Faça sua TRANSFERÊNCIA para a FISUL!

As férias acabaram, e agora? Volte às aulas com as baterias recarregadas e muita motivação!

Simone Marques 21/02/201715:16 #Volta às aulas#Férias#Motivacional
Turbine-se! Saiba como encarar o semestre com todo o gás com estas 5 dicas simples.

As férias chegaram ao fim e chegou a hora de voltar à rotina com as baterias recarregadas. Nos primeiros dias bate aquela preguiça, pois o corpo acostuma com a “vida boa” das férias. Agora você precisa manter a motivação e se organizar: é a chave para conseguir encarar o semestre com todo o gás! A gente sabe que não é fácil, mas com estas 5 dicas simples você pode turbinar o seu ritmo sem aquela sensação de estar se sacrificando: confira!

1. Nada de radicalismo. Passou as férias assistindo TV? Não corte de vez sua rotina. Aos pouquinhos, você pode diminuir a quantidade de tempo dedicada aos programas preferidos. Para evitar a frustração, faça uma lista dos seus programas prediletos e escolha dois. Com o passar dos dias, você vai se acostumar.

2. Durma o suficiente. Depois de um período longo sem compromissos com horários, bate a leseira, a moleza... é aquela lentidão! Aceite que seu corpo precisa se adaptar com o novo horário e as tarefas. Tente dormir cedo. Isso quer dizer: evite distrações eletrônicas como internet e TV na hora de dormir. Ler um livro de uma disciplina que você vai cursar ou até mesmo uma revista vai ajudar a relaxar e dormir mais rapidamente. A sonolência é a pior inimiga de seu desempenho e da sua atenção!

3. Relaxe. Isso mesmo: incremente sua rotina com coisas que você gosta de fazer fora do horário de aula. Você se sentirá mais satisfeito e isso torna mais fácil aceitar o ritmo do dia a dia. Se tem animais de estimação, dedique um tempo às brincadeiras. Caso tenha filhos, entregue-se à balbúrdia. Faça um piquenique. Gosta de se desafiar? Faça trilhas nos fins de semana. Você vai se sentir renovado se sair do cotidiano trabalho/estudos por algum tempo e não vai sentir (tanta) saudade das férias.

4. Foco no que precisa fazer. Nada de adiar tarefas, trabalhos, leituras ou estudos! A protelação afeta o seu estado de ânimo para baixo e transforma cada tarefa em um suplício. Sabe por que? Porque deixando para depois, elas parecem crescer e se tornar mais complexas. E daí você tem que fazer de qualquer jeito, de última hora, no desespero. Crie o hábito planejar seus estudos e cumpra todas as atividades que puder. As tarefas mais complexas (fazer um projeto ou uma resenha bem-feita, por exemplo) podem ser divididas em partes que são trabalhadas a cada dia. Partindo as tarefas, e fazendo um pouco por vez, você vai se sentir mais leve e disposto. Estudar e aprender exigem disposição.

5. Dedicação aos estudos. Esta é uma etapa importantíssima de sua vida, que vai determinar o seu futuro. Você está estudando para conquistar o mundo. Um diploma representa anos de esforço, não somente na faculdade: é sua trajetória que vem desde a infância. Receber um diploma é trabalho árduo e merecido. Lembre-se de sua família, do orgulho e do investimento de tempo e de vida para chegar até essa vitória. O ensino superior abre diversas oportunidades dentro de sua área de conhecimento. Você será um profissional que terá a chance de fazer o que gosta. É ou não é? Jamais duvide de suas capacidades!

Vai fazer TCC neste semestre? Saiba como a orientação acadêmica pode auxiliar você a vencer esta etapa!

Questões existenciais: Afinal, por que eu devo estudar?

Empreenda-se! Saiba como começar a construir o seu projeto de vida.

Gostou das nossas dicas? Curta a página da FISUL no Facebook e fique por dentro das novidades.