Lembranças de Infância – A emoção do carrinho de rolimã!

Simone Marques 28/04/201721:00 #Lembranças de Infância#Séries#Projeto de vida
Entenda como o lado lúdico ajuda a criatividade, o aprendizado e a capacidade de adaptação.


Dava aquele frio na barriga lomba abaixo! O carrinho de rolimã emocionava a gurizada na disputa de corridas em ladeiras. Meninos e meninas construíam os carrinhos à mão, a marteladas, com restos de madeira, pregos e rolimãs − rolamentos de carros que as mecânicas jogavam fora. Nos anos 70 as crianças brincavam na rua, em turmas, geralmente correndo, pulando, muito agitadas e travessas.

No alvoroço dos campeonatos havia regras claras para um piloto não prejudicar o outro com manobras como o “cavalo-de-pau” (em que o motorista freia radicalmente a 90 graus e fecha a frente do adversário) e outras “marmeladas”. Hoje, é preciso usar joelheiras, capacete e proteção de cotovelos. Como não existiam normas de segurança, todo mundo saía da corrida um pouco machucado: dores e frustrações fazem parte das competições, de vitórias e derrotas de crianças e também da vida adulta.

Por meio da ação de brincar, a criança lida melhor com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro. Jamais deixamos de ser crianças: o lado lúdico é responsável por nossa capacidade criativa, pelo aprendizado e pela adaptação. A capacidade de brincar é saudável e promove nosso desenvolvimento humano, do início ao final da vida.

Quando construímos nosso futuro podemos utilizar nossas memórias de infância para dar um significado a quem somos e a quem queremos ser amanhã. Um ser humano só é verdadeiramente humano quando brinca, quando fantasia, disse Friedrich Schiller, poeta, filósofo, físico, historiador e dramaturgo alemão. 

E você, gostava de quais brincadeiras na infância? Compartilhe suas lembranças com a gente! Envie sua mensagem direto pelo aplicativo do Facebook!

Veja mais sobre como o brincar é importante para todos nós.

Acompanhe a série “Lembranças de Infância”:

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro.

Bolhas de sabão, telefone sem fio: veja outras brincadeiras infantis que a FISUL está resgatando lá no Facebook.

Leia aqui um trecho do livro “O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você”, de  Kevin Leman.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

08/06/2018 20:00

Afinal, por que você deve fazer uma graduação?

Quem estuda mais, ganha mais, tem uma carreira mais promissora e é mais feliz. Confira!

Simone Marques

29/08/2017 20:00

#VAIQUEÉTUA! Você está preparado para escolher o estágio ideal?

Veja aqui 5 dicas para abraçar o estágio e dar aquele passo que falta para chegar lá!

Simone Marques

05/07/2017 17:18

#VoosMaisAltos: Conheça o acadêmico incansável que já faz a segunda graduação na FISUL

Egresso de Administração, Jonathan quer voar mais alto e faz Ciências Contábeis. Saiba o motivo!

Simone Marques

22/06/2017 21:45

#PROFISSÕESDEFUTURO: Auditoria é uma das carreiras promissoras do momento!

Confira mais novidades na entrevista com o professor de Ciências Contábeis da FISUL, Bruno Teixeira.

Simone Marques

09/06/2017 20:51

#PROFISSÕES DE FUTURO: Gestão em RH - a necessidade que atinge profissionais de todas as áreas

Saiba as perspectivas para a carreira em Gestão de RH em nossa segunda matéria da série!

Simone Marques

02/06/2017 22:33

​Mais do que fazer um curso: a FISUL é onde você aprende a construir suas vitórias

A FISUL pega junto com você! ​Dê o primeiro passo para voar mais alto e realizar os seus sonhos com a gente!

Simone Marques

13/04/2017 21:14

STARTE-SE! Saiba como encontrar um propósito e vencer a preguiça de fazer o que precisa ser feito

Já pensou se todo o seu futuro dependesse de 5 minutos de decisão? Descubra aqui o seu propósito e supere-se!

Simone Marques

07/04/2017 13:00

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro

“Lembranças de Infância”: série da FISUL propõe viagem lúdica como autoconhecimento. Confira!

Simone Marques

04/04/2017 19:16

Qualificação: FISUL oferece mais de 40 cursos de extensão

Que tal estar pronto para uma nova etapa profissional? Invista em sua formação e inscreva-se!

Simone Marques

Últimas Notícias

19/09/2020 16:10

FISUL retoma as aulas presenciais na segunda-feira

Faculdade seguirá rígidos protocolos para garantir a segurança da saúde dos estudantes

faculdade Fisul

09/09/2020 15:29

Faculdade FISUL realiza a I Jornada de Direito

O evento reunirá juristas para debater três importantes temas: relação entre processo e ideologia, o comentado pacote anticrime e mecanismos para o enfrentamento da crise.

faculdade Fisul

13/08/2020 16:58

FISUL oferta MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico com aulas remotas

A FISUL lança o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico e amplia sua área de atuação.

admin

12/08/2020 18:41

FISUL lança curso 100% remoto para profissionais liberais

Conectada com o desenvolvimento, a FISUL amplia sua área de atuação e lança o curso de extensão em Gestão e Investimentos para Profissionais Liberais, com aulas 100% remotas.

admin

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

29/06/2020 15:32

Apresentações de TCCs da FISUL serão remotas

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, os concluintes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentarão seus trabalhos finais.

faculdade Fisul

05/05/2020 18:37

FISUL institui Comitê de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem motivado a FISUL a perseverar nos cuidados que serão exigidos no novo normal que está por vir. Com este propósito, através de portaria da direção geral, foi instituído o Comitê de Saúde.

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!