo, eis aí uma coisa bem geminiana.

Se há o momento de desfrutar da vida com amigos e familiares, tem também a hora de largar a serra gaúcha e partir para uma viagem: “Uma das coisas que eu mais amo é viajar. Romper o habitual, conhecer novos cenários, novas culturas, novas histórias. Creio que conhecendo mais o mundo e suas diferenças, nos tornamos pessoas melhores, mais tolerantes e humildes. Numa viagem, você aprende, você muda de perspectiva e se renova”.

Que sempre haja muita intensidade em sua vida e parabéns pelo seu dia, professora Vanessa!

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Últimas Notícias

01/10/2020 17:39

Aulas do MBA para o Setor Elétrico iniciaram nesta quarta-feira

No primeiro encontro, alunos de onze estados brasileiros foram recebidos pelo coordenador do curso, Franklin Miguel

Faculdade FISUL

01/10/2020 15:15

Iniciam as aulas da segunda turma da pós em Controladoria e Finanças

As organizações vêm sendo impactadas pela pandemia, o que as obriga a qualificar seus processos de gestão

Faculdade FISUL

19/09/2020 16:10

FISUL retoma as aulas presenciais na segunda-feira

Faculdade seguirá rígidos protocolos para garantir a segurança da saúde dos estudantes

faculdade Fisul

09/09/2020 15:29

Faculdade FISUL realiza a I Jornada de Direito

O evento reunirá juristas para debater três importantes temas: relação entre processo e ideologia, o comentado pacote anticrime e mecanismos para o enfrentamento da crise.

faculdade Fisul

13/08/2020 16:58

FISUL oferta MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico com aulas remotas

A FISUL lança o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico e amplia sua área de atuação.

admin

12/08/2020 18:41

FISUL lança curso 100% remoto para profissionais liberais

Conectada com o desenvolvimento, a FISUL amplia sua área de atuação e lança o curso de extensão em Gestão e Investimentos para Profissionais Liberais, com aulas 100% remotas.

admin

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!