Professora do curso de Direito da FISUL fala sobre constitucionalismo e cidadania no RJ

Andionara Boaro 06/12/201614:37 #Direito#Direito Constitucional
Janaína Cignachi participou do Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia da UFRJ.


Janaína Cignachi, professora de Direito Constitucional da FISUL, apresentou recentemente dois artigos no Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: o Novo Constitucionalismo Latino-Americano, evento realizado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Rede Internacional para o Constitucionalismo Democrático.

O artigo, intitulado "A evolução do Constitucionalismo na América Latina: Construção Histórica da Cidadania e a Tutela dos Direitos Fundamentais”, trata da efetivação dos direitos fundamentais consagrados na Constituição de 1988 e faz uma retrospectiva da evolução das constituições brasileiras e o surgimento do Novo Constitucionalismo nos países da América Latina. Trata também da contribuição e participação dos cidadãos na formação e ampliação desses direitos.

Já o artigo intitulado “A Espoliação Urbana, Direitos Sociais e a Defesa da Cidadania nos Países da América Latina” aborda a autoconstrução de moradias e a violência como elo estruturante da vida social. Nas migrações para os grandes centros urbanos, os trabalhadores dedicam parte do tempo livre para a construção de suas moradias, o que impacta na qualidade de vida e acesso à habitação digna nos termos da Constituição Federal Brasileira.

O evento científico tem como proposta realizar um balanço das experiências, avanços teóricos e desafios para o constitucionalismo, a democracia e os direitos humanos e da natureza no continente latino-americano. A Rede Internacional para o Constitucionalismo Democrático congrega pesquisadores e programas de pós­-graduação ​stricto sensu em Direito do Brasil e tem como missão fomentar a troca de saberes e viabilizar um espaço plural e integrador para discutir os principais desafios, enfrentamentos e perspectivas para o constitucionalismo democrático latino-americano.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Últimas Notícias

19/09/2020 16:10

FISUL retoma as aulas presenciais na segunda-feira

Faculdade seguirá rígidos protocolos para garantir a segurança da saúde dos estudantes

faculdade Fisul

09/09/2020 15:29

Faculdade FISUL realiza a I Jornada de Direito

O evento reunirá juristas para debater três importantes temas: relação entre processo e ideologia, o comentado pacote anticrime e mecanismos para o enfrentamento da crise.

faculdade Fisul

13/08/2020 16:58

FISUL oferta MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico com aulas remotas

A FISUL lança o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico e amplia sua área de atuação.

admin

12/08/2020 18:41

FISUL lança curso 100% remoto para profissionais liberais

Conectada com o desenvolvimento, a FISUL amplia sua área de atuação e lança o curso de extensão em Gestão e Investimentos para Profissionais Liberais, com aulas 100% remotas.

admin

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

29/06/2020 15:32

Apresentações de TCCs da FISUL serão remotas

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, os concluintes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentarão seus trabalhos finais.

faculdade Fisul

05/05/2020 18:37

FISUL institui Comitê de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem motivado a FISUL a perseverar nos cuidados que serão exigidos no novo normal que está por vir. Com este propósito, através de portaria da direção geral, foi instituído o Comitê de Saúde.

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!