Descubra qual o perfil profissional que as empresas estão buscando em tempos de crise

Simone Marques 18/11/201614:48 #Administração#Qualificação#Mercado de Trabalho
O professor Ricardo Reche, coordenador do curso de Administração, revela as habilidades do momento. Confira!

Todo mundo sabe que a qualificação é fundamental, mas como saber para onde direcionar suas habilidades? Em tempos de crise, as empresas mudam estratégias e também buscam um perfil profissional diferenciado. O professor Ricardo Reche, coordenador do curso de Administração, conta aqui nesta entrevista que tipo de habilidades estão mais em alta no mercado atual.

− Qual o tipo de perfil está sendo valorizado, atualmente?

Ricardo Reche: As empresas estão buscando profissionais com espírito empreendedor, que abracem novas ideias. As pessoas também devem estar dispostas a realizar mais do que foram contratadas para fazer. Nesta hora, otimizar recursos, ou seja, fazer mais com menos, não é mais simplesmente um discurso: para as empresas ações assim são necessárias para manterem-se competitivas; para os profissionais, também são fundamentais para que sejam reconhecidos como competentes e inovadores.

− No momento atual, de que forma o curso de Administração pode ajudar na qualificação para novas oportunidades profissionais?

Ricardo Reche:  Nesse contexto, o curso de Administração possibilita uma visão sistêmica da organização. A partir disso é possível constituir, liderar e motivar equipes para atuar nas mais variadas áreas do ambiente socioeconômico. No curso de Administração da FISUL, durante sua formação, o acadêmico tem a oportunidade de desenvolver várias áreas de conhecimentos, cognitivas e emocionais, importantes para lidar com equipes multivariadas e polivalentes, em diversos cenários.

​− Como você resumiria as qualidades deste perfil profissional contemporâneo?

O profissional com esse perfil contemporâneo é um articulador organizacional e um potencializador de competências, com capacidade para identificar problemas, formular e implementar soluções. Estas habilidades são relevantes na atual recessão econômica em que o país se encontra e favorece na hora da busca por melhores oportunidades.

− Você teria mais alguma dica para quem deseja alcançar este perfil profissional?

Ricardo Reche: É importante ressaltar que ninguém tem estabilidade ou segurança total, por mais eficaz ou carismático que seja. Mas se você estiver preparado para as mudanças, e isso inclui ter conhecimento e versatilidade, as dificuldades serão passageiras, pois sempre haverá uma porta aberta ou um caminho para seguir. É preciso estar aberto às chances seja qual for o cenário.