FISUL recebe sessão do Tribunal do Júri

Simone Marques 22/03/201611:00 #Eventos
Julgamento será presidido pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece dia 28, no auditório da Faculdade


A FISUL será sede de um Tribunal do Júri no dia 28 de março para o julgamento de um caso de homicídio doloso ocorrido em Garibaldi em 2014. A escolha é um fato inédito na história da faculdade. A sessão judicial será presidida pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece no auditório da FISUL, a partir das 9h30min e é aberta ao público.

O magistrado explica o motivo da preferência em realizar este júri popular em um espaço de conhecimento como a FISUL: ‘Há necessidade de divulgação e participação da comunidade nesse tipo de julgamento e, por outro lado, o júri, na Academia, sinaliza e expõe aos acadêmicos de Direito o fato de que eles já compõem a comunidade jurídica, para com a qual passam a ter compromisso de colaboração, seja pela pesquisa científica, seja pelo juízo crítico baseado no conhecimento, seja pela prática forense”. 

“Para a FISUL é um prestígio, especialmente para o Curso de Direito, ter sido lembrada pelo Poder Judiciário para sediar uma Sessão do Tribunal do Júri”, afirma a coordenadora do Curso de Direito, a advogada Vera Lucia Della Valle Biolchi. Ela destaca a importância do aspecto educacional de apresentar o julgamento aos estudantes da FISUL: “Embora o Curso de Direito ainda não esteja no nível que trata dos conhecimentos desta área, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de uma experiência viva de um evento jurídico real”. 

Ser escolhida como espaço de um julgamento público mostra a valorização da entidade de forma abrangente, segundo a diretora-geral da FISUL, Marlene Nichel: “Cada vez mais a FISUL é reconhecida, não apenas pelo Ministério da Educação, mas especialmente na sociedade em que atua, através dos diversos projetos que a colocam em relação recíproca, interagindo com as entidades públicas e privadas. Somente uma instituição que consegue se legitimar por sua atuação é que desperta e instiga esta sociedade a fazer parcerias. Este evento demonstra o respeito com que a FISUL é vista em importante segmento da sociedade, como é o Poder Judiciário”, enfatiza.

Em uma Sessão do Tribunal do Júri, os jurados são sorteados entre os integrantes de um grupo que é previamente escolhido pelo Poder Judiciário entre os membros da comunidade. Sob juramento, eles decidem sobre a matéria do crime e se o acusado deve ser absolvido.  Este é um mecanismo de exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade, na avaliação do juiz da Comarca de Garibaldi. “O Tribunal do Júri tem competência para decidir os crimes dolosos contra a vida e o julgamento está a cargo de membros da comunidade, de modo que suas decisões serviriam para indicar o posicionamento dos cidadãos garibaldenses perante tal ou qual tipo de conduta.”
 

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Notícias relacionadas

18/10/2016 16:26

Professora da FISUL é convidada para evento na CIC

Simone Chies exaltou o ensino da FISUL como um dos melhores do país.

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques

17/10/2016 10:00

Curso de Direito promove III Aula Aberta

Evento acontece neste sábado, dia 22, com a exibição do longa "Doze homens e uma sentença".

Andionara Boaro

04/10/2016 08:00

FISUL realiza "Acadêmico por um Dia" com sorteio de tablet

Estudantes do Ensino Médio concorrem também a uma disciplina de graduação.

Andionara Boaro

21/09/2016 19:16

"FISUL Personalidades" tem nova data

O acionista da Todeschini, José Eugênio Farina, está gripado. Evento acontecerá dia 13 de outubro.

Simone Marques

20/09/2016 13:00

FISUL Personalidades apresenta José Eugênio Farina

Empresário é um dos acionistas da Todeschini, empresa que lidera a indústria moveleira no país.

Andionara Boaro

30/08/2016 09:45

Te liga vivente: #GaudériosdaFISUL já está nas redes sociais

Podem participar os estudantes da FISUL que postarem suas fotos com #GauderiosdaFISUL.

Simone Marques

27/06/2016 03:11

FISUL e OAB realizam Seminário sobre o Novo Código de Processo Civil

Evento conta com a participação de juristas que vão tratar sobre as atualizações do CPC.

Andionara Boaro

Últimas Notícias

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

29/06/2020 15:32

Apresentações de TCCs da FISUL serão remotas

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, os concluintes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentarão seus trabalhos finais.

faculdade Fisul

05/05/2020 18:37

FISUL institui Comitê de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem motivado a FISUL a perseverar nos cuidados que serão exigidos no novo normal que está por vir. Com este propósito, através de portaria da direção geral, foi instituído o Comitê de Saúde.

faculdade Fisul

01/05/2020 09:57

FISUL prorroga suspensão das atividades presenciais

A FISUL informa que as atividades acadêmicas permanecem na modalidade online e que a retomada das presenciais dependerá das novas orientações das autoridades.

faculdade Fisul

27/04/2020 16:58

Professores da FISUL publicam artigo com tema inédito em marketing

Ricardo Antonio Reche e Adriana Locatelli Bertolini tiveram recentemente publicado um ensaio teórico, na revista científica Ciências & Cognição da UFRJ.

faculdade Fisul

24/04/2020 22:16

Egressa da FISUL tem artigo publicado em revista científica nacional

A egressa do curso de Administração, da FISUL, Rochele Rigatti Debona, teve artigo científico publicado em revista que é referência nacional em trabalhos na área da Administração.

faculdade Fisul

06/04/2020 19:50

Biblioteca disponibiliza atendimento remoto para estudantes e professores

A Biblioteca da FISUL está fechada para atendimento presencial como medida preventiva à proliferação do coronavírus (Covid-19).

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!