Educação financeira: como administrar o seu dinheiro para pagar a faculdade e realizar-se!

Simone Marques 23/03/201718:38 #Educação financeira#Dicas#Projeto de vida
Veja 10 dicas para você economizar, sair do “aperto” e alcançar seus objetivos.

Caro acadêmico, 2017 é o ano de sua vida! É isso mesmo, é possível dar o “pulo do gato” ao longo deste ano, pagar a faculdade com menos preocupação e realizar os seus sonhos em breve. Como? Você precisa apenas de motivação para economizar de forma consciente.

Não é fácil priorizar os gastos, todo mundo sabe. Por isso, a FISUL traz para você 10 dicas sobre como economizar dinheiro para alcançar os seus objetivos de longo prazo e sair do “aperto” no curto prazo. Vamos lá?

1. Faça uma lista de suas despesas. Retire um tempinho no fim de semana para anotar os seus gastos em uma planilha. Parece chato, não é mesmo? Mas saiba que é o primeiro passo para ter o controle de suas despesas. Aqui entra uma dica extra: guarde todas as notas e canhotos de pagamentos/despesas, para saber com exatidão o que é prioridade e o que não é.

2.– Priorize já! Com a lista em mãos, você saberá onde pode cortar despesas – tais como lazer e compras não planejadas. Durante a graduação, você provavelmente vai precisar comprar livros e pagar as mensalidades do curso. Não sinta pena de abrir mão de alguma diversão. Ela pode ser adiada agora para você colher os frutos em breve.

3. Carona vem bem. Se você usa automóvel ou pega ônibus para ir para a faculdade, uma dica que pode ajudar a economizar é rachar uma carona com seus colegas, dividindo o combustível. Você pode organizar também uma carona para cada dia, caso seus colegas estudem em dias diferentes.

4. Deixe o cartão de crédito em casa. Este é um dos maiores facilitadores dos gastos e endividamentos. A fatura no final do mês pode resultar em meses dos seus rendimentos comprometidos com juros exorbitantes. Use o cartão apenas em situações emergenciais. Inteligência mesmo é sair de casa com um valor básico em dinheiro, que você vai definir ao planejar o mês.

5. Bolsa de estudos ou trabalho? As bolsas estão escassas desde que o governo federal fez uma revisão dos gastos com a Educação. Está difícil pagar os estudos? Então não pense duas vezes em buscar um estágio em sua área de graduação. A FISUL é conhecida por seu excelente networking de alunos, muitos deles com negócios em andamento. Quem melhor que um colega para ajudar a “pegar junto”? Além disso, você pode encontrar um plano que caiba nas suas possibilidades aqui mesmo, na faculdade.

6. E o financiamento estudantil? Está na mesma situação das bolsas, cada vez mais escasso. Mas a FISUL mantém uma série de benefícios financeiros para ajudar você a pagar os estudos numa boa. Fale com a gente, sempre podemos dar uma mão naquela hora de dificuldade!

7. Sobraram 100 reais? Guarde na poupança. Ainda é a melhor forma de ter uma reserva segura de dinheiro: você pode precisar para uma emergência. Resista à tentação de usar as sobras de dinheiro em supérfluos. Outra dica é manter um “porquinho” para depositar suas moedas. Parece pouco, mas em alguns meses você terá uns 20 ou 50 reais a mais. Aprenda a guardar cada centavo.

8. Para quem já se prepara para a formatura, também é essencial ter recursos extras para fechar a graduação com “chave de ouro”, depois de tanto esforço e dedicação ao longo do curso. Se você seguir algumas destas dicas, certamente terá menos preocupações no momento da festa!

9. Motivação é tudo. Para continuar motivado é preciso sempre ter objetivos concretos. Assim é possível manter a disciplina e economizar. Defina objetivos de curto prazo e organize-se para atingi-los.

10. DICA BÔNUS: Os 5 erros que você deve evitar

- Emprestar dinheiro para colegas/amigos. O mesmo vale para você: não peça dinheiro emprestado sem que haja uma urgência.

- Ter um limite de crédito acima das suas necessidades. É uma tentação ao gasto.

- Ostentação: roupas, acessórios, smartphones caros. Viva conforme seu padrão de vida para não entrar em apuros, como prestações e dívidas.

- Descontrole de pequenas despesas diárias. Descubra o quanto você pode gastar por dia e obedeça este limite.

A educação financeira é uma parte importante no planejamento de vida e no processo de maturidade. Estar consciente de que é preciso poupar e fazer alguns sacrifícios para realizar os seus sonhos desde já, certamente vai lhe render uma vida com perspectivas mais positivas.

Neste vídeo tem mais dicas valiosas para você saber como economizar e atingir sua independência financeira.

Gostou do nosso conteúdo ou acha que pode ajudar um amigo? Compartilhe!