Abertas inscrições para o Vestibular de Verão 2ª Edição - 2020

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Lembranças de Infância – A emoção do carrinho de rolimã!

Simone Marques 28/04/201721:00 #Lembranças de Infância#Séries#Projeto de vida
Entenda como o lado lúdico ajuda a criatividade, o aprendizado e a capacidade de adaptação.


Dava aquele frio na barriga lomba abaixo! O carrinho de rolimã emocionava a gurizada na disputa de corridas em ladeiras. Meninos e meninas construíam os carrinhos à mão, a marteladas, com restos de madeira, pregos e rolimãs − rolamentos de carros que as mecânicas jogavam fora. Nos anos 70 as crianças brincavam na rua, em turmas, geralmente correndo, pulando, muito agitadas e travessas.

No alvoroço dos campeonatos havia regras claras para um piloto não prejudicar o outro com manobras como o “cavalo-de-pau” (em que o motorista freia radicalmente a 90 graus e fecha a frente do adversário) e outras “marmeladas”. Hoje, é preciso usar joelheiras, capacete e proteção de cotovelos. Como não existiam normas de segurança, todo mundo saía da corrida um pouco machucado: dores e frustrações fazem parte das competições, de vitórias e derrotas de crianças e também da vida adulta.

Por meio da ação de brincar, a criança lida melhor com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro. Jamais deixamos de ser crianças: o lado lúdico é responsável por nossa capacidade criativa, pelo aprendizado e pela adaptação. A capacidade de brincar é saudável e promove nosso desenvolvimento humano, do início ao final da vida.

Quando construímos nosso futuro podemos utilizar nossas memórias de infância para dar um significado a quem somos e a quem queremos ser amanhã. Um ser humano só é verdadeiramente humano quando brinca, quando fantasia, disse Friedrich Schiller, poeta, filósofo, físico, historiador e dramaturgo alemão. 

E você, gostava de quais brincadeiras na infância? Compartilhe suas lembranças com a gente! Envie sua mensagem direto pelo aplicativo do Facebook!

Veja mais sobre como o brincar é importante para todos nós.

Acompanhe a série “Lembranças de Infância”:

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro.

Bolhas de sabão, telefone sem fio: veja outras brincadeiras infantis que a FISUL está resgatando lá no Facebook.

Leia aqui um trecho do livro “O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você”, de  Kevin Leman.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

08/06/2018 20:00

Afinal, por que você deve fazer uma graduação?

Quem estuda mais, ganha mais, tem uma carreira mais promissora e é mais feliz. Confira!

Simone Marques

29/08/2017 20:00

#VAIQUEÉTUA! Você está preparado para escolher o estágio ideal?

Veja aqui 5 dicas para abraçar o estágio e dar aquele passo que falta para chegar lá!

Simone Marques

05/07/2017 17:18

#VoosMaisAltos: Conheça o acadêmico incansável que já faz a segunda graduação na FISUL

Egresso de Administração, Jonathan quer voar mais alto e faz Ciências Contábeis. Saiba o motivo!

Simone Marques

22/06/2017 21:45

#PROFISSÕESDEFUTURO: Auditoria é uma das carreiras promissoras do momento!

Confira mais novidades na entrevista com o professor de Ciências Contábeis da FISUL, Bruno Teixeira.

Simone Marques

09/06/2017 20:51

#PROFISSÕES DE FUTURO: Gestão em RH - a necessidade que atinge profissionais de todas as áreas

Saiba as perspectivas para a carreira em Gestão de RH em nossa segunda matéria da série!

Simone Marques

02/06/2017 22:33

​Mais do que fazer um curso: a FISUL é onde você aprende a construir suas vitórias

A FISUL pega junto com você! ​Dê o primeiro passo para voar mais alto e realizar os seus sonhos com a gente!

Simone Marques

13/04/2017 21:14

STARTE-SE! Saiba como encontrar um propósito e vencer a preguiça de fazer o que precisa ser feito

Já pensou se todo o seu futuro dependesse de 5 minutos de decisão? Descubra aqui o seu propósito e supere-se!

Simone Marques

07/04/2017 13:00

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro

“Lembranças de Infância”: série da FISUL propõe viagem lúdica como autoconhecimento. Confira!

Simone Marques

04/04/2017 19:16

Qualificação: FISUL oferece mais de 40 cursos de extensão

Que tal estar pronto para uma nova etapa profissional? Invista em sua formação e inscreva-se!

Simone Marques

Últimas Notícias

11/12/2019 20:33

FISUL reúne Conselho Superior para encerrar 2019

Prestes a encerrar as atividades acadêmicas, a FISUL reuniu nesta terça-feira, 10, o Conselho Superior, para tratar das realizações levadas a efeito em 2019 e projetar 2020.

Faculdade FISUL

28/11/2019 13:44

FISUL conquista nota 5 no reconhecimento do curso de Direito

Uma comissão do Ministério da Educação auditou o curso e atribui a nota máxima

Faculdade FISUL

27/11/2019 16:59

Matemática Financeira: gerente da CEF fala sobre práticas bancárias

O encontro tratou da aplicabilidade da matemática nas operações bancárias.

Faculdade FISUL

26/11/2019 18:26

FISUL reestrutura os currículos dos cursos de gestão

Um das novidades é a inclusão do conteúdo de Estratégias Digitais. As mudanças passam a valer a partir de 2020

Faculdade FISUL

26/11/2019 14:28

FISUL projeta oferta de Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

A Faculdade protocolou junto ao Ministério da Educação o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, com vistas a obter a autorização para oferta, ampliando assim seu catálogo de cursos.

Faculdade FISUL

08/11/2019 14:51

Entenda o Financiamento Estudantil da FISUL

O financiamento estudantil CredIES da FISUL permite que você estude sem comprometer a renda e possa concluir sua graduação tranquilamente.

Faculdade FISUL

31/10/2019 15:56

Projetos de intervenção social beneficiam quatro municípios

As ações foram desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina de Gestão de Projetos, da FISUL

Faculdade FISUL

25/10/2019 17:30

FISUL entre as empresas que mais arrecadam em Garibaldi

A FISUL recebeu homenagem da Administração Municipal, em reconhecimento por sua contribuição com o desenvolvimento do município, através da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), em 2018.

Faculdade FISUL

23/10/2019 20:48

FISUL oficializa programação da IX Semana de Direitos Humanos

Semana de 2019 tem sua programação oficializada e contará com diversas atividades que se estenderão de 28 de outubro a 1º de novembro.

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!