FISUL homenageia o Dia do Profissional da Contabilidade

Simone Marques 24/04/201721:55 #Ciências Contábeis#Dia da Contabilidade#Profissõ
A Contabilidade é uma das áreas que mais oferecem oportunidades de trabalho hoje. Saiba mais sobre esta profissão fascinante!

Uma das profissões mais importantes do País celebra neste 25 de abril os seus 91 anos. Nesse dia, em 1926, o senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da profissão contábil no Congresso Nacional, regulamentada pelo Decreto nº 20.158, de 30.06.1931, que organizou o ensino comercial no Brasil.

“Neste Dia do Profissional da Contabilidade gostaria de homenagear todos os profissionais que, com sua dedicação e paixão, engrandecem a Contabilidade. É uma profissão que vem a cada dia se renovando, cumprindo suas funções e sendo reconhecida pela sociedade. O contador, seja enquanto gestor de empresas, seja pelo uso de inovações tecnológicas ou como responsável pela geração de informações para tomada de decisão, tem o desafio de zelar pela transparência das informações de nossas instituições, oferecendo retorno a toda a sociedade”, afirma a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FISUL, professora Mônica Cichelero.

Importância social - A Contabilidade torna possível que o mundo dos negócios exista formalmente. É por meio das técnicas contábeis de registro que as pessoas jurídicas se integram na sociedade com transparência, informando sua situação econômica, financeira e patrimonial.

A Contabilidade é uma profissão de interesse social e possui um código de ética para nortear a conduta dos profissionais. Isso porque, em sua atuação, o profissional contábil apresenta, como resultado de seu trabalho, informações que devem transmitir confiança para o usuário, evitando sérios problemas à sociedade e ao país.

A pessoa jurídica não pertence aos seus donos, mas ao meio onde está instalada, ou seja, à sociedade, porque é a pessoa jurídica que gera emprego, que paga tributos, que arrecada e aplica recursos, enfim, que produz.

Profissão em expansão - De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a classe registra mais de 527 mil profissionais em plena atividade no Brasil. Esse número cresce a cada ano e a profissão se legitima como um mercado que abraça economia, finanças, gestão estratégica, entre outras áreas de conhecimento. A Contabilidade é uma das áreas que mais oferecem oportunidades de trabalho no cenário atual.

Após o registro, obtido por meio do Exame de Suficiência, o contador pode trabalhar como auditor, perito contábil, consultor financeiro, controller, entre outras áreas, zelando pelos patrimônios público e privado.

Em 2010, por força da Lei n.º 12.249 – uma das grandes conquistas da categoria –, o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há, no Brasil, 334.145 mil contadores e 193.476 técnicos em contabilidade. Entre os contadores, 34,48% são homens e 28,84% são mulheres.

A FISUL tem orgulho de seu curso de Ciências Contábeis, que registra aprovação de 80% dos seus acadêmicos (2016) no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Este resultado significa que a FISUL aprova 4 vezes mais que a média nacional. No Brasil, a média de aprovados foi de apenas 21%. No Rio Grande do Sul, o percentual também foi baixo, ficando em 31%.

E por que a FISUL aprova 4 vezes mais que a média nacional? A resposta, de acordo com a professora Mônica Cichelero, envolve um conjunto de conhecimentos e corpo docente com alto padrão de qualidade, entre outros motivos.

“Assim como nossa grade curricular, cujos conteúdos são interligados com outras áreas, nossos professores são atualizados e empenhados em formar profissionais de alto nível, capacitados para atender ao mercado contábil, em suas mais diversas e complexas áreas de atuação”, salienta.

A FISUL e seus professores parabenizam a todos os profissionais de Ciências Contábeis!

Saiba por que o curso de Ciências Contábeis da FISUL aprova 4 vezes mais que a média nacional.

Conheça o curso de Ciências Contábeis da FISUL.