Abertas inscrições para o vestibular de inverno 2019

Aspectos críticos do cárcere é tema da Semana de Direitos Humanos da FISUL

Andionara Boaro 28/07/201615:08 #Semana de Direitos Humanos
Evento debate sistema prisional e acontece de 22 a 26 de agosto, às 19h, no auditório da Faculdade, com entrada franca.

A VI Semana de Direitos Humanos e a VII Formação de Defensores e Defensoras em Direitos Humanos FISUL ocorrerá de 22 a 26 de agosto e contará com palestras nos dias 22 e 23, a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade. Com a temática "Sistema prisional e direitos humanos: aspectos críticos do cárcere", o evento é aberto ao público e a entrada é franca.

O tema "Sintomas de uma democracia em crise: o legado autoritário no sistema penal brasileiro" será abordado pelo doutorando em Ciências Criminais pela PUC/RS, Felipe Lazzari da Silveira e pelo mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS, Bruno Rigon.  Já "As marcas do cárcere" será tema do doutorando em Ciências Criminais pela PUC/RS, e apresentador do programa Café e Fúria, produzido pela Mínima FM, Leandro Ayres França.

Na sequência da programação o doutor em Direito pela Unisinos, Jader Marques e a doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, Fernanda Bassani, tratarão de "O cotidiano das mega prisões contemporâneas: a visita íntima e a negociamentalização dos corpos".

A Semana de Direitos Humanos da FISUL que teve sua primeira edição em 2010, vem se consolidando e é reconhecida como um momento de reflexões e debates de temas relevantes não só para a comunidade acadêmica, como para a comunidade externa. Para o diretor acadêmico da FISUL, Roberto Macagnan, "...ao promover a VI Semana dos Direitos Humanos e VII Formação de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos, a Faculdade FISUL cumpre com um importante papel na qualificação do processo de desenvolvimento de Garibaldi, Carlos Barbosa e municípios do entorno".

Para a coordenadora do curso de Direito, Vera Lucia Della Vale Biolchi, "com a oferta do curso de Direito o evento ganha mais significado para a FISUL, vez que o curso tem como eixo fundamental de sua proposta pedagógica os Direitos Humanos, dimensão da vida sobre a qual é necessário refletir diuturnamente e para além do espaço acadêmico".