Democracia, igualdade e intolerância em debate na FISUL

Simone Marques 13/09/201721:39 #Direitos Humanos#Direito#Valentinas
VII Semana de Direitos Humanos trouxe questões que ganham espaço nas discussões sociais


Com o tema “Democracia e (In)tolerância: em busca do respeito à diferença”, a Faculdade FISUL realizou diversas palestras durante a VII Semana de Direitos Humanos e VIII Formação de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos da FISUL, que aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro. Os debates lotaram o auditório e a plateia participou ativamente das discussões sobre a importância das questões dos direitos humanos atualmente.

No primeiro dia, além das palestras, a programação também contou com exibição de um vídeo realizado pelos acadêmicos da disciplina de Temas Contemporâneos e Direitos Humanos V, do curso de Direito, sob orientação do professor Bruno Silveira Rigon. O vídeo trouxe entrevistas com pessoas de diversos estratos da sociedade, como estudantes, comerciantes, funcionários públicos, representantes da Justiça e de governos, entre outros. Eles responderam sobre o que entendem por direitos humanos hoje.

Segundo o professor Bruno Rigon, este trabalho “demonstra a importância da participação ativa dos acadêmicos na construção do conhecimento, possibilitando a abertura ao diálogo plural com demais cidadãos e a construção de um senso crítico em matéria tão relevante para o exercício da cidadania e que é muito mistificada na opinião pública brasileira”.

As palestras do segundo dia emocionaram palestrantes e plateia com a participação das acadêmicas da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI), que apresentaram poesias criadas por elas próprias sobre liberdade e cotidiano feminino.

“A apresentação destas acadêmicas, que já estão na terceira idade e fazem questão de se manter ativas, deixou todos emocionados, pois elas expressaram em suas falas a importância de reverberar vozes em sua diversidade e multiplicar afetos em favor da ocupação de espaços pelas mulheres em nossa atual sociedade”, diz a coordenadora da FATI, professora Márcia Rachele.

As alunas também colocaram questões e opiniões durante os debates, abordando sobretudo a intolerância: “O limite da ideia da tolerância é exatamente isso, não ser intolerante com o outro”, explica a professora. A palestrante Fernanda Martins, Doutoranda em Ciências Criminais pela PUCRS, recém havia falado sobre o quanto as mulheres precisam ocupar seus espaços e serem protagonistas de suas vozes na sociedade. Ela ficou com lágrimas nos olhos diante das falas das senhoras da FATI.

Outros temas também entraram nas discussões, como a construção social do “marginal”, ou “bandidolatria” (Vera Guilherme, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS); utopias e guerras culturais (Moysés Pinto Neto, Doutor em Filosofia pela PUCRS); fascismo (Augusto Jobim Amaral, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Coimbra (Portugal) e lutas políticas e resistência feminista (Fernanda Martins, Doutoranda em Ciências Criminais pela PUC/RS).

SAIBA MAIS:

VII Semana de Direitos Humanos – democracia e intolerância em debate

Exposição fotográfica “Valentinas de Garibaldi” e o papel da mulher na sociedade

 

Compartilhar

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Últimas Notícias

19/09/2020 16:10

FISUL retoma as aulas presenciais na segunda-feira

Faculdade seguirá rígidos protocolos para garantir a segurança da saúde dos estudantes

faculdade Fisul

09/09/2020 15:29

Faculdade FISUL realiza a I Jornada de Direito

O evento reunirá juristas para debater três importantes temas: relação entre processo e ideologia, o comentado pacote anticrime e mecanismos para o enfrentamento da crise.

faculdade Fisul

13/08/2020 16:58

FISUL oferta MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico com aulas remotas

A FISUL lança o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico e amplia sua área de atuação.

admin

12/08/2020 18:41

FISUL lança curso 100% remoto para profissionais liberais

Conectada com o desenvolvimento, a FISUL amplia sua área de atuação e lança o curso de extensão em Gestão e Investimentos para Profissionais Liberais, com aulas 100% remotas.

admin

31/07/2020 13:00

FISUL retorna às atividades na segunda-feira (03)

A FISUL dará início às atividades acadêmicas no formato de presencialidade remota, tendo em vista que a região da Serra continua em “bandeira vermelha”.

admin

08/07/2020 22:17

FISUL renegocia mensalidades e concede benefício inédito

Para garantir a continuidade dos estudos de seus alunos, minimizando os efeitos dos impactos da pandemia da COVID-19, a FISUL está flexibilizando a negociação das mensalidades e, ainda concede benefício inédito.

faculdade Fisul

03/07/2020 18:06

Alunos da FISUL desenvolvem projetos de ações sociais

Quatro ações sociais de implementação prática já consolidada, foi o saldo do Digital Project.

faculdade Fisul

29/06/2020 15:32

Apresentações de TCCs da FISUL serão remotas

Entre os dias 30 de junho e 3 de julho, os concluintes, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito apresentarão seus trabalhos finais.

faculdade Fisul

05/05/2020 18:37

FISUL institui Comitê de Saúde

A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem motivado a FISUL a perseverar nos cuidados que serão exigidos no novo normal que está por vir. Com este propósito, através de portaria da direção geral, foi instituído o Comitê de Saúde.

faculdade Fisul

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!