Vestibular Agendado - 2022

As 5 lições de liderança e solução de problemas do filme Apollo 13

Simone Marques 18/08/2017 21:33 #Notícias
Quando o fracasso não é uma opção e é preciso contornar uma situação de extrema crise.

Conheça as 5 lições de liderança e solução de problemas do filme Apollo 13

Houston, temos um problema.”

Esta frase ficou famosa por vários motivos – entre eles, o de contornar uma situação de extrema crise com calma, lógica e profissionalismo, apesar de tudo conspirar contra, e vencer.

Vencer, neste caso, significa mais que um verbo da moda. É realmente sobreviver dentro do pior cenário possível com estratégia, cooperação e, sobretudo, liderança.

A frase foi dita pelo ator Tom Hanks no papel do astronauta Jim Lovell, em uma das cenas mais inesquecíveis do filme Apollo 13 (1995), uma obra rica em referências para quem trabalha com gestão de equipes, liderança, negócios e empreendedorismo.

Em 11 de abril de 1970, a NASA lançou a nave Apollo 13 com a missão de pousar na Lua. Euforia, orgulho, expectativas. Não queremos aqui fazer spoiler, mas é importante saber que uma explosão acontece na nave e a missão fracassa. Então, a agência espacial improvisa um plano para trazer os astronautas de volta à Terra em meio a um clima de pressão absoluta, correndo contra cada segundo. Com a explosão, a nave ficaria sem oxigênio e todos morreriam.

É daí que acontece a reviravolta que faz deste filme um épico de como exercer a liderança. Todos ficam nervosos, é claro, é uma situação-limite, o imprevisto aconteceu: o clima de tensão é geral e parece que ninguém consegue tomar uma decisão. Porém, decidir era preciso – e urgente. E isso coube a um líder em terra e sua equipe, todos colaborando juntos.

Em meio à tensão, a equipe busca soluções que podem colocar em risco a tripulação. No primeiro momento, os engenheiros se detêm no que “não é possível”, discutindo detalhes como os pontos fracos do desenho da nave. Estão desunidos, discordam, irritam-se. O líder da equipe diz que é preciso ter o foco na solução do problema. E que não vai deixar três homens morrerem no espaço. “O fracasso aqui não é uma opção”, determina. Em seguida, todos unem seus conhecimentos para trazer a nave de volta. E conseguem obter sucesso.

Mas afinal, quais são as lições de Apollo 13 para você aprimorar sua liderança ou colaboração em equipe?

1. Testar como se fosse “real”. Cada projeto pode ser uma missão com diversas variáveis, envolvendo ambientes (economia, conjuntura), produtos, objetivos e pessoas. Testes são necessários e devem ser constantes, pois o cenário está também em mudança permanente. Assim, calculam-se as possibilidades de erros e de resultados, considerando como se fossem de fato uma situação real. Não há tempo hoje para se testar qualquer projeto ou produto até que esteja perfeito. Os imprevistos devem ser levados em conta.

2. Lançar(-se). Chega a hora em que é preciso fechar uma ideia e apresentá-la. Este é um momento naturalmente tenso. Por isso é importante envolver toda a equipe em todas as partes essenciais para que o lançamento tenha o maior impacto positivo ou possibilidades de sucesso, o qual depois, ao longo do tempo e conforme o contexto, será aprimorado ou administrado.

3. “Houston, temos um problema.” Problemas sempre vão existir, pois nada nasce pronto e sem falhas. Os problemas são a prova de que a ideia está no mundo real e em movimento, sendo testada e melhorada conforme as dificuldades vão aparecendo.  Estar despreparado para os problemas é um erro, ou melhor: errar é parte de qualquer processo, mas é importante saber o que fazer quando um problema aparecer.

4. Utilizar os métodos APTD ou MASP. São metodologias estruturadas para análise e solução de problemas, que facilitam e embasam melhor o processo de tomada de decisão em relação a problemas complexos em processos, produtos e serviços em organizações. Ambos podem ser resumidos nas seguintes etapas:

- Identificar o problema
- Observar as características do problema
- Analisar as causas principais do problema
- Plano de ação para eliminar as causas do problema
- Ação para eliminar as causas
- Verificação para confirmar a eficácia da ação
- Padronização, para eliminar definitivamente as causas
- Conclusão: recapitular o processo de solução do problema para planejar o futuro.

5. Improvisar com sabedoria. Analise, consulte, pergunte, estude, aprenda e improvise sua solução. O medo faz parte das grandes aventuras, é possível que na primeira ou segunda vez não dê tão certo (mas você não está na Apollo 13!). Tente outra vez, veja onde está a falha do passado e arrisque novamente, agora com mais capacidade, maturidade e sabedoria.

É preciso ter ainda um componente humano essencial: calma. Analise o problema com cuidado antes de decidir o que fazer, porém, com agilidade. Para isso, conte com sua equipe treinada, delegue as responsabilidades e confie em cada membro. No filme Apollo 13 é a capacidade de descartar elementos que não ajudam na solução e trabalhar em conjunto que transformam o fracasso total em uma vitória de todos.

O filme Apollo 13 é uma história exemplar de práticas de liderança, tomada de decisões em ambiente hostil e gestão de recursos humanos. Deixamos a sugestão para que você se inspire nesta obra para aprender a contornar as dificuldades de seu caminho e chegar lá, tanto no espaço acadêmico, profissional como na sua trajetória pessoal. Boa sorte!

Assista aqui um trecho do filme Apollo 13 (dublado em português)

Por que assumir riscos é importante para sua vida?

Mudar de profissão depois de estar atuando na área ou fazer outra graduação?

Veja por que inovar é fundamental para a sua vida

Gostou do nosso conteúdo ou acha que pode ajudar um amigo? Compartilhe!

Conheça os nossos cursos de graduação