Afinal, por que você deve fazer uma graduação?

Simone Marques 08/06/201820:00 #Graduação#Vestibular#Projeto de vida
Quem estuda mais, ganha mais, tem uma carreira mais promissora e é mais feliz. Confira!

Vamos responder com outra pergunta: “para que servem os estudos?”

Estudar não é uma ação com resultados imediatos: estudei para fazer “isso”. Estudar é uma forma de treinar suas habilidades e ampliar seus conhecimentos em diversas áreas, não somente “nisso”. Mas é claro que existem consequências práticas para quem estuda. Por exemplo:

Quem estuda mais, ganha mais. Quanto mais você estuda, mais tem chances de conseguir um trabalho melhor e receber um salário maior. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a educação e os rendimentos salariais estão associados:

- Para cada ano de estudo completo, o salário aumenta em média 15%.

- Para cada 100 pessoas desempregadas, 2 concluíram a faculdade (15 anos de estudos durante a vida).

- Para cada 100 pessoas desempregadas, apenas 1 cursou pós- graduação (17 anos de estudos).

Ou seja, se você fizer uma graduação e imediatamente um curso de pós-graduação, a probabilidade de ficar sem trabalho é de quase zero.

Para se manter neste topo e seguir crescendo na carreira, você deve se manter atualizado, estudando sempre. A educação continuada, seja por especializações ou cursos em sua área, amplia seu ponto de vista e mantém sua motivação para aprimorar cada vez mais suas habilidades. Assim, você constrói o seu projeto de vida e aumenta sua satisfação consigo mesmo, pois você tem perspectivas de médio e longo prazo. A estagnação é o pior inimigo de sua felicidade.

Inscreva-se no Vestibular de Inverno 2018 e mude sua vida para melhor!

Ao estudar mais, você também cria autonomia intelectual. Mas o que é isso?

Quer dizer que você não é um realizador de tarefas que se sente satisfeito sempre que alguém lhe diz o que fazer: ao contrário, você propõe soluções e resolve problemas. Quando se dá conta de que não sabe resolver alguma tarefa, você vai em busca de conhecimento e aprende, se desafiando constantemente. As melhores empresas querem colaboradores com este perfil, que agreguem valor ao que fazem.

Se você estudar, estará sempre aberto a aprender. Será mais fácil se adaptar a novas situações e, acredite, sofrerá menos com as dificuldades. A aprendizagem facilita a rápida adaptação e isso contribui para a tomada de decisões mais acertadas. Além disso, ser aberto a novos conhecimentos é sinal de inquietação e curiosidade. Você se torna uma pessoa mais interessante quando está em constante aprendizado. E o mundo está mudando cada vez mais rápido. Esteja atento ao seu aprendizado.

Como escolher sua área de estudos? Faça um teste vocacional:

Aqui tem um teste bem completo e rápido. No final das 15 perguntas, há diversas sugestões de cursos de acordo com o seu perfil!

Você sabia? A FISUL tem diversos benefícios financeiros para te ajudar a fazer a graduação numa boa!

Gostou do nosso conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de novidades e dicas exclusivas da FISUL!

Conheça os cursos de graduação da FISUL.

Ainda indeciso? Saiba como a graduação pode facilitar o seu projeto de vida.