Se liga! 7 dicas salvadoras para aproveitar bem suas férias

Simone Marques 05/01/201716:23 #Férias#Dicas#Motivacional#Produtividade
Não deixe suas preciosas férias naufragarem! Você pode voltar às aulas e ao trabalho com a certeza do ter aproveitado o seu tempo livre!

Lembra do filme “O Náufrago”? Pois é, o ano passado deixou muita gente com cara de sobrevivente. E daí chegaram as férias, mas você estava exausto, sem dinheiro e adiou de novo aquela viagem dos sonhos. Não se preocupe, tem muitas coisas interessantes para fazer, mesmo sem viajar! Veja nossas 7 dicas salvadoras:

1. Organizar a saúde: É o momento de cuidar do seu bem-estar. Dar uma caminhada com calma, sozinho ou com os amigos, ou fazer algo que ajude a relaxar para voltar às aulas com as energias recarregadas, descansado e leve. Sabe aquelas consultas e exames adiados por falta de tempo durante o ano todo? Pois também é hora de colocar a saúde em dia e fazer os exames de rotina! Com o tempo livre, você pode fazer uma lista de exames e tentar agendar os mais importantes para fazer agora.

2. Organizar as finanças: A gente sempre diz que vai fazer uma planilha de controle de gastos, não é mesmo? Mas só de olhar o Excel dá um desânimo. Resultado: procrastinação, a inimiga número um de tudo o que é importante fazer. Que tal então aprender a usar um aplicativo de finanças pessoais? A nossa dica é o Guia Bolso (iOS e Android, grátis). É bem intuitivo e basta tirar um tempinho para baixar no celular e começar a usar. Se você prefere a planilha, vá em frente! Outra dica de ouro aqui é aprender a poupar parte de seus vencimentos para emergências, investimentos ou para ajudar a fazer uma viagem tão sonhada no ano que vem! Acredite: com disciplina você consegue juntar uma grana que vai fazer diferença no seu futuro.

3. Organizar a casa: Você tem deixado de lado alguns reparos e melhorias porque não tem tempo ao longo as atividades do ano? É hora de arrumar a casa para ter mais conforto! Aproveite para exercer o desapego: doe ou venda aquilo que vive dentro dos armários ocupando espaço sem uso.

4. Deixar o carro em dia: Você já fez revisão ou arrumou aqueles arranhões no seu carro? Agora é o momento para fazer vários orçamentos com calma e ficar de olho no conserto. Verifique os freios, o sistema de refrigeração, óleo, pneus. Sempre busque profissionais experientes para não ter prejuízos!

5. Rever amigos, curtir a família: Tem deixado de lado o papo com os amigos e só tem falado pelas redes sociais? Faça uma visita e abrace de verdade seus amigos, coloque a conversa em dia e mate as saudades de quem você gosta. Faça uma visita aos familiares, passe um dia inteiro com seus pais ou irmãos e sinta aquela sensação boa de estar com quem você ama. Gosta de cozinhar? Que tal você fazer uma comidinha para eles? O resultado não precisa ser de chef: é uma forma de carinho!

6. Em dia com a dieta e uma vida mais saudável: Oh, as dietas! Sempre adiadas, detestadas, são um fenômeno cíclico em nossa vida como os quilinhos a mais! Na falta de tempo, comemos errado e pagamos o preço depois. E depois das festas de fim de ano, quem não engorda? Tente equilibrar sua alimentação com um cardápio mais leve, saudável, desintoxicante. Lembre-se: perder peso não é sinônimo de saúde. É fundamental manter o corpo bem. O desafio é comer menos churrasco, açúcar e massas por um mês. Não sabe como? Inspire-se na dieta ayurvédica!

7. Mergulhe no conhecimento: Esta dica é como uma poupança. Você ocupa o tempo livre para aprender mais. Coloque a leitura em dia ou estude algo que possa ser útil na faculdade ou no trabalho. Escolha algo que você goste!  Sabe a lista de livros que ficou em algum lugar da agenda de 2015? Estruture esta lista por ordem de importância e passe à ação: reserve um tempo diário para estudar, ler ou assistir vídeos e filmes e liberte-se desta longa lista de espera.

Esperar mais tempo para fazer o que é mais valioso para você não adianta nada: é como jogar uma garrafa no mar. Ao manter certa disciplina e organização, você vai conseguir fazer o que é preciso e muito mais!

Então, não deixe suas preciosas férias naufragarem! Seguindo algumas destas dicas, você pode voltar à rotina com leveza, mais realizado e com a certeza do ter aproveitado o seu tempo livre.

Enfim, tenha boas e produtivas férias!

Gostou das dicas? Curta aqui no site e compartilhe no Facebook.