Faça sua TRANSFERÊNCIA para a FISUL!

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Segredos Revelados: A dupla do dia 07 de junho: Mônica & Vanessa!

Simone Marques 06/06/201822:07 #Aniversários#Mônica cichelero#Vanessa Reichert
A FISUL homenageia as professoras aniversariantes e conta curiosidades sobre cada uma delas!


Elas nasceram no mesmo dia e têm algumas características similares, outras distintas. Neste 07 de junho, a FISUL faz dupla homenagem às aniversariantes Mônica Cichelero, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e Vanessa Reichert, professora do curso de Direito. Conheça as preferências e o que cada uma delas conta sobre sua vida em nossa série “Segredos Revelados”:

MÔNICA CICHELERO: “Para onde vão as moscas no inverno?” – conheça as histórias que marcam a trajetória da professora de Ciências Contábeis!

Ela “cansou” de viajar e se tornou professora graças a uma recordação que permaneceu por anos em seu coração: o incentivo de seu ex-coordenador da graduação.

Como é definida a data do feriado de Carnaval? Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Por que os dias da semana terminam na palavra “feira”? “Estas e outras questões que afetam muito a vida gente me atiçam a curiosidade”, ironiza a professora Mônica.

Ela também é consumidora em massa de biografias. “De qualquer pessoa, não tenho preferência”, conta, lembrando-se de uma história de vida em particular que a surpreendeu profundamente: a biografia de André Agassi, ex-tenista americano, considerado um dos melhores de todos os tempos, juntamente com Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Mas não foi nada disso que causou surpresa na Mônica.

“Ele infringia regras, usava tranças e roupas coloridas (em vez do clássico branco do tênis). Ao ler a biografia dele, constatei que estava errada quanto a esta imagem de rebelde; na verdade, era e sempre foi um batalhador e passou por momentos bem difíceis em sua vida”.

A carreira da professora também é surpreendente. Natural de Carlos Barbosa, ela passou a trabalhar na área de auditoria aos 20 anos de idade, residindo em Porto Alegre e São Paulo. “Cansei de viajar e fui para uma multinacional, atuar em inteligência de negócios. Mas havia uma semente plantada na graduação, ainda em 1994, pelo meu coordenador na UFRGS, e então resolvi fazer o mestrado. Comecei a “ser professora” somente em 2012 na FISUL”, revela.

Apesar de não ser uma metódica radical, a Mônica adora planejar sua vida.
Tanto que, em 2009, quando ainda vivia entre viagens, decidiu que queria ver as Olimpíadas no Rio de Janeiro – em 2016. Agendou-se e foi. “Não tenho um cronograma, apenas vou atrás do que quero e me planejo para isso”, diz. Desta época da ponte-aérea, cultiva ainda muitas amizades do Brasil e exterior que ela faz questão de encontrar até três vezes por ano, em Porto Alegre.

Com dois filhos, a vida da professora da FISUL está agora mais voltada para curtir atividades em família: “Quero aproveitar este momento para me dedicar a investir tempo em nossas vidas”.

Mônica ganhou o mundo muito cedo, mas escolheu voltar às suas origens. Em todas as atividades em que ela se envolve, dedica muita paixão. Além da docência e da coordenação do curso de Ciência Contábeis na FISUL ela também possui uma veia empreendedora, pois está à frente da Pousada Dona Luiza, que cuida com alto nível de competência. A gente sabe que ela é multitarefas e tem energia de sobra para fazer várias atividades, com foco, talento, criatividade e ainda estar próxima da família.

Vamos contar aqui um segredinho, mas a Mônica não pode saber:
Ela e a sua mãe produzem quase todas as delícias que são servidas na pousada, como geleias, bolos e outras tantas iguarias!

Longa vida às suas escolhas e parabéns pelo seu dia, Mônica!

VANESSA REICHERT: A ligação dela com a educação começou muito cedo, aos 4 anos!
Intensa, introspectiva, amorosa e racional: conheça um pouco dos mistérios da professora Vanessa!

Todo mundo acha que geminiano é expansivo, cheio de gracinhas! Pouca gente sabe, mas uma das coisas que geminianos não gostam é de falar de suas emoções. A geminiana Vanessa é do tipo introspectivo e racional; sorridente, discreta, misteriosa.

Ela conta aqui sobre o seu lado independente: “Me considero uma pessoa determinada e corajosa; vou em busca do que quero e gosto. Vivo intensamente cada dia, pois acredito que, de fato, a vida é pra ser vivida e não devemos postergar aquilo que podemos fazer hoje”.

Ao mesmo tempo, a Vanessa tem o seu lado apegado e doce junto com quem gosta. "Amo estar com meus familiares, apreciar boas comidas, beber um bom vinho ou espumante e dar boas risadas com eles. Nasci e sempre morei em Salvador do Sul, então sou muito família”, declara a professora.

Falando em ensinar, a ligação da Vanessa com o mundo da educação começou muito cedo! Ela recorda este episódio aqui para a gente:

“Quando eu tinha 4 anos de idade fiz um anúncio publicitário para o Shopping Iguatemi na TV. O grupo selecionado de crianças convocava os alunos, na escadaria do Colégio Rosário, em Porto Alegre, para a volta às aulas!” E o que a Vanessa fez com o cachê da peça publicitária? Realizou o desejo de comprar duas Barbies – aliás, comprar sempre em dupla ou ficar indeciso e levar duas coisas do mesmo tipo, eis aí uma coisa bem geminiana.

Se há o momento de desfrutar da vida com amigos e familiares, tem também a hora de largar a serra gaúcha e partir para uma viagem: “Uma das coisas que eu mais amo é viajar. Romper o habitual, conhecer novos cenários, novas culturas, novas histórias. Creio que conhecendo mais o mundo e suas diferenças, nos tornamos pessoas melhores, mais tolerantes e humildes. Numa viagem, você aprende, você muda de perspectiva e se renova”.

Que sempre haja muita intensidade em sua vida e parabéns pelo seu dia, professora Vanessa!

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Últimas Notícias

24/01/2020 20:03

FISUL de Garibaldi oferece Bolsa Transferência de 50%

Estudantes de outras instituições que se transferirem para a FISUL terão desconto de 50% nas mensalidades em todo o curso.

Faculdade FISUL

23/01/2020 19:47

Potencialize sua carreira, faça mais uma graduação na FISUL

Graduados pela FISUL têm bolsa de 50%. Graduados de outras IES têm bolsa de 30%.

Faculdade FISUL

11/12/2019 20:33

FISUL reúne Conselho Superior para encerrar 2019

Prestes a encerrar as atividades acadêmicas, a FISUL reuniu nesta terça-feira, 10, o Conselho Superior, para tratar das realizações levadas a efeito em 2019 e projetar 2020.

Faculdade FISUL

28/11/2019 13:44

FISUL conquista nota 5 no reconhecimento do curso de Direito

Uma comissão do Ministério da Educação auditou o curso e atribui a nota máxima

Faculdade FISUL

27/11/2019 16:59

Matemática Financeira: gerente da CEF fala sobre práticas bancárias

O encontro tratou da aplicabilidade da matemática nas operações bancárias.

Faculdade FISUL

26/11/2019 18:26

FISUL reestrutura os currículos dos cursos de gestão

Um das novidades é a inclusão do conteúdo de Estratégias Digitais. As mudanças passam a valer a partir de 2020

Faculdade FISUL

26/11/2019 14:28

FISUL projeta oferta de Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

A Faculdade protocolou junto ao Ministério da Educação o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, com vistas a obter a autorização para oferta, ampliando assim seu catálogo de cursos.

Faculdade FISUL

08/11/2019 14:51

Entenda o Financiamento Estudantil da FISUL

O financiamento estudantil CredIES da FISUL permite que você estude sem comprometer a renda e possa concluir sua graduação tranquilamente.

Faculdade FISUL

31/10/2019 15:56

Projetos de intervenção social beneficiam quatro municípios

As ações foram desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina de Gestão de Projetos, da FISUL

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!