Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Lembranças de Infância – A emoção do carrinho de rolimã!

Simone Marques 28/04/201721:00 #Lembranças de Infância#Séries#Projeto de vida
Entenda como o lado lúdico ajuda a criatividade, o aprendizado e a capacidade de adaptação.


Dava aquele frio na barriga lomba abaixo! O carrinho de rolimã emocionava a gurizada na disputa de corridas em ladeiras. Meninos e meninas construíam os carrinhos à mão, a marteladas, com restos de madeira, pregos e rolimãs − rolamentos de carros que as mecânicas jogavam fora. Nos anos 70 as crianças brincavam na rua, em turmas, geralmente correndo, pulando, muito agitadas e travessas.

No alvoroço dos campeonatos havia regras claras para um piloto não prejudicar o outro com manobras como o “cavalo-de-pau” (em que o motorista freia radicalmente a 90 graus e fecha a frente do adversário) e outras “marmeladas”. Hoje, é preciso usar joelheiras, capacete e proteção de cotovelos. Como não existiam normas de segurança, todo mundo saía da corrida um pouco machucado: dores e frustrações fazem parte das competições, de vitórias e derrotas de crianças e também da vida adulta.

Por meio da ação de brincar, a criança lida melhor com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro. Jamais deixamos de ser crianças: o lado lúdico é responsável por nossa capacidade criativa, pelo aprendizado e pela adaptação. A capacidade de brincar é saudável e promove nosso desenvolvimento humano, do início ao final da vida.

Quando construímos nosso futuro podemos utilizar nossas memórias de infância para dar um significado a quem somos e a quem queremos ser amanhã. Um ser humano só é verdadeiramente humano quando brinca, quando fantasia, disse Friedrich Schiller, poeta, filósofo, físico, historiador e dramaturgo alemão. 

E você, gostava de quais brincadeiras na infância? Compartilhe suas lembranças com a gente! Envie sua mensagem direto pelo aplicativo do Facebook!

Veja mais sobre como o brincar é importante para todos nós.

Acompanhe a série “Lembranças de Infância”:

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro.

Bolhas de sabão, telefone sem fio: veja outras brincadeiras infantis que a FISUL está resgatando lá no Facebook.

Leia aqui um trecho do livro “O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você”, de  Kevin Leman.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

08/06/2018 20:00

Afinal, por que você deve fazer uma graduação?

Quem estuda mais, ganha mais, tem uma carreira mais promissora e é mais feliz. Confira!

Simone Marques

29/08/2017 20:00

#VAIQUEÉTUA! Você está preparado para escolher o estágio ideal?

Veja aqui 5 dicas para abraçar o estágio e dar aquele passo que falta para chegar lá!

Simone Marques

05/07/2017 17:18

#VoosMaisAltos: Conheça o acadêmico incansável que já faz a segunda graduação na FISUL

Egresso de Administração, Jonathan quer voar mais alto e faz Ciências Contábeis. Saiba o motivo!

Simone Marques

22/06/2017 21:45

#PROFISSÕESDEFUTURO: Auditoria é uma das carreiras promissoras do momento!

Confira mais novidades na entrevista com o professor de Ciências Contábeis da FISUL, Bruno Teixeira.

Simone Marques

09/06/2017 20:51

#PROFISSÕES DE FUTURO: Gestão em RH - a necessidade que atinge profissionais de todas as áreas

Saiba as perspectivas para a carreira em Gestão de RH em nossa segunda matéria da série!

Simone Marques

02/06/2017 22:33

​Mais do que fazer um curso: a FISUL é onde você aprende a construir suas vitórias

A FISUL pega junto com você! ​Dê o primeiro passo para voar mais alto e realizar os seus sonhos com a gente!

Simone Marques

13/04/2017 21:14

STARTE-SE! Saiba como encontrar um propósito e vencer a preguiça de fazer o que precisa ser feito

Já pensou se todo o seu futuro dependesse de 5 minutos de decisão? Descubra aqui o seu propósito e supere-se!

Simone Marques

07/04/2017 13:00

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro

“Lembranças de Infância”: série da FISUL propõe viagem lúdica como autoconhecimento. Confira!

Simone Marques

04/04/2017 19:16

Qualificação: FISUL oferece mais de 40 cursos de extensão

Que tal estar pronto para uma nova etapa profissional? Invista em sua formação e inscreva-se!

Simone Marques

Últimas Notícias

15/10/2019 20:56

Treinamento Google: Máquina de Vendas

A Faculdade FISUL, em parceira com a Agência Vizz, realiza no dia 1º de novembro, o treinamento “Google: Máquina de Vendas”.

Faculdade FISUL

04/10/2019 18:46

Fenachamp 2019 é aberta oficialmente

A FISUL está presente na 16ª edição da festa com um stande no Pavilhão A

Faculdade FISUL

01/10/2019 19:53

FISUL abre as portas para o Acadêmico Por Um Dia

O evento é destinado a estudantes do ensino médio e demais interessados em conhecer a FISUL

Faculdade FISUL

27/09/2019 18:06

Acadêmicos do Direito realizam visita técnica ao TJ-RS

Além de conhecer um pouco da história e do funcionamento, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento.

Faculdade FISUL

16/09/2019 19:45

FISUL é homenageada pelos 15 anos de atuação

A FISUL participou na manhã desde domingo, 15, do Desfile Cívico de Garibaldi, em comemoração à Independência do Brasil.

Faculdade FISUL

10/09/2019 18:42

Desfile Cívico ocorrerá no dia 15 de setembro

A FISUL, que comemora 15 anos de atuação e o Lions Clube Garibaldi são as entidades homenageadas pelo município.

Faculdade FISUL

28/08/2019 18:43

Artigos de acadêmicos e professores da FISUL são aprovados em Mostra Científica

Quatro artigos de acadêmicos e professores do Curso de Administração e Ciências Contábeis foram aprovados, na XIX Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, na Universidade de Caxias do Sul.

Faculdade FISUL

09/08/2019 14:19

EduCONNECT: acadêmicos da FISUL ainda mais conectados

EduCONNECT, aplicativo desenvolvido para Android e iOS, unifica e disponibiliza as informações do portal acadêmico da FISUL

Faculdade FISUL

24/07/2019 18:44

FISUL lança Pós em Gestão e Estratégica em Turismo-Serra Gaúcha

O curso tem como público alvo os profissionais graduados em diversas áreas com interesse em se especializar em novas técnicas do segmento, com foco no desenvolvimento regional.

Faculdade FISUL

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!