Vestibular de Inverno Agendado - 2020

Encontro discute políticas legislativas penitenciárias na FISUL

Andionara Boaro 08/11/201613:52 #Direito#Direito Penal#Cárcere
Acadêmicos de Direito Penal aprofundaram saberes sobre defesa social na legislação carcerária.

O professor de Direito Penal da FISUL, Bruno Silveira Rigon, convidou, na noite de segunda-feira, 7, o advogado e mestre em Ciências Sociais pela PUC-RS, James William Santos, para contribuir com sua aula acerca das políticas legislativas penitenciárias e a influência das escolas penais e seus núcleos históricos.

Durante o encontro com os acadêmicos, o convidado abordou alguns aspectos da sua recente pesquisa intitulada “O Estado do Punir no Brasil: Uma Análise do Processo Legislativo em Execução Penal Pós-Abertura Política entre Ambiguidades Histórico-Discursivas”. O tema trata das legislações carcerárias relativas à vida de presidiários intracárcere.

“Os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprofundar os estudos sobre as influências da defesa social na legislação carcerária brasileira”, salientou o advogado.

Para Rigon, professor de Direito Penal da FISUL, é necessário conhecer as influências destas escolas para entender o futuro, pois a “história não é algo do passado, ela está bem presente”.

A aula teve por objetivo oportunizar aos acadêmicos uma visão da importância das escolas penais no processo legislativo, principalmente na defesa social, e a relevância do processo histórico na compreensão dos princípios do Direito Penal.