Vestibular Agendado - 2021

Roberta pesquisou o nível de governança nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros

Faculdade FISUL 02/07/2018 19:13 #Notícias
Veja só o que esta acadêmica teve que superar para chegar ao TCC NOTA 10

A acadêmica de Ciências Contábeis, Roberta Carletto, começou a sua caminhada à Nota 10 no TCC, ainda nos Estágios.

Durante o Estágio I, grávida de João Lucas, cursou 4 disciplinas e no Estágio II, cursou 5 disciplinas em Exercícios Domiciliares. Apresentou o trabalho final do Estágio II com o seu filho no colo.

Matriculada no Projeto de TCC, após a jornada diária de trabalho em uma empresa de contabilidade, Roberta cuidava do bebê, pesquisava e escrevia para o projeto.

No Fórum de Iniciação Científica, teve o projeto criticado pelo seu alto nível, incomum na graduação. Decepcionada pela crítica, Roberta saiu do emprego e passou a se dedicar integralmente ao filho e ao TCC. “Meu orientador, professor Bruno Teixeira, foi fundamental naquele momento tão delicado de minha vida. Ele não permitiu que eu me abatesse, pois sabia que o trabalho era meu e que o esforço tinha sido real. Tínhamos o compromisso mútuo de superar aquele momento. Conheci o professor Bruno ao final do Estágio II, depois de ter tido meu filho. Ele teve a sensibilidade de me apoiar, pois sabia da dificuldade para trabalhar, estudar e ainda cuidar de um bebê. Mas percebeu que, apesar de tudo, eu me esforçava para além do meu limite. Eu só conseguia escrever de madrugada enquanto o bebê dormia. Quando amanhecia o dia, eu encaminhava o material produzido por email, ao orientador.”

Construir o seu TCC com excelência foi uma meta que Roberta tomou para si e da qual não se afastou em nenhum momento. Quando convidou o professor Bruno para ser seu orientador, pediu sugestões de temas e, dentre outros, escolheu trabalhar com Análise do Nível de Governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras. “Morando em Garibaldi eu não tinha contato com empresas deste segmento e por isso não sabia como desenvolver meu trabalho.” Devido à Operação Greenfield, deflagrada em 2016, pela fraude nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros, Roberta pôde acessar os dados para compor o seu trabalho. Com base nos manuais de governança, ela construiu 21 indicadores para analisar se a governança havia melhorado nas quatro empresas fraudadas.

Muito grata pelo apoio de seu marido em suas decisões, hoje, mais serena e confiante, com a sensação do dever cumprido e a convicção de que nada é impossível, Roberta já tem em mente uma nova meta: quer fazer uma pós-graduação e continuar se desafiando!

A FISUL parabeniza você, Roberta, pelo seu esforço e pelo sucesso alcançado!

23/11/2020 19:40

FISUL e UNISINOS abrem seleção para mestrados e doutorado

Editais com as diretrizes dos programas estão publicados no site da FISUL. As inscrições já estão abertas.

Kelem

23/11/2020 16:00

Alunos da FISUL realizam ação ambiental de coleta de resíduos doméstico

Valorizar o descarte de resíduos de papel oriundos do lixo doméstico e destiná-los à reciclagem, como forma de reduzir o impacto sobre o meio ambiente e transformá-los em fonte de renda para os recicladores, tem sido a proposta do projeto “Educação Ambiental Residencial: Valorização de Resíduos”.

Kelem

26/10/2020 20:40

Convênio entre FISUL e UNISINOS viabiliza a oferta de Mestrados e Doutorado, em Garibaldi

Serão 10 vagas para mestrado e 05 vagas para doutorado em Ciências Contábeis, e 10 vagas para mestrado profissional em DIREITO.

21/10/2020 14:12

Vestibular da FISUL será agendado de 1º a 8 dezembro

Os candidatos podem optar por um dos oito cursos, dentre eles três novos: Tecnologia em Comércio Exterior, em Gestão Financeira e em Logística, além de nova ênfase em Comércio Eletrônico do curso de Gestão Comercial.

16/10/2020 17:20

FISUL lança novo curso de graduação de Tecnologia em Gestão Financeira

O curso se propõe a formar profissionais capacitados para encontrar soluções viáveis e criativas, ancoradas técnica e teoricamente, para o gerenciamento financeiro dos negócios.

01/10/2020 17:39

Aulas do MBA para o Setor Elétrico iniciaram nesta quarta-feira

No primeiro encontro, alunos de onze estados brasileiros foram recebidos pelo coordenador do curso, Franklin Miguel

01/10/2020 15:15