Vestibular Agendado - 2021

Acomodação: A Síndrome do Sapo na Panela

Simone Marques 14/01/2017 16:55 #Notícias
Saiba o quanto é importante detectar obstáculos e se adaptar às mudanças.

Tem gente que espera as mudanças acontecerem e vivem acomodadas, reclamando. Você conhece a Síndrome do Sapo na Panela? A história, de autor desconhecido, ficou mundialmente famosa quando divulgada em um dos livros de Peter Senge, professor do Massachusetts Institut of Technology (MIT): “A Quinta Disciplina”. Um dos capítulos narra o seguinte:

“Um sapo, retirado do lago e colocado em uma panela com a mesma água fria do lago, sobre o fogão aceso, fica quietinho sem perceber que a água está aquecendo, culminando com sua morte. Outro sapo, do mesmo lago, colocado em outra panela já com a água quente salta imediatamente para fora da panela, evitando o pior resultado para sua vida.”

Qual é a moral desta parábola? Quem é capaz de se adaptar às mudanças de temperatura em sua vida tem mais oportunidades de crescer. As dificuldades sempre vão existir e os desafios estão aí para serem vencidos. É mudar ou saltar fora!

Ignorar os problemas e ficar esperando que as coisas mudem pode ter consequências drásticas. No mercado de trabalho, na vida pessoal ou empresarial, a parábola do sapo se enquadra bem. É crucial que as mudanças lentas e graduais, tal como ocorreu com a temperatura da água na panela, sejam percebidas antes que seja tarde.

Esteja atento ao ambiente e a si mesmo para não ser escaldado como o sapo, que só notou que a água estava fervendo quando era tarde demais para pular.

Ao sermos confrontados com transformações, é preciso agir para implementar as mudanças necessárias e renovar-se, ter coragem de buscar a melhor solução. Ter atitude é não se acomodar, é inovar.

A história do sapo na panela serviu para Peter Senge explicar o novo modelo de organizações e de gestão do conhecimento atual, que exige adaptação constante. Ele resume o modelo em cinco disciplinas. A quinta disciplina − raciocínio sistêmico − é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto.

Quer pular ou vai ficar na panela?

Leia aqui um artigo que explica esse modelo de gestão estratégica e aprenda como mudar e se adaptar para liderar sua vida.

Estudar é abrir possibilidades para mudança. Inscreva-se agora no Vestibular de Verão FISUL: prova única de redação dia 14 de fevereiro. Saiba mais.

23/11/2020 19:40

FISUL e UNISINOS abrem seleção para mestrados e doutorado

Editais com as diretrizes dos programas estão publicados no site da FISUL. As inscrições já estão abertas.

Kelem

23/11/2020 16:00

Alunos da FISUL realizam ação ambiental de coleta de resíduos doméstico

Valorizar o descarte de resíduos de papel oriundos do lixo doméstico e destiná-los à reciclagem, como forma de reduzir o impacto sobre o meio ambiente e transformá-los em fonte de renda para os recicladores, tem sido a proposta do projeto “Educação Ambiental Residencial: Valorização de Resíduos”.

Kelem

26/10/2020 20:40

Convênio entre FISUL e UNISINOS viabiliza a oferta de Mestrados e Doutorado, em Garibaldi

Serão 10 vagas para mestrado e 05 vagas para doutorado em Ciências Contábeis, e 10 vagas para mestrado profissional em DIREITO.

21/10/2020 14:12

Vestibular da FISUL será agendado de 1º a 8 dezembro

Os candidatos podem optar por um dos oito cursos, dentre eles três novos: Tecnologia em Comércio Exterior, em Gestão Financeira e em Logística, além de nova ênfase em Comércio Eletrônico do curso de Gestão Comercial.

16/10/2020 17:20

FISUL lança novo curso de graduação de Tecnologia em Gestão Financeira

O curso se propõe a formar profissionais capacitados para encontrar soluções viáveis e criativas, ancoradas técnica e teoricamente, para o gerenciamento financeiro dos negócios.

01/10/2020 17:39

Aulas do MBA para o Setor Elétrico iniciaram nesta quarta-feira

No primeiro encontro, alunos de onze estados brasileiros foram recebidos pelo coordenador do curso, Franklin Miguel

01/10/2020 15:15