Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Reflexão interdisciplinar na FISUL: Quem é o sujeito na atualidade?

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques 25/10/201620:56 #Psicologia#Recursos Humanos#Sociedade#Marketing
Aula reuniu acadêmicos de Introdução à Psicologia e Gestão de RH, em um convite à reflexão sobre ética, consumo e trabalho.

Quem é este sujeito que hoje se comunica de forma incessante, o que ele consome, como se relaciona com a realidade, como trabalha? Esta linha temática foi pauta da aula interdisciplinar de Introdução à Psicologia, ministrada pela professora Daniela Duarte Dias, e Gestão de RH, ministrada pelo professor Nédio Antonio Andreolli. Durante a aula, os acadêmicos foram apresentados a diversos referenciais, a fim de refletir sobre quem é o sujeito da atualidade − tais como as teorias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor de "Modernidade Líquida", entre outras obras que abordam o chamado sujeito pós-moderno.

A partir dos conhecimentos construídos em sala de aula, o encontro tem por objetivo instigar a construção de uma nova ética, seja na Gestão do RH, no Marketing ou nas demais áreas do conhecimento e do mundo do trabalho. “São reflexões sobre algumas experiências dos estudantes de forma conjunta, tentando levantar possibilidades na Gestão de RH para que realmente sejam boas para o empresário e para o trabalhador”, afirma o professor Nédio.

A professora Daniela enfatiza a questão ética: “A atividade visa levar os acadêmicos a uma crítica à sociedade de consumo, sociedade em que se consome relações e se descartam pessoas como objetos, uma sociedade acessível às mais diversas informações, entretanto, de pouca reflexão”. A ética traz à tona a questão da relação deste sujeito consigo mesmo e com o outro. “Há uma busca pela juventude eterna, porém abdicamos de aprender a envelhecer e a respeitar a velhice; este sujeito, ingênuo e cheio de orientações, é levado ao fracasso quando chega nas empresas”.

A interdisciplinaridade integra o conjunto de estratégias pedagógicas adotadas pela FISUL visando a qualificação do processo ensino-aprendizagem.