FISUL apresenta VI Semana dos Direitos Humanos

Simone Marques 04/07/201610:00 #Direitos Humanos
Evento traz discussões sobre violações de direitos e exposição do fotógrafo Sidinei Brzuska

De 22 a 23 de agosto, acontece a VI Semana dos Direitos Humanos na Faculdade FISUL. O evento apresentará paineis com discussões sobre o tema e uma exposição do fotógrafo Sidinei Brzuska, Juiz da Execução Criminal de Porto Alegre. O tratamento aos presos é um termômetro da evolução dos direitos humanos de um Estado. O trabalho tão singular de Brzuska, e de todos aqueles que questionam e criticam o cárcere, merece a maior visibilidade e o maior debate possível.

Brzuska fotografa os presos e as condições do cárcere. Mais do que mostrar uma imagem, contudo, apresenta o retrato da condição humana ao ilustrar o local aonde relegamos os desviantes. Ele traz em seu trabalho o estado da arte da defesa dos direitos humanos no Brasil: se é o cárcere o locus privilegiado para violações de direitos fundamentais, é também peça indispensável ao seu estudo.

Para trazer à tona este importante debate, a já tradicional Semana de Direitos Humanos da Faculdade FISUL, em sua sexta edição, convida pesquisadores preocupados com as situações de presídios, para, a partir das fotografias de Brzuska sobre o cárcere, questionar a perversidade ali velada.

Participam dos paineis os professores Ms. Felipe Lazzari da Silveira, Ms. Bruno Silveira RIgon, Dr. Jader Marques, Ms. Leandro Ayres França e Ms. Fernanda Bassani. Na ocasião serão sorteados livros que tratam deste tema do ponto de vista crítico. O evento tem entrada franca e é aberto a toda a comunidade.