Abertas inscrições para o vestibular de inverno 2019

Ciberataques: professor Thiago Finimundi dá dicas de proteção em entrevista à Rádio Garibaldi

Simone Marques 17/05/201719:09 #Ciberataques#Tecnologia#Thiago Finimundi
Professor de TI da FISUL falou sobre segurança e maneiras de se proteger de ataques. Confira!

Você sabia que um ciberataque atingiu uma empresa de Garibaldi? Como lidar com sequestro de dados, ataques maliciosos e proteger nossos dados no dia a dia? O professor de Tecnologia da Informação da FISUL Thiago Finimundi deu dicas sobre tudo isso e muito mais nesta superentrevista à Rádio Garibaldi. Escute a entrevista aqui.

A empresa, cujo nome foi preservado, teve quase todos os dados perdidos devido a um ataque virtual. Os responsáveis pelo ataque pediam um valor para devolver os dados.

Segundo Finimundi, as vulnerabilidades cibernéticas ocorrem com a abertura de e-mail e softwares maliciosos. O professor orienta os empresários para que não paguem resgate. Além disso, aconselha as empresas a adotarem um conjunto de técnicas de segurança, como a instalação nas máquinas de antivírus, adoção de senhas complexas e outras situações.

Acadêmicos e usuários domésticos também estão sob risco de perderem seus arquivos se não adotarem medidas preventivas, como backup (cópias dos dados) e atualizações de antivírus.

O professor também alerta para o uso de dispositivos móveis e redes de wi-fi abertas e compartilhadas. Ao baixar um aplicativo, é solicitado o acesso a dados do celular. É preciso ter muito cuidado com isso, especialmente em relação a serviços de bancos. A prevenção depende ainda de bom senso e de cada um de nós, pois estamos em uma rede ”, alerta.