Vestibular Agendado - 2021

Saiba por que inovar é fundamental para você e seus negócios

Simone Marques 04/08/2017 14:00 #Notícias
Inovação é a arte de saber tomar decisões com bases precisas.

SAIBA POR QUE INOVAR É FUNDAMENTAL PARA VOCÊ E SEUS NEGÓCIOS

Você sabia que a inovação faz parte da história da humanidade? A invenção da roda e a descoberta do fogo, por exemplo, são inovações que fundamentaram e viabilizaram a nossa civilização. Mas por que e como inovar? O que se ganha com a inovação hoje?

A inovação é um conjunto de procedimentos e metodologias que permitem às empresas e aos empreendedores direcionarem os seus recursos com precisão. Um sistema de inovação, quando aplicado de forma consistente, oferece uma série de elementos que capacitam à tomada de decisão, tais como:

-  Qual é o mercado e quais clientes a empresa deve atingir.

-  Com que produtos e serviços a empresa deve trabalhar e investir seus recursos.

- Quais novos produtos e serviços podem aparecer nos próximos anos (tendências).

- Quais mudanças de mercado podem colocar em risco o negócio.

Leia mais sobre inovação aqui.

Que tal começar a inovar agora? Inscreva-se no curso de Pós-Graduação em Gestão da Inovação da FISUL!

Inovar é também tomar a iniciativa de ação para transformar. Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna – área de conhecimento que trata sobre pessoas nas organizações –, pessoas e organizações têm em comum o seguinte: devem ser agentes de mudança para sobreviver. E como a mudança acontece? É preciso criá-la e agir. Isso é ser empreendedor!

A gente trouxe aqui 6 conselhos retirados do best-seller “The Daily Drucker”, de Peter Drucker.* O livro tem 366 ideias inspiradoras, uma para cada dia do ano e outra extra. Empreenda-se!

1. Amor. Você precisa amar o que você faz. É chamado paixão. Pense nisso: você realmente acredita que Steve Jobs e Bill Gates passaram tanto tempo no mundo da tecnologia se não gostavam disso? Encontre sua paixão, porque é o lugar para começar em sua estrada ao sucesso como um empreendedor. O seu desempenho e a sua motivação para ação dependem disso.

2. Trabalho. Paixão sem ação é ter a Ferrari na garagem pegando poeira. Claro, você quer planejar, pensar e elaborar estratégias perfeitas. O “momento ideal” para dar aquela volta sensacional, certo? A realidade mostra, porém, que quem age mais rápido tem mais chances de êxito e satisfação na vida do que quem não faz nada ou demora até que tudo esteja perfeito. Pare com o perfeccionismo e não adie o que você sabe que precisa fazer. Aja agora.

3. Propósito. Qual é o seu negócio? É a sua Estrela do Norte. Então, se você não identificou ainda este caminho, está perdido no escuro e preparado para andar pelas bordas de um penhasco. Identifique seu propósito e você vai encontrar uma bússola para sua vida.

4. Conheça o seu cliente e sua empresa. Eles são a razão pela qual você tem (ou trabalha em) uma empresa. Ser “empregado” está no passado: se a empresa não tiver clientes, você pode ser demitido. Se for empresário, vai falir se apenas quiser vender. Coloque-se nos “sapatos” do cliente e também vista a camisa da empresa; pense como o cliente e o chefe. Responda suas prováveis perguntas antes que elas surjam.

5. Seja ágil. Drucker chamou isto de “teste da realidade”. Vivemos agora em um mundo hiperconectado e a velocidade da comunicação escorre por todos os lados, das redes sociais ao apelo de um produto. É urgente se ajustar a esta velocidade. Nesta nova ideologia de negócios, ganha quem entregar o melhor possível e primeiro; quem vê antes a oportunidade e começa a trabalhar o produto já, mesmo que não esteja perfeito. Isso exige ousadia aliada a conhecimento e método, mais que estudos longos e períodos de testagem infinitos.

6. Inovação. O sangue da vida de uma empresa está enraizada na gestão e na inovação. Para isso, é preciso imergir em seu mercado e fazer análises, é claro. Mas sobretudo você precisa ter resiliência ao fracasso e coragem para mudar a direção de seus negócios – ou de sua vida.  Algumas das maiores histórias de sucesso são o resultado de uma mudança baseada na rejeição do mercado ou do produto. Um certo indivíduo inventou um adesivo novo superforte que não teve sucesso. Sim, ele falhou e modificou sua direção. Seu fracasso é chamado de Post-it. De acordo com Drucker, de mil ideias inovadoras, apenas uma eclode.

A gente também elencou abaixo 7 frases de Peter Drucker para ajudar você a caminhar rumo à inovação.

1. “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito.”

2. “Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.”

3. “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.”

4. “O que pode ser medido pode ser melhorado.”

5. “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas.”

6.  “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.”

7. “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas.”

Por que assumir riscos é importante para sua vida?
Pare de protelar: saiba como implantar mudanças e comece já o seu projeto de vida!
Acomodação: a Síndrome do Sapo na Panela
Conheça também o catálogo de cursos de Extensão da FISUL

Gostou do nosso conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de novidades e dicas exclusivas da FISUL!