FISUL une teoria e prática em Gestão de Recursos Humanos

Simone Marques 26/10/201621:00 #Gestão de Recursos Humanos#RH#Sicredi#dicas
Acadêmicos receberam o gestor da Sicredi Serrana. Saiba ainda: os 5 pontos fortes do Gestor de RH.

Em um mercado altamente competitivo, tanto para empresas quanto para profissionais, é preciso estar em constante inovação, ter motivação e o ambiente de trabalho é aliado disso. Uma empresa é feita de pessoas. Seus colaboradores formam um ecossistema, dentro do qual passam boa parte de suas vidas. Neste ambiente, o gestor de Recursos Humanos é fundamental.

“Funcionário satisfeito dá retorno para a empresa. Políticas de gestão de pessoas incentivam também a permanência e o bem-estar do colaborador. O gestor de Recursos Humanos é o agente de mudanças, alinhando todos os colaboradores e setores para que trabalhem em conjunto, de forma sistêmica”, explica a professora Marlene Webber, da disciplina de Fundamentos de Recursos Humanos da FISUL e também coordenadora do curso de Gestão de RH.

No intuito de oferecer um ensino de excelência, a disciplina de Fundamentos de Recursos Humanos traz em sua proposta curricular seminários, nos quais os estudantes da graduação coordenam atividades que unem teoria à prática.

Com este intuito, eles receberam, nesta quarta-feira, 26, o gerente de gestão de pessoas da Sicredi Serrana RS, Fabricio Cambruzzi, que trouxe experiências e exemplos bem-sucedidos aplicados na cooperativa de crédito da região. A atividade foi coordenada pelos acadêmicos Gustavo Locatelli, Maristela Trevisol e Renata Tonolli.

“Estamos preparando os acadêmicos da FISUL para um mercado exigente e multifuncional, em que o gestor de Recursos Humanos faz toda a diferença em uma empresa”, diz Marlene Webber.

Para a professora, um profissional de sucesso em Gestão de Recursos Humanos deve possuir cinco características básicas:

1. Ser um bom comunicador, para alinhar todos os setores da empresa.
  2. Estar constantemente atualizado com o mercado. Educação contínua, para aprimorar habilidades e competências.
  3. Ser preocupado com cada colaborador, saber dar feedback, apontando seus acertos e equívocos. Preocupar-se também com o conjunto de colaboradores.
  4. Conhecer e unir todas as áreas da empresa, para potencializar o capital humano de cada setor.
  5. Trabalhar de forma sistêmica com todas as áreas da empresa, observando detalhes do cotidiano dos colaboradores, para ter condições de oferecer sua ajuda da forma mais adequada possível à empresa e às pessoas que formam esse ecossistema.

Saiba mais sobre o curso de Gestão em Recursos Humanos da FISUL.