Lembranças de Infância – A emoção do carrinho de rolimã!

Simone Marques 28/04/201721:00 #Lembranças de Infância#Séries#Projeto de vida
Entenda como o lado lúdico ajuda a criatividade, o aprendizado e a capacidade de adaptação.


Dava aquele frio na barriga lomba abaixo! O carrinho de rolimã emocionava a gurizada na disputa de corridas em ladeiras. Meninos e meninas construíam os carrinhos à mão, a marteladas, com restos de madeira, pregos e rolimãs − rolamentos de carros que as mecânicas jogavam fora. Nos anos 70 as crianças brincavam na rua, em turmas, geralmente correndo, pulando, muito agitadas e travessas.

No alvoroço dos campeonatos havia regras claras para um piloto não prejudicar o outro com manobras como o “cavalo-de-pau” (em que o motorista freia radicalmente a 90 graus e fecha a frente do adversário) e outras “marmeladas”. Hoje, é preciso usar joelheiras, capacete e proteção de cotovelos. Como não existiam normas de segurança, todo mundo saía da corrida um pouco machucado: dores e frustrações fazem parte das competições, de vitórias e derrotas de crianças e também da vida adulta.

Por meio da ação de brincar, a criança lida melhor com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro. Jamais deixamos de ser crianças: o lado lúdico é responsável por nossa capacidade criativa, pelo aprendizado e pela adaptação. A capacidade de brincar é saudável e promove nosso desenvolvimento humano, do início ao final da vida.

Quando construímos nosso futuro podemos utilizar nossas memórias de infância para dar um significado a quem somos e a quem queremos ser amanhã. Um ser humano só é verdadeiramente humano quando brinca, quando fantasia, disse Friedrich Schiller, poeta, filósofo, físico, historiador e dramaturgo alemão. 

E você, gostava de quais brincadeiras na infância? Compartilhe suas lembranças com a gente! Envie sua mensagem direto pelo aplicativo do Facebook!

Veja mais sobre como o brincar é importante para todos nós.

Acompanhe a série “Lembranças de Infância”:

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro.

Bolhas de sabão, telefone sem fio: veja outras brincadeiras infantis que a FISUL está resgatando lá no Facebook.

Leia aqui um trecho do livro “O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você”, de  Kevin Leman.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

08/06/2018 20:00

Afinal, por que você deve fazer uma graduação?

Quem estuda mais, ganha mais, tem uma carreira mais promissora e é mais feliz. Confira!

Simone Marques

29/08/2017 20:00

#VAIQUEÉTUA! Você está preparado para escolher o estágio ideal?

Veja aqui 5 dicas para abraçar o estágio e dar aquele passo que falta para chegar lá!

Simone Marques

05/07/2017 17:18

#VoosMaisAltos: Conheça o acadêmico incansável que já faz a segunda graduação na FISUL

Egresso de Administração, Jonathan quer voar mais alto e faz Ciências Contábeis. Saiba o motivo!

Simone Marques

22/06/2017 21:45

#PROFISSÕESDEFUTURO: Auditoria é uma das carreiras promissoras do momento!

Confira mais novidades na entrevista com o professor de Ciências Contábeis da FISUL, Bruno Teixeira.

Simone Marques

09/06/2017 20:51

#PROFISSÕES DE FUTURO: Gestão em RH - a necessidade que atinge profissionais de todas as áreas

Saiba as perspectivas para a carreira em Gestão de RH em nossa segunda matéria da série!

Simone Marques

02/06/2017 22:33

​Mais do que fazer um curso: a FISUL é onde você aprende a construir suas vitórias

A FISUL pega junto com você! ​Dê o primeiro passo para voar mais alto e realizar os seus sonhos com a gente!

Simone Marques

13/04/2017 21:14

STARTE-SE! Saiba como encontrar um propósito e vencer a preguiça de fazer o que precisa ser feito

Já pensou se todo o seu futuro dependesse de 5 minutos de decisão? Descubra aqui o seu propósito e supere-se!

Simone Marques

07/04/2017 13:00

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro

“Lembranças de Infância”: série da FISUL propõe viagem lúdica como autoconhecimento. Confira!

Simone Marques

04/04/2017 19:16

Qualificação: FISUL oferece mais de 40 cursos de extensão

Que tal estar pronto para uma nova etapa profissional? Invista em sua formação e inscreva-se!

Simone Marques

Últimas Notícias

09/08/2019 14:19

EduCONNECT: acadêmicos da FISUL ainda mais conectados

EduCONNECT, aplicativo desenvolvido para Android e iOS, unifica e disponibiliza as informações do portal acadêmico da FISUL

Faculdade FISUL

24/07/2019 18:44

FISUL lança Pós em Gestão e Estratégica em Turismo-Serra Gaúcha

O curso tem como público alvo os profissionais graduados em diversas áreas com interesse em se especializar em novas técnicas do segmento, com foco no desenvolvimento regional.

Faculdade FISUL

23/07/2019 15:02

Garibaldi homenageará a FISUL na Semana da Pátria 2019

O Município também homenageará os 60 anos do Lions Clube.

Faculdade FISUL

09/07/2019 19:57

FISUL realiza Vestibular de Inverno

As matrículas poderão ser realizadas nos dias 10, 11 e 12 de julho, de forma presencial, das 13h30 às 22h, na Secretaria da Faculdade.

Faculdade FISUL

28/06/2019 15:28

FISUL oferta cursos de extensão de azeite de oliva

A Faculdade FISUL de Garibaldi está ofertando três cursos de sommelier de azeite de oliva.

admin

26/06/2019 14:24

Projetos de acadêmicos beneficiam quatro instituições sociais

Apresentação do evento "Gerenciamento de Projetos e Integração da FISUL", ocorreu na noite de segunda-feira, 24.

Faculdade FISUL

12/06/2019 20:04

Curso de Ciências Contábeis da FISUL é avaliado pelo MEC com nota 4,21

Resultado coloca o curso entre os melhores do país

Faculdade FISUL

12/06/2019 18:24

FISUL debate Operação Lava Jato e Pacote Anticrime

Os advogados criminalistas, Alexandre Wunderlich e Fabiane Cavalcanti palestraram na FISUL, em evento aberto à comunidade.

Faculdade FISUL

04/06/2019 17:44

Prova do Vestibular de Inverno da FISUL é no dia 9 de julho

O processo seletivo será composto por uma redação e inicia às 19h.

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!