Adeus, preguiça: encare os desafios do dia a dia com mais disposição em 5 dicas. STARTE-SE!

Simone Marques 29/03/201719:00 #Motivação#Dicas#Projeto de vida
Já pensou no quanto você perde energia no dia a dia a ponto de não ter disposição para estudar?

Nada mais frustrante do que se matricular em seu curso de graduação preferido e na hora de mostrar desempenho bater aquele cansaço! Já pensou no quanto você esgota suas energias no dia a dia a ponto de não ter disposição para estudar? A gente reuniu aqui 5 conselhos para ajudar a você a ter mais motivação e dinamismo para aproveitar o seu tempo, se sair bem na faculdade e atingir seus objetivos.

1. Estude perto de casa. Pesquise o seu curso de sua preferência nas proximidades de onde você mora. Viajar de ônibus ou de carro para estudar longe vale a pena quando você dispõe de tempo ou as instituições de sua cidade não têm a qualidade que você exige. Ao escolher uma faculdade que fica perto de casa, você ganha tempo e energia. O corpo e a mente vão lhe retribuir com mais disposição − e você vai chegar mais cedo e aproveitar para curtir mais sua casa e sua família!

2. Durma cedo. Para evitar que a rotina estressante tire o seu sono, mantenha uma rotina de ir para a cama em um horário que permita o descanso por pelo menos seis horas. Tente evitar assistir à TV, usar computador ou ficar na internet à noite: a claridade da tela e a intensidade de estímulos causam insônia. Em vez disso, leia um livro ou ouça um audiobook. Mantenha o sono em dia, com qualidade. Isso vai renovar suas forças e sua mente para o dia seguinte.

3. Foco nas metas: Como você pretende atingir seus objetivos? Pensar sobre isso pode ampliar seu ponto de vista, o que vai lhe ajudar a planejar como alcançar o que deseja. Para começar, o que você quer? Tente responder a esta pergunta com cinco projetos ou metas. Depois, escreva ao lado como começar e executar o que pretende. Por fim, estabeleça prazos para cada item. Disciplina, organização, foco e otimismo. Não deixe que pensamentos negativos lhe desestimulem. Veja aqui como a FISUL pode ajudar a realizar o seu projeto de vida.

4. Estimule sua mente. Aprenda um idioma (nem que seja apenas por diversão). Faça um curso rápido em uma área que você não conhece e tem curiosidade. Mude o trajeto que você percorre todos os dias. Altere a rotina para revitalizar o cérebro: fazer sempre tudo igual, sem qualquer desafio ou novidade, pode parecer confortável, mas faz com que você comece a agir por instinto. A indolência e a preguiça são frutos do entorpecimento. Mantenha seu cérebro ativo!

5.  Esteja em um ambiente em que você se sinta bem. Seja no trabalho, na vida pessoal ou nos estudos, a companhia de pessoas inspiradoras e produtivas tende a contaminar o seu humor, assim como estar perto de quem é um “sugador” de energia provoca pessimismo e desestímulo. O sentimento de aconchego e alegria é sinal de que você está em um ambiente afetuoso e propício ao crescimento.

Preguiça não tem cura! A única forma de evitar que ela venha é evitando suas artimanhas: a procrastinação, as desculpas a si mesmo e, sobretudo, a tentação de apertar o botão “soneca” no celular. ☺

Que tal relaxar aprendendo a vencer obstáculos? Ouça o audiobook “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu.