ESCOLA AGRÍCOLA DA SERRA FORMA PRIMEIRAS TURMAS

Faculdade FISUL 23/12/201711:05 #EFASERRA#Escola Agrícola#Pedagogia
Com determinada obstinação foi possível implantar a Pedagogia da Alternância ao meio rural.


No final da tarde de sábado, dia 16 de dezembro, 24 estudantes da EFASERRA se graduaram como técnicos agrícolas na Terceira Légua, distrito da Cidade de Caxias do Sul. São os primeiros estudantes da escola implantada em maio de 2013 na cidade de Garibaldi. Dois anos depois da autorização para funcionamento na Faculdade FISUL de Garibaldi, a escola se transferiu para o município de Caxias do Sul, onde os estudantes se instalaram em um prédio com as condições necessárias para desenvolver a metodologia de alternância necessária para esta formação.

A EFASERRA é a segunda escola EFA instalada no Rio Grande do Sul, sendo a primeira em Santa Cruz do Sul, implantada em 2009. Esta metodologia foi trazida da França ao Brasil pelo italiano Sérgio Zamberlam em 1968, mais precisamente no Espírito Santo. Atualmente, já são mais de 150 EFAs no Brasil.

A Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros na propriedade rural da família. Nas aulas na escola o estudante trabalha as teorias e práticas e durante o tempo em casa aplica os conceitos aprendidos. Esta é uma pedagogia que busca fixar e manter os filhos dos agricultores na propriedade rural, evitando o êxodo para as cidades maiores e também objetivando que a propriedade seja transformada em um negócio viável – agronegócio – para quando os pais se aposentarem, ou mesmo antes disso – que os filhos possam viabilizar a continuidade e melhorar a as práticas iniciadas anos antes.

A EFASERRA passou por muitas dificuldades desde a sua implantação e, de acordo com os pronunciamentos dos fundadores na solenidade, graças à obstinação dos fundadores, pais, dirigentes, colaboradores, professores, parceiros e amigos, a Escola hoje está consolidada e ainda vai ajudar muitas famílias e muitas propriedades rurais a se manterem e prosperarem, produzindo alimentos de qualidade para a população consumir.

A solenidade de formatura contou com a presença de muitas autoridades das diversas cidades parceiras que contribuem para a manutenção da EFA. Pais, amigos, ex e atuais professores, monitores, amigos e admiradores deste projeto estavam presentes para homenagear os estudantes que se formavam.

Os discursos foram emocionados, emocionantes e sinceros e mostraram que com obstinação e fé inabalável é possível se fazer educação de qualidade, mesmo que esta não seja uma educação conhecida ou tradicional.

A diretora geral da Faculdade FISUL prestigiou o evento e reviu os amigos que iniciaram a Escola em 2013: Jorge Mariani: Primeiro presidente e atual vice-presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), Gilmar Cantelli: Primeiro tesoureiro e atual vice-tesoureiro; Ivone Manica: Primeira diretora e atual professora; Adair Possebon: Secretario Executivo da Associação Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Últimas Notícias

19/09/2020 16:10

FISUL retoma as aulas presenciais na segunda-feira

Faculdade seguirá rígidos protocolos para garantir a segurança da saúde dos estudantes

faculdade Fisul

09/09/2020 15:29

Faculdade FISUL realiza a I Jornada de Direito

O evento reunirá juristas para debater três importantes temas: relação entre processo e ideologia, o comentado pacote anticrime e mecanismos para o enfrentamento da crise.

faculdade Fisul

13/08/2020 16:58

FISUL oferta MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico com aulas remotas

A FISUL lança o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico e amplia sua área de atuação.

admin

12/08/2020 18:41

FISUL lança curso 100% remoto para profissionais liberais

Conectada com o desenvolvimento, a FISUL amplia sua área de atuação e lança o curso de extensão em Gestão e Investimentos para Profissionais Liberais, com aulas 100% remotas.

admin

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

29/06/2020 15:32

Apresentações de TCCs da FISUL serão remotas

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, os concluintes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentarão seus trabalhos finais.

faculdade Fisul

05/05/2020 18:37

FISUL institui Comitê de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem motivado a FISUL a perseverar nos cuidados que serão exigidos no novo normal que está por vir. Com este propósito, através de portaria da direção geral, foi instituído o Comitê de Saúde.

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!