Design Thinking: como construir uma vida melhor e inovadora

Simone Marques 08/03/201719:46 #Design thinking#Extensão#Qualificação profission
Saiba o que é design thinking e aprenda novas formas de impactar os negócios e também a sua vida pessoal.

“Design Thinking... uma vez contaminado, você nunca
mais será igual! Passará a ver as coisas de um jeito
diferente. Vai ter ideias e querer melhorar e transformar
cada experiência que tem ou conhece com pequenos
gatilhos de grande potencial de valor.”

(Isabela Moraes da Silva, ex-aluna da Escola Design Thinking)

Pense em um problema. Agora, ofereça uma solução inovadora. Você testou esta ideia? Como ela vai impactar nos negócios, na sociedade, na sua vida?

Existe um mundo novo surgindo e criar soluções novas é cada vez mais importante no trabalho, para todas as áreas e funções. Hoje também é muito comum as pessoas mudarem os rumos de suas profissões em busca de mais qualidade de vida.

Escolher novos caminhos, optar por uma nova carreira, desenvolver um plano inovador para um produto, para os negócios ou simplesmente dar uma guinada na vida pessoal: o design thinking é uma ferramenta que tem se tornado popular em ambientes de inovação, ajudando a resolver diversos aspectos desafiadores da atualidade, da esfera pessoal à profissional. Mas o que é e de onde veio o design thinking?

O design thinking surgiu como um modelo mental e se transformou em processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas. É também uma técnica de negócios que converte necessidades em demandas. Sua abordagem é centrada na empatia, na colaboração e no aspecto humano, buscando resolver problemas e ajudar as pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas.

A questão principal do design thinking é sua relação humana. Assim, é um método amplo que ajuda a construir um plano de vida, e não apenas pensar em uma carreira ou estratégia de negócios. Isso vale tanto para quem ainda está na faculdade quanto quem está em busca de outra profissão.

Gostou da ideia? Pois a FISUL está com vagas abertas para o primeiro curso de Design Thinking na região. O curso vai trazer ideias e práticas sobre como funcionam as etapas deste modelo mental, gerando empoderamento pessoal para propor soluções criativas e inovadoras a novos ou antigos desafios.

As aulas serão apresentadas pela professora Marcia Diehl, mestre em Design Estratégico, com ampla experiência e formação acadêmica na área de Tecnologias de Informação e Comunicação. Atualmente, trabalha como professora nos cursos de Design, de Sistemas de Informação e de Administração, e desenvolve pesquisas na área de Design Estratégico.

Que tal empoderar-se para desenhar sua vida? Envie agora um e-mail para extensao@fisul.edu.br e inscreva-se!

Você sabia? ▪​ Na Universidade de Stanford existe uma disciplina chamada Design Your Life, que ajuda os estudantes a construírem um plano de vida por meio da metodologia do design thinking. Agora veja que surpreendente: segundo um dos professores da disciplina, o engenheiro Dave Evans, não devemos direcionar nossas escolhas por uma paixão.

Isso porque cerca de 80% das pessoas não sabem qual é a sua paixão ou têm mais de uma. Evans propõe que as pessoas prestem atenção em atividades que as levam a experimentar um “estado de fluxo”. Neste estado, a pessoa está próxima de um equilíbrio, não se sente sob pressão, ansiosa, estressada ou entediada: ela nem percebe o tempo passar! São as atividades que provocam este estado que seriam as melhores para definir a escolha profissional. Fica então a dica para você!

[+] BÔNUS

Quer saber mais sobre design thinking e se preparar para o nosso curso?
Baixe este e-book gratuito da Escola de Design Thinking: Design Thinking na Prática.