Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

FISUL recebe sessão do Tribunal do Júri

Simone Marques 22/03/201611:00 #Eventos
Julgamento será presidido pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece dia 28, no auditório da Faculdade

A FISUL será sede de um Tribunal do Júri no dia 28 de março para o julgamento de um caso de homicídio doloso ocorrido em Garibaldi em 2014. A escolha é um fato inédito na história da faculdade. A sessão judicial será presidida pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece no auditório da FISUL, a partir das 9h30min e é aberta ao público.

O magistrado explica o motivo da preferência em realizar este júri popular em um espaço de conhecimento como a FISUL: ‘Há necessidade de divulgação e participação da comunidade nesse tipo de julgamento e, por outro lado, o júri, na Academia, sinaliza e expõe aos acadêmicos de Direito o fato de que eles já compõem a comunidade jurídica, para com a qual passam a ter compromisso de colaboração, seja pela pesquisa científica, seja pelo juízo crítico baseado no conhecimento, seja pela prática forense”.

“Para a FISUL é um prestígio, especialmente para o Curso de Direito, ter sido lembrada pelo Poder Judiciário para sediar uma Sessão do Tribunal do Júri”, afirma a coordenadora do Curso de Direito, a advogada Vera Lucia Della Valle Biolchi. Ela destaca a importância do aspecto educacional de apresentar o julgamento aos estudantes da FISUL: “Embora o Curso de Direito ainda não esteja no nível que trata dos conhecimentos desta área, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de uma experiência viva de um evento jurídico real”.

Ser escolhida como espaço de um julgamento público mostra a valorização da entidade de forma abrangente, segundo a diretora-geral da FISUL, Marlene Nichel: “Cada vez mais a FISUL é reconhecida, não apenas pelo Ministério da Educação, mas especialmente na sociedade em que atua, através dos diversos projetos que a colocam em relação recíproca, interagindo com as entidades públicas e privadas. Somente uma instituição que consegue se legitimar por sua atuação é que desperta e instiga esta sociedade a fazer parcerias. Este evento demonstra o respeito com que a FISUL é vista em importante segmento da sociedade, como é o Poder Judiciário”, enfatiza.

Em uma Sessão do Tribunal do Júri, os jurados são sorteados entre os integrantes de um grupo que é previamente escolhido pelo Poder Judiciário entre os membros da comunidade. Sob juramento, eles decidem sobre a matéria do crime e se o acusado deve ser absolvido.  Este é um mecanismo de exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade, na avaliação do juiz da Comarca de Garibaldi. “O Tribunal do Júri tem competência para decidir os crimes dolosos contra a vida e o julgamento está a cargo de membros da comunidade, de modo que suas decisões serviriam para indicar o posicionamento dos cidadãos garibaldenses perante tal ou qual tipo de conduta.”