Vestibular Agendado - 2021

Por que assumir riscos e inovar é importante para sua vida?

Simone Marques 03/03/2017 11:00 #Notícias
Inove-se! Saiba como alcançar horizontes jamais pensados e prepare-se para vencer.

“O maior risco é não correr riscos… em um mundo que muda rapidamente a única forma garantida de falhar é não correr riscos.” (Mark Zuckerberg, CEO e criador do Facebook)

Mas por que assumir riscos é importante para sua vida?

Porque assumir riscos é uma forma calculada de agir, sabendo que é possível falhar e aceitar a falha como processo para a inovação, para encontrar um caminho novo, para implantar mudanças. Esta é uma das características de um bom líder, de um empreendedor e de quem busca posições melhores no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipe, compartilhar, aceitar sugestões e atuar de forma colaborativa e cooperativa são as tendências do perfil procurado nos colaboradores de hoje.

Ao se expor a riscos, você dá um passo no caminho para a inovação. E tudo isso exige a capacidade de acreditar em si mesmo. A crença de que “você pode”vai dar o empurrão necessário para o primeiro passo em busca de algo novo. É preciso acreditar que as coisas vão darcerto e insistir até que isso aconteça. Porém, muitos têm medo de errar.

O medo de estar errado é um entrave para melhorar e para aprender.Errar pode ser parte do processo de inovar.Quanto mais tentativas, mais possibilidades você tem de acertar – o que é uma vantagem em relação a quem não tentou e que, por isso, se mantém estagnado.

Não há garantia de que sua ideia vai dar certo, pois o “certo” depende de inúmeros ajustes. Assim, você precisa correr riscos e estar preparado para falhar. O fracasso é importante para a sua vitória, pois é a medida de suas tentativas, perseverança e resiliência.

Fracasse quantas vezes for preciso, pois erros indicam caminhos. Só oconhecimento pode levar a horizontes jamais pensados. O ensino superior, com teorias e metodologias, fundamenta as possibilidades de acerto.

Assim, ouse correr riscos e persista no que você acredita. No mundo do sucesso não há espaço para o verbo desistir. Inove e supere-se!

[+] BÔNUS

TIPOS DE INOVAÇÃO

O Manual de Oslo é uma das principais referências sobre inovação no mundo. Criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o manual classifica quatro tipos de inovações: nos Produtos, Inovações de Processos, de Marketing e Organizacionais, e apresenta o conceito de inovação:

“Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas” (p. 55).

Inovação de produto:Produto novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos.

Inovação de serviço:Serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características.

Inovação de processo: Método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado, incluindo mudanças significativas em técnicas, logística, fonte de matéria-prima, equipamentos e/ou softwares.

Inovação de marketing:Mudanças significativas no design do produto ou da embalagem, na identidade visual da empresa ou do produto, no posicionamento do produto no mercado, nos canais de distribuição, na promoção dos produtos ou na fixação de preços, abertura de novos mercados, entre outros.

Inovação organizacional: Novas práticas de negócios e novos métodos na organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho.

Fique por dentro: leia mais sobre tendências em inovação na revista Exame.

Pare de protelar: saiba como implantar mudanças e comece já o seu projeto de vida!