Se liga no TCC! Saiba como a orientação pode auxiliar a vencer esta etapa

Simone Marques 19/10/201610:00 #TCC#Orientação#NAC#Dicas para o TCC
Veja também 5 dicas da FISUL para ajudar a acertar na construção do TCC.

Planejamento, pesquisa, redação, apresentação: chegou a hora de colocar a mão na massa e dar início ao Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC) ou ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A maioria dos estudantes teme esse momento, tão crucial para completar sua graduação.

Ciente da importância deste momento e da ansiedade gerada em muitos acadêmicos, a FISUL realizou o terceiro e último encontro do semestre para orientar seus acadêmicos de cursos de bacharelado nesta terça-feira, dia 18.

Durante a atividade, eles são instruídos na aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, sobretudo, orientados no processo de construção do saber. Tópicos como redação, temas, objetivos, além de referências bibliográficas são abordados durante o encontro, que é coordenado pelo professor Roberto Macagnan.

“Esses trabalhos têm duas dimensões: conteúdo e formatação. Não adianta ter um excelente conteúdo sem enquadrar o projeto ou TCC nas normas, e vice-versa”, explica o professor. Os pontos principais que embasam o projeto são a estrutura, o(s) tema(s) e o(s) objetivo(s).

E por que é tão importante fazer o TCC ou PTCC? “É neles que o acadêmico exercita habilidades e conhecimentos em sistematizar um tema, mediante o manuseio de teorias, metodologias, técnicas e dados da realidade. Não há necessidade de produzir conhecimento”, afirma o professor.

Então, como começar o TCC ou o projeto de TCC?

“Comece a escrever. É assim que as ideias começam a surgir. Sempre recomendo a meus orientandos que também leiam a obra Escrever é preciso: o princípio da pesquisa [LINK], de Mario Osorio Marques, que é uma espécie de passo a passo sobre como começar a escrever um trabalho de pesquisa.”

Veja aqui 5 dicas da FISUL para você se sair bem no TCC:

1.  Comece a escrever, não deixe para amanhã. Deixe as ideias fluírem. O importante, antes de tudo, é começar.

2.  Escolha temas relacionados aos conteúdos estudados durante o curso. Você vai ter mais facilidade em lidar com temas próximos de sua vivência, que sejam parte de sua realidade, da sua região, de seu dia a dia na comunidade ou no trabalho.

3.  A estrutura do seu projeto de TCC ou TCC é valiosa. Organize os capítulos de forma que cada um possa ser lido sozinho, mas que dê a visão do conjunto da pesquisa.

4. Travou? Inspire-se! Uma boa dica de leitura é a obra Escrever é preciso: o princípio da pesquisa, de Mário Osorio Marques (Ed. Unijuí). Na obra, o autor desmistifica as dificuldades de escrever, mostrando de forma fácil e divertida como enfrentar o PTCC ou TCC sem traumas. (O livro está disponível para download aqui).

5. Lembre-se do equilíbrio: os capítulos devem ser estruturados como se fossem autônomos, com vida própria, ou seja: apresentação, desenvolvimento e considerações finais. O número de páginas também deve ser mais ou menos o mesmo. Não faça um capítulo com 25 páginas e outro com cinco.

Dica extra: Faça primeiro um sumário com os objetivos. Cada objetivo deve ser contemplado com um capítulo específico. Isso facilita a organizar o raciocínio na hora de redigir.

E, sempre que tiver dúvidas, o acadêmico da FISUL sabe que pode contar com as informações do Núcleo de Atendimento Acadêmico (NAC), presencialmente e também pelo do e-mail: nac@fisul.edu.br.

Fonte: Professor Roberto Macagnan, coordenador do Núcleo de Atendimento ao Acadêmico (NAC) e Diretor Acadêmico da FISUL.