Vestibular Agendado - 2022

FISUL recebe sessão do Tribunal do Júri

Simone Marques 22/03/2016 11:00 #Notícias
Julgamento será presidido pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece dia 28, no auditório da Faculdade

A FISUL será sede de um Tribunal do Júri no dia 28 de março para o julgamento de um caso de homicídio doloso ocorrido em Garibaldi em 2014. A escolha é um fato inédito na história da faculdade. A sessão judicial será presidida pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece no auditório da FISUL, a partir das 9h30min e é aberta ao público.

O magistrado explica o motivo da preferência em realizar este júri popular em um espaço de conhecimento como a FISUL: ‘Há necessidade de divulgação e participação da comunidade nesse tipo de julgamento e, por outro lado, o júri, na Academia, sinaliza e expõe aos acadêmicos de Direito o fato de que eles já compõem a comunidade jurídica, para com a qual passam a ter compromisso de colaboração, seja pela pesquisa científica, seja pelo juízo crítico baseado no conhecimento, seja pela prática forense”.

“Para a FISUL é um prestígio, especialmente para o Curso de Direito, ter sido lembrada pelo Poder Judiciário para sediar uma Sessão do Tribunal do Júri”, afirma a coordenadora do Curso de Direito, a advogada Vera Lucia Della Valle Biolchi. Ela destaca a importância do aspecto educacional de apresentar o julgamento aos estudantes da FISUL: “Embora o Curso de Direito ainda não esteja no nível que trata dos conhecimentos desta área, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de uma experiência viva de um evento jurídico real”.

Ser escolhida como espaço de um julgamento público mostra a valorização da entidade de forma abrangente, segundo a diretora-geral da FISUL, Marlene Nichel: “Cada vez mais a FISUL é reconhecida, não apenas pelo Ministério da Educação, mas especialmente na sociedade em que atua, através dos diversos projetos que a colocam em relação recíproca, interagindo com as entidades públicas e privadas. Somente uma instituição que consegue se legitimar por sua atuação é que desperta e instiga esta sociedade a fazer parcerias. Este evento demonstra o respeito com que a FISUL é vista em importante segmento da sociedade, como é o Poder Judiciário”, enfatiza.

Em uma Sessão do Tribunal do Júri, os jurados são sorteados entre os integrantes de um grupo que é previamente escolhido pelo Poder Judiciário entre os membros da comunidade. Sob juramento, eles decidem sobre a matéria do crime e se o acusado deve ser absolvido.  Este é um mecanismo de exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade, na avaliação do juiz da Comarca de Garibaldi. “O Tribunal do Júri tem competência para decidir os crimes dolosos contra a vida e o julgamento está a cargo de membros da comunidade, de modo que suas decisões serviriam para indicar o posicionamento dos cidadãos garibaldenses perante tal ou qual tipo de conduta.”

17/10/2021 19:12

Vestibular Agendado da FISUL será em dezembro

A Faculdade FISUL, de Garibaldi, está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2022, que ocorrerá entre os dias 01 e 07 de dezembro

14/10/2021 16:54

Empreendedor Antonio Nodari é o convidado do FISUL Personalidades 2021

O evento chega na 16ª edição e será realizado no formado híbrido

23/09/2021 19:05

Parceria entre FISUL e UNISINOS realiza aulas do Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis, em Garibaldi

A primeira aula foi realizada nesta sexta-feira, dia 24, na FISUL

07/09/2021 21:01

Semana Acadêmica FISUL debate “As Organizações no Contexto da Pandemia”

O evento é organizado em parceria entre a Direção Acadêmica e o Diretório Acadêmico e será no formato híbrido

08/08/2021 16:47

Programa “FISUL Comunidade”: uma forma de aprender

O programa visa estimular projetos de interação dos estudantes com a comunidade, por meio de atividades acadêmicas que proporcionem a troca de saberes e de experiências.

08/08/2021 14:36

FISUL oferece novo MBA em Mercado Financeiro e de Capitais

A qualificação na área é uma oportunidade para inserção no mercado, de forma competitiva

25/06/2021 18:43

FISUL retoma segundo semestre em 02 de agosto

Os futuros e os atuais alunos iniciarão as aulas no formato híbrido e assim seguirão até a retomada da normalidade, pós pandemia.

02/05/2021 21:43

Volta às aulas presenciais na FISUL 2021

Confira como será o retorno das atividades acadêmicas na Faculdade

06/04/2021 21:53

Aulas da segunda turma do MBA para o Setor Elétrico iniciaram nesta quarta

A especialização tem como público-alvo profissionais que exerçam funções para às quais é indispensável uma visão gerencial do setor de energia elétrica

25/03/2021 16:52

Segunda turma do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico tem aula inaugural

O curso é focado no contexto regulatório, que engloba geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil.

25/02/2021 15:37

FISUL adapta seu funcionamento aos protocolos de bandeira preta

A Faculdade FISUL vem desenvolvendo suas atividades com rigorosa observância dos protocolos de combate à pandemia.

23/11/2020 16:00

Alunos da FISUL realizam ação ambiental de coleta de resíduos doméstico

Valorizar o descarte de resíduos de papel oriundos do lixo doméstico e destiná-los à reciclagem, como forma de reduzir o impacto sobre o meio ambiente e transformá-los em fonte de renda para os recicladores, tem sido a proposta do projeto “Educação Ambiental Residencial: Valorização de Resíduos”.