Abertas inscrições para o Vestibular de Verão 2ª Edição - 2020

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS FRAUDES NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Marlene Nichel 06/07/201818:27 #TCC#TCC Nota 10#Ciências Contábeis
Daiane escolheu estudar as fraudes nas empresas brasileiras: deu TCC NOTA 10!

Daiane Perazolli, acadêmica de Ciências Contábeis, escolheu como tema para seu TCC analisar as Características das Fraudes nas Empresas Brasileiras. Inicialmente, tinha intenção de aplicar questionários nas empresas da região, porém, desaconselhada pelo orientador, devido à dificuldade de obter os resultados desejados neste tipo de pesquisa, passou a pesquisar os dados disponibilizados publicamente por duas grandes empresas brasileiras de auditoria: a PWC e KPMG. A primeira disponibilizou dados do Brasil sobre crimes econômicos nos anos de 2014 e 2016 e, a segunda, divulgou relatórios de pesquisa sobre fraudes no Brasil nos anos de 2000, 2002, 2004 e 2009. Daiane pesquisou quais foram as características destas fraudes, tais como gênero, idade e motivação dos fraudadores. “Escrevi 96 páginas de conteúdo de forma muito consciente e, a cada página escrita, tive a certeza de ter acertado na escolha do tema. Gastei muitos finais de semana neste trabalho, até deixei meu noivo de lado para dar prioridade ao TCC. Meu objetivo ao realizar o TCC era me desenvolver e poder me destacar com este trabalho. Isto eu consegui”, conclui, feliz, a acadêmica.
A rotina de trabalho da Daiane é muito desafiadora, pois trabalha na área fiscal de uma grande empresa. Isso a motivou ainda mais a fazer o TCC. “Mas o TCC não é um “bicho de sete cabeças”, basta se dedicar por um tempo que a recompensa vem! Lembro que eu tirei férias entre o Projeto e o TCC e fui para a praia. Mas só meu corpo estava lá, pois minha cabeça estava no TCC. Eu dormia e acordava pensando nisso!”
Ainda restam duas disciplinas para a Daiane chegar ao sonhado dia da formatura. Neste tempo, ela poderá relaxar um pouco e voltar a conviver com amigos e familiares, aos quais agradece por compreenderem seu afastamento provisório. E tem mais: a Daiane nos contou que tão logo concluir a graduação, pretende fazer uma pós-graduação ou mesmo cursar uma segunda graduação. O céu é limite para ela.
Parabéns, Daiane!