Vestibular de Inverno Agendado - 2020

Promessas de ano novo: pare de protelar, saiba como mudar e construa já o seu projeto de vida

Simone Marques 18/01/201718:30 #Administração#Motivacional#Empreendedorismo#Pro
Empreenda-se! Veja aqui 10 conselhos inspiradores do best-seller “The Daily Drucker”, de Peter Drucker - e muito mais!

Quem não faz promessas de ano novo? Elas nos incentivam a crescer, a melhorar e alcançar um objetivo; são propósitos que nos movem para frente pela força do desejo de mudar. Não é raro, porém, que depois de alguns dias, com a volta à rotina e a falta de tempo, os velhos hábitos se reinstalem – e você se frustre por não conseguir mudar para atingir suas metas.

A FISUL acredita que o crescimento advém das mudanças, da inovação e da renovação constante. Mudar é empreender. Seja em si mesmo ou em um negócio, as mudanças exigem dedicação, persistência e coragem de arriscar. Para que a força de vontade ou o desejo não fiquem restritos a uma ideia, e daí não avancem, é necessário descrever, definir seu objetivo. Definir com precisão, descrever em detalhes.

Por exemplo: Você quer abrir sua empresa. De que tipo? Em que área? Quais etapas são necessárias para fazer isso acontecer? Ter uma noção mais exata do que quer vai ajudar em sua motivação.

“É uma questão de saber escolher dentro dos cenários que estão disponíveis, com os recursos que você tem à disposição”, explica o professor Roberto Macagnan, Diretor Acadêmico da FISUL. Segundo ele, toda decisão impõe assumir algum grau de risco. “Por isso, devemos analisar entre as opções e adequar os recursos que temos, como tempo, dinheiro, conhecimento, trabalho, para buscar objetivos realizáveis e sustentáveis.”

Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna – área de conhecimento que trata sobre pessoas nas organizações. Pessoas e organizações têm em comum o seguinte: devem ser agentes de mudança para sobreviver. E como a mudança acontece? É preciso criá-la e agir. Isso é ser empreendedor!

Como começar a construir o seu projeto de vida, a empreender em si mesmo e em seus negócios?

A gente trouxe aqui 6 conselhos retirados do best-seller “The Daily Drucker”, de Peter Drucker.* O livro tem 366 ideias inspiradoras, uma para cada dia do ano e outra extra. Empreenda-se!

1. Amor. Você precisa amar o que você faz. É chamado paixão. Pense nisso: você realmente acredita que Steve Jobs e Bill Gates passaram tanto tempo no mundo da tecnologia se não gostavam disso? Encontre sua paixão, porque é o lugar para começar em sua estrada ao sucesso como um empreendedor. O seu desempenho e a sua motivação para ação dependem disso.

2. Trabalho. Paixão sem ação é ter a Ferrari na garagem pegando poeira. Claro, você quer planejar, pensar e elaborar estratégias perfeitas. O “momento ideal” para dar aquela volta sensacional, certo? A realidade mostra, porém, que quem age mais rápido tem mais chances de êxito e satisfação na vida do que quem não faz nada ou demora até que tudo esteja perfeito. Pare com o perfeccionismo e não adie o que você sabe que precisa fazer. Aja agora.

3. Propósito. Qual é o seu negócio? É a sua Estrela do Norte. Então, se você não identificou ainda este caminho, está perdido no escuro e preparado para andar pelas bordas de um penhasco. Identifique seu propósito e você vai encontrar uma bússola para sua vida.

4. Conheça o seu cliente e sua empresa. Eles são a razão pela qual você tem (ou trabalha em) uma empresa. Ser “empregado” está no passado: se a empresa não tiver clientes, você pode ser demitido. Se for empresário, vai falir se apenas quiser vender. Coloque-se nos “sapatos” do cliente e também vista a camisa da empresa; pense como o cliente e o chefe. Responda suas prováveis perguntas antes que elas surjam.

5. Seja ágil. Drucker chamou isto de “teste da realidade”. Vivemos agora em um mundo hiperconectado e a velocidade da comunicação escorre por todos os lados, das redes sociais ao apelo de um produto. É urgente se ajustar a esta velocidade. Nesta nova ideologia de negócios, ganha quem entregar o melhor possível e primeiro; quem vê antes a oportunidade e começa a trabalhar o produto já, mesmo que não esteja perfeito. Isso exige ousadia aliada a conhecimento e método, mais que estudos longos e períodos de testagem infinitos.

6. Inovação. O sangue da vida de uma empresa está enraizada na gestão e na inovação. Para isso, é preciso imergir em seu mercado e fazer análises, é claro. Mas sobretudo você precisa ter resiliência ao fracasso e coragem para mudar a direção de seus negócios – ou de sua vida.  Algumas das maiores histórias de sucesso são o resultado de uma mudança baseada na rejeição do mercado ou do produto. Um certo indivíduo inventou um adesivo novo superforte que não teve sucesso. Sim, ele falhou e modificou sua direção. Seu fracasso é chamado de Post-it. De acordo com Drucker, de mil ideias inovadoras, apenas uma eclode.

A gente também elencou abaixo 7 frases de Peter Drucker para ajudar você a caminhar rumo à mudança.

1. “Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito.”

2. “Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.”

3. “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.”

4. “O que pode ser medido pode ser melhorado.”

5. “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas.”

6.  “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.”

7. “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas.”

Que tal se motivar agora? Bônus:

Dica de leitura: Leia grátis “Empreendendo com amor: Ou como um caderno mudou minha vida”, de Dandara Bayer. O livro trata sobre como a autora virou a mesa e deu a volta por cima. É ilustrado por ela, repleto de dicas e a história é linda.
Clique aqui para ler online (30 páginas)

* Trecho traduzido livremente de www.forbes.com.