Vestibular de Inverno Agendado - 2020

Democracia, igualdade e intolerância em debate na FISUL

Simone Marques 13/09/201721:39 #Direitos Humanos#Direito#Valentinas
VII Semana de Direitos Humanos trouxe questões que ganham espaço nas discussões sociais

Com o tema “Democracia e (In)tolerância: em busca do respeito à diferença”, a Faculdade FISUL realizou diversas palestras durante a VII Semana de Direitos Humanos e VIII Formação de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos da FISUL, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro. Os debates lotaram o auditório e a plateia participou ativamente das discussões sobre a importância das questões dos direitos humanos atualmente.

No primeiro dia, além das palestras, a programação também contou com exibição de um vídeo realizado pelos acadêmicos da disciplina de Temas Contemporâneos e Direitos Humanos V, do curso de Direito, sob orientação do professor Bruno Silveira Rigon. O vídeo trouxe entrevistas com pessoas de diversos estratos da sociedade, como estudantes, comerciantes, funcionários públicos, representantes da Justiça e de governos, entre outros. Eles responderam sobre o que entendem por direitos humanos hoje.

Segundo o professor Bruno Rigon, este trabalho “demonstra a importância da participação ativa dos acadêmicos na construção do conhecimento, possibilitando a abertura ao diálogo plural com demais cidadãos e a construção de um senso crítico em matéria tão relevante para o exercício da cidadania e que é muito mistificada na opinião pública brasileira”.

As palestras do segundo dia emocionaram palestrantes e plateia com a participação das acadêmicas da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI), que apresentaram poesias criadas por elas próprias sobre liberdade e cotidiano feminino.

“A apresentação destas acadêmicas, que já estão na terceira idade e fazem questão de se manter ativas, deixou todos emocionados, pois elas expressaram em suas falas a importância de reverberar vozes em sua diversidade e multiplicar afetos em favor da ocupação de espaços pelas mulheres em nossa atual sociedade”, diz a coordenadora da FATI, professora Márcia Rachele.

As alunas também colocaram questões e opiniões durante os debates, abordando sobretudo a intolerância: “O limite da ideia da tolerância é exatamente isso, não ser intolerante com o outro”, explica a professora. A palestrante Fernanda Martins, Doutoranda em Ciências Criminais pela PUCRS, recém havia falado sobre o quanto as mulheres precisam ocupar seus espaços e serem protagonistas de suas vozes na sociedade. Ela ficou com lágrimas nos olhos diante das falas das senhoras da FATI.

Outros temas também entraram nas discussões, como a construção social do “marginal”, ou “bandidolatria” (Vera Guilherme, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS); utopias e guerras culturais (Moysés Pinto Neto, Doutor em Filosofia pela PUCRS); fascismo (Augusto Jobim Amaral, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Coimbra (Portugal) e lutas políticas e resistência feminista (Fernanda Martins, Doutoranda em Ciências Criminais pela PUC/RS).

SAIBA MAIS:

VII Semana de Direitos Humanos – democracia e intolerância em debate

Exposição fotográfica “Valentinas de Garibaldi” e o papel da mulher na sociedade