Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Lembranças de Infância – A emoção do carrinho de rolimã!

Simone Marques 28/04/201721:00 #Lembranças de Infância#Séries#Projeto de vida
Entenda como o lado lúdico ajuda a criatividade, o aprendizado e a capacidade de adaptação.

Dava aquele frio na barriga lomba abaixo! O carrinho de rolimã emocionava a gurizada na disputa de corridas em ladeiras. Meninos e meninas construíam os carrinhos à mão, a marteladas, com restos de madeira, pregos e rolimãs − rolamentos de carros que as mecânicas jogavam fora. Nos anos 70 as crianças brincavam na rua, em turmas, geralmente correndo, pulando, muito agitadas e travessas.

No alvoroço dos campeonatos havia regras claras para um piloto não prejudicar o outro com manobras como o “cavalo-de-pau” (em que o motorista freia radicalmente a 90 graus e fecha a frente do adversário) e outras “marmeladas”. Hoje, é preciso usar joelheiras, capacete e proteção de cotovelos. Como não existiam normas de segurança, todo mundo saía da corrida um pouco machucado: dores e frustrações fazem parte das competições, de vitórias e derrotas de crianças e também da vida adulta.

Por meio da ação de brincar, a criança lida melhor com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro. Jamais deixamos de ser crianças: o lado lúdico é responsável por nossa capacidade criativa, pelo aprendizado e pela adaptação. A capacidade de brincar é saudável e promove nosso desenvolvimento humano, do início ao final da vida.

Quando construímos nosso futuro podemos utilizar nossas memórias de infância para dar um significado a quem somos e a quem queremos ser amanhã. Um ser humano só é verdadeiramente humano quando brinca, quando fantasia, disse Friedrich Schiller, poeta, filósofo, físico, historiador e dramaturgo alemão.

E você, gostava de quais brincadeiras na infância? Compartilhe suas lembranças com a gente! Envie sua mensagem direto pelo aplicativo do Facebook!

Veja mais sobre como o brincar é importante para todos nós.

Acompanhe a série “Lembranças de Infância”:

Você sabia? Lembrar da infância ajuda a entender quem você é hoje e influencia o seu futuro.

Bolhas de sabão, telefone sem fio: veja outras brincadeiras infantis que a FISUL está resgatando lá no Facebook.

Leia aqui um trecho do livro “O Que as Lembranças de Infância Revelam Sobre Você”, de  Kevin Leman.