Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Roberta pesquisou o nível de governança nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros

Faculdade FISUL 02/07/201819:13 #TCC#TCC Nota 10#Ciências Contábeis
Veja só o que esta acadêmica teve que superar para chegar ao TCC NOTA 10


A acadêmica de Ciências Contábeis, Roberta Carletto, começou a sua caminhada à Nota 10 no TCC, ainda nos Estágios.

Durante o Estágio I, grávida de João Lucas, cursou 4 disciplinas e no Estágio II, cursou 5 disciplinas em Exercícios Domiciliares. Apresentou o trabalho final do Estágio II com o seu filho no colo.

Matriculada no Projeto de TCC, após a jornada diária de trabalho em uma empresa de contabilidade, Roberta cuidava do bebê, pesquisava e escrevia para o projeto.

No Fórum de Iniciação Científica, teve o projeto criticado pelo seu alto nível, incomum na graduação. Decepcionada pela crítica, Roberta saiu do emprego e passou a se dedicar integralmente ao filho e ao TCC. “Meu orientador, professor Bruno Teixeira, foi fundamental naquele momento tão delicado de minha vida. Ele não permitiu que eu me abatesse, pois sabia que o trabalho era meu e que o esforço tinha sido real. Tínhamos o compromisso mútuo de superar aquele momento. Conheci o professor Bruno ao final do Estágio II, depois de ter tido meu filho. Ele teve a sensibilidade de me apoiar, pois sabia da dificuldade para trabalhar, estudar e ainda cuidar de um bebê. Mas percebeu que, apesar de tudo, eu me esforçava para além do meu limite. Eu só conseguia escrever de madrugada enquanto o bebê dormia. Quando amanhecia o dia, eu encaminhava o material produzido por email, ao orientador.”

Construir o seu TCC com excelência foi uma meta que Roberta tomou para si e da qual não se afastou em nenhum momento. Quando convidou o professor Bruno para ser seu orientador, pediu sugestões de temas e, dentre outros, escolheu trabalhar com Análise do Nível de Governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras. “Morando em Garibaldi eu não tinha contato com empresas deste segmento e por isso não sabia como desenvolver meu trabalho.” Devido à Operação Greenfield, deflagrada em 2016, pela fraude nos quatro maiores fundos de pensão brasileiros, Roberta pôde acessar os dados para compor o seu trabalho. Com base nos manuais de governança, ela construiu 21 indicadores para analisar se a governança havia melhorado nas quatro empresas fraudadas.

Muito grata pelo apoio de seu marido em suas decisões, hoje, mais serena e confiante, com a sensação do dever cumprido e a convicção de que nada é impossível, Roberta já tem em mente uma nova meta: quer fazer uma pós-graduação e continuar se desafiando!

A FISUL parabeniza você, Roberta, pelo seu esforço e pelo sucesso alcançado!

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

12/06/2019 20:04

Curso de Ciências Contábeis da FISUL é avaliado pelo MEC com nota 4,21

Resultado coloca o curso entre os melhores do país

Faculdade FISUL

01/08/2018 19:01

TCC NOTA 10: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS DOS CONSELHOS DE CONTABILIDADE

Camila Cortese, acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da FISUL, conquistou o TCC Nota 10, um ano antes de finalizar a graduação.

Kelem Oliveira

09/07/2018 21:23

TCC NOTA 10: Contabilidade de Custos: Uma Ferramenta para Gestão Empresarial

Débora Docena pesquisou a contabilidade de custos nas pequenas e médias empresas

Marlene Nichel

06/07/2018 18:27

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS FRAUDES NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Daiane escolheu estudar as fraudes nas empresas brasileiras: deu TCC NOTA 10!

Marlene Nichel

28/06/2018 19:50

Cristina pesquisou sobre Cisão, Fusão e Incorporação: Aspectos Contábeis e Fiscais nas Reorganizações Societárias

#TCCNOTA10 EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Veja o que a Cristina conta sobre o risco que correu!

Faculdade Fisul

11/12/2017 14:27

#PORQUEEUSOUFISUL: o Felipe está recém concluindo o Ensino Médio, mas já agilizou seu futuro!

Incentivado pela família, ele decidiu fazer o curso de Ciências Contábeis na FISUL. Confira!

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques

01/12/2017 14:57

#TCCNOTA10: Angela analisou as novas regras da auditoria independente

Veja o que a acadêmica de Ciências Contábeis da FISUL conta sobre este desafio!

Simone Marques

10/07/2017 20:59

#TCCNOTA10: Dalvana pesquisou sobre alterações no ICMS em vinhos e espumantes do RS

Orientada pelo professor Roberto Lago, acadêmica de Ciências Contábeis tirou a nota máxima. Confira aqui!

Simone Marques

31/05/2017 17:29

Crise e Desoneração da Folha de Pagamento são temas de palestra na FISUL

Evento do CRCRS reuniu profissionais e acadêmicos para debater o impacto do aumento de impostos.

Simone Marques

Últimas Notícias

08/11/2019 14:51

Entenda o Financiamento Estudantil da FISUL

O financiamento estudantil CredIES da FISUL permite que você estude sem comprometer a renda e possa concluir sua graduação tranquilamente.

Faculdade FISUL

31/10/2019 15:56

Projetos de intervenção social beneficiam quatro municípios

As ações foram desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina de Gestão de Projetos, da FISUL

Faculdade FISUL

25/10/2019 17:30

FISUL entre as empresas que mais arrecadam em Garibaldi

A FISUL recebeu homenagem da Administração Municipal, em reconhecimento por sua contribuição com o desenvolvimento do município, através da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), em 2018.

Faculdade FISUL

23/10/2019 20:48

FISUL oficializa programação da IX Semana de Direitos Humanos

Semana de 2019 tem sua programação oficializada e contará com diversas atividades que se estenderão de 28 de outubro a 1º de novembro.

Faculdade FISUL

23/10/2019 16:19

Acesse online os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos da FISUL

Você também pode acessá-los na Biblioteca da FISUL.

Faculdade FISUL

21/10/2019 17:50

Ti tazi senpre te parli mai! Rio Grande do Sul: italianos e estrangeiros na Era Vargas será tem na Semana dos Direitos Humanos

Dentro da programação da IX Semana dos Direitos Humanos da FISUL, que acontecerá de 28 de outubro a 1 º de novembro.

Faculdade FISUL

15/10/2019 20:56

A FISUL traz Google: Máquina de Vendas a Garibaldi

A Faculdade FISUL, em parceira com a Agência Vizz, realiza no dia 1º de novembro, o treinamento “Google: Máquina de Vendas”.

Faculdade FISUL

04/10/2019 18:46

Fenachamp 2019 é aberta oficialmente

A FISUL está presente na 16ª edição da festa com um stande no Pavilhão A

Faculdade FISUL

01/10/2019 19:53

FISUL abre as portas para o Acadêmico Por Um Dia

O evento é destinado a estudantes do ensino médio e demais interessados em conhecer a FISUL

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!