Abertas inscrições para o vestibular de inverno 2019

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Roberta pesquisou o nível de governança nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros

Faculdade FISUL 02/07/201819:13 #TCC#TCC Nota 10#Ciências Contábeis
Veja só o que esta acadêmica teve que superar para chegar ao TCC NOTA 10


A acadêmica de Ciências Contábeis, Roberta Carletto, começou a sua caminhada à Nota 10 no TCC, ainda nos Estágios.

Durante o Estágio I, grávida de João Lucas, cursou 4 disciplinas e no Estágio II, cursou 5 disciplinas em Exercícios Domiciliares. Apresentou o trabalho final do Estágio II com o seu filho no colo.

Matriculada no Projeto de TCC, após a jornada diária de trabalho em uma empresa de contabilidade, Roberta cuidava do bebê, pesquisava e escrevia para o projeto.

No Fórum de Iniciação Científica, teve o projeto criticado pelo seu alto nível, incomum na graduação. Decepcionada pela crítica, Roberta saiu do emprego e passou a se dedicar integralmente ao filho e ao TCC. “Meu orientador, professor Bruno Teixeira, foi fundamental naquele momento tão delicado de minha vida. Ele não permitiu que eu me abatesse, pois sabia que o trabalho era meu e que o esforço tinha sido real. Tínhamos o compromisso mútuo de superar aquele momento. Conheci o professor Bruno ao final do Estágio II, depois de ter tido meu filho. Ele teve a sensibilidade de me apoiar, pois sabia da dificuldade para trabalhar, estudar e ainda cuidar de um bebê. Mas percebeu que, apesar de tudo, eu me esforçava para além do meu limite. Eu só conseguia escrever de madrugada enquanto o bebê dormia. Quando amanhecia o dia, eu encaminhava o material produzido por email, ao orientador.”

Construir o seu TCC com excelência foi uma meta que Roberta tomou para si e da qual não se afastou em nenhum momento. Quando convidou o professor Bruno para ser seu orientador, pediu sugestões de temas e, dentre outros, escolheu trabalhar com Análise do Nível de Governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras. “Morando em Garibaldi eu não tinha contato com empresas deste segmento e por isso não sabia como desenvolver meu trabalho.” Devido à Operação Greenfield, deflagrada em 2016, pela fraude nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros, Roberta pôde acessar os dados para compor o seu trabalho. Com base nos manuais de governança, ela construiu 21 indicadores para analisar se a governança havia melhorado nas quatro empresas fraudadas.

Muito grata pelo apoio de seu marido em suas decisões, hoje, mais serena e confiante, com a sensação do dever cumprido e a convicção de que nada é impossível, Roberta já tem em mente uma nova meta: quer fazer uma pós-graduação e continuar se desafiando!

A FISUL parabeniza você, Roberta, pelo seu esforço e pelo sucesso alcançado!

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

12/06/2019 20:04

Curso de Ciências Contábeis da FISUL é avaliado pelo MEC com nota 4,21

Resultado coloca o curso entre os melhores do país

Faculdade FISUL

01/08/2018 19:01

TCC NOTA 10: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE

Camila Cortese, acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da FISUL, conquistou o TCC Nota 10, um ano antes de finalizar a graduação.

Kelem Oliveira

09/07/2018 21:23

TCC NOTA 10: Contabilidade de Custos: Uma Ferramenta para Gestão Empresarial

Débora Docena pesquisou a contabilidade de custos nas pequenas e médias empresas

Marlene Nichel

06/07/2018 18:27

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS FRAUDES NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Daiane escolheu estudar as fraudes nas empresas brasileiras: deu TCC NOTA 10!

Marlene Nichel

28/06/2018 19:50

Cristina pesquisou sobre Cisão, Fusão e Incorporação: Aspectos Contábeis e Fiscais nas Reorganizações Societárias

#TCCNOTA10 EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Veja o que a Cristina conta sobre o risco que correu!

Faculdade Fisul

11/12/2017 14:27

#PORQUEEUSOUFISUL: o Felipe está recém concluindo o Ensino Médio, mas já agilizou seu futuro!

Incentivado pela família, ele decidiu fazer o curso de Ciências Contábeis na FISUL. Confira!

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques

01/12/2017 14:57

#TCCNOTA10: Angela analisou as novas regras da auditoria independente

Veja o que a acadêmica de Ciências Contábeis da FISUL conta sobre este desafio!

Simone Marques

10/07/2017 20:59

#TCCNOTA10: Dalvana pesquisou sobre alterações no ICMS em vinhos e espumantes do RS

Orientada pelo professor Roberto Lago, acadêmica de Ciências Contábeis tirou a nota máxima. Confira aqui!

Simone Marques

31/05/2017 17:29

Crise e Desoneração da Folha de Pagamento são temas de palestra na FISUL

Evento do CRCRS reuniu profissionais e acadêmicos para debater o impacto do aumento de impostos.

Simone Marques

Últimas Notícias

12/06/2019 18:24

FISUL debate Operação Lava Jato e Pacote Anticrime

Os advogados criminalistas, Alexandre Wunderlich e Fabiane Cavalcanti palestraram na FISUL, em evento aberto à comunidade.

Faculdade FISUL

04/06/2019 17:44

Prova do Vestibular de Inverno da FISUL é no dia 9 de julho

O processo seletivo será composto por uma redação e inicia às 19h.

Faculdade FISUL

03/06/2019 20:56

Inscrição para ProUni abre no dia 11 de junho

Programa seleciona estudantes para bolsas de estudos. Período de inscrição terminará em 14 de junho.

Faculdade FISUL

23/05/2019 18:11

Advogados criminalistas debatem Operação Lava Jato e Pacote Anticrime

Wunderlich abordará "Direito Penal após a Operação Lava Jato" e Fabiane "Pacote Anticrime: a insignificância penal".

Faculdade FISUL

21/05/2019 15:49

"Estenda a Pata": campanha de alunos da FISUL para ajuda aos animais

Só quem tem um animal de estimação sabe da sua importância, mas nem todos tem a sorte deter um lar.

Faculdade FISUL

14/05/2019 16:14

Vestibular Inverno FISUL aposta na força da união

Com o mote ‘JUNTOS pensamos no futuro, JUNTOS pensamos em você’, a campanha do vestibular aposta nos benefícios da proximidade geográfica e da inserção da FISUL na comunidade.

Faculdade FISUL

07/05/2019 17:12

EduCONNECT: acadêmicos da FISUL ainda mais conectados

EduCONNECT, aplicativo desenvolvido para Android e iOS, unifica e disponibiliza as informações do portal acadêmico da FISUL

Faculdade FISUL

29/04/2019 20:48

Semana Acadêmica da FISUL debate empreendedorismo

Evento promove palestras e painéis para alunos e comunidade externa

Faculdade FISUL

26/04/2019 20:01

Espiritualidade é tema de Seminário na Pós em Gestão de Pessoas

Nesta semana a disciplina de Inteligência Emocional e Espiritualidade nas Organizações discutiu o tema.

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!