ESCOLA AGRÍCOLA DA SERRA FORMA PRIMEIRAS TURMAS

Faculdade FISUL 23/12/201711:05 #EFASERRA#Escola Agrícola#Pedagogia
Com determinada obstinação foi possível implantar a Pedagogia da Alternância ao meio rural.

No final da tarde de sábado, dia 16 de dezembro, 24 estudantes da EFASERRA se graduaram como técnicos agrícolas na Terceira Légua, distrito da Cidade de Caxias do Sul. São os primeiros estudantes da escola implantada em maio de 2013 na cidade de Garibaldi. Dois anos depois da autorização para funcionamento na Faculdade FISUL de Garibaldi, a escola se transferiu para o município de Caxias do Sul, onde os estudantes se instalaram em um prédio com as condições necessárias para desenvolver a metodologia de alternância necessária para esta formação.

A EFASERRA é a segunda escola EFA instalada no Rio Grande do Sul, sendo a primeira em Santa Cruz do Sul, implantada em 2009. Esta metodologia foi trazida da França ao Brasil pelo italiano Sérgio Zamberlam em 1968, mais precisamente no Espírito Santo. Atualmente, já são mais de 150 EFAs no Brasil.

A Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros na propriedade rural da família. Nas aulas na escola o estudante trabalha as teorias e práticas e durante o tempo em casa aplica os conceitos aprendidos. Esta é uma pedagogia que busca fixar e manter os filhos dos agricultores na propriedade rural, evitando o êxodo para as cidades maiores e também objetivando que a propriedade seja transformada em um negócio viável – agronegócio – para quando os pais se aposentarem, ou mesmo antes disso – que os filhos possam viabilizar a continuidade e melhorar a as práticas iniciadas anos antes.

A EFASERRA passou por muitas dificuldades desde a sua implantação e, de acordo com os pronunciamentos dos fundadores na solenidade, graças à obstinação dos fundadores, pais, dirigentes, colaboradores, professores, parceiros e amigos, a Escola hoje está consolidada e ainda vai ajudar muitas famílias e muitas propriedades rurais a se manterem e prosperarem, produzindo alimentos de qualidade para a população consumir.

A solenidade de formatura contou com a presença de muitas autoridades das diversas cidades parceiras que contribuem para a manutenção da EFA. Pais, amigos, ex e atuais professores, monitores, amigos e admiradores deste projeto estavam presentes para homenagear os estudantes que se formavam.

Os discursos foram emocionados, emocionantes e sinceros e mostraram que com obstinação e fé inabalável é possível se fazer educação de qualidade, mesmo que esta não seja uma educação conhecida ou tradicional.

A diretora geral da Faculdade FISUL prestigiou o evento e reviu os amigos que iniciaram a Escola em 2013: Jorge Mariani: Primeiro presidente e atual vice-presidente da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), Gilmar Cantelli: Primeiro tesoureiro e atual vice-tesoureiro; Ivone Manica: Primeira diretora e atual professora; Adair Possebon: Secretario Executivo da Associação Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul.