FATI realiza Sarau Literário

Andionara Boaro 14/07/201609:54 #FATI
Integrantes da Faculdade Aberta da Terceira Idade apresentaram suas produções textuais à comunidade acadêmica

Saber degustar um bom texto contribui para uma vida cultural e social mais prazerosa. Com esta experiência vivenciada pelas integrantes da Faculdade Aberta da Terceira Idade – FATI – após vários encontros coordenados pela professora Me. Maria Júlia Padilha Macagnan realizou-se o Sarau Literário na tarde da última terça-feira, 12 de julho.

“Ler e escrever com prazer e ludicidade: textos literários curtos”, foi o módulo no qual as alunas trabalharam, de forma lúdica e participativa, textos de autores nacionais. No Sarau o grupo socializou e oralizou poesias e crônicas produzidas a partir de seus próprios escritos. Também, na mesma oportunidade confeccionou o “Varal da Criatividade” e compartilhou as produções com a comunidade acadêmica da FISUL.

De acordo com a professora Maria Júlia, para a tarefa foram consideradas as peculiaridades das alunas de forma a instigá-las à leitura e à produção. “Inicialmente, pela especificidade do grupo, foi desafiador. Se conseguisse despertar o gosto pela leitura destes tipos de textos e instigasse algumas a produzirem já me consideraria satisfeita! Porém, o resultado foi além das expectativas, todas que participaram e se permitiram superar dificuldades iniciais produziram mais de um texto cada uma! Sinto-me gratificada!"

A FATI é um espaço que além de permitir a atualização e a reciclagem de conhecimentos e a troca de saberes, também possibilita a vivência de novas experiências, além das vivenciadas no cotidiano familiar e assim propõe resignificar o papel do idoso na contemporaneidade.

O Sarau também teve a participação das alunas do curso de Linguagem Brasileira de Sinais – Libras – que homenagearam as integrantes da FATI com a interpretação da música "Eu Sei", de Papas da Língua. O curso de LIBRAS é parte do projeto de acessibilidade que vem sendo implantado na FISUL.