Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Acomodação: A Síndrome do Sapo na Panela

Simone Marques 14/01/201716:55 #Administração#Motivação#Peter Senge
Saiba o quanto é importante detectar obstáculos e se adaptar às mudanças.

Tem gente que espera as mudanças acontecerem e vivem acomodadas, reclamando. Você conhece a Síndrome do Sapo na Panela? A história, de autor desconhecido, ficou mundialmente famosa quando divulgada em um dos livros de Peter Senge, professor do Massachusetts Institut of Technology (MIT): “A Quinta Disciplina”. Um dos capítulos narra o seguinte:

“Um sapo, retirado do lago e colocado em uma panela com a mesma água fria do lago, sobre o fogão aceso, fica quietinho sem perceber que a água está aquecendo, culminando com sua morte. Outro sapo, do mesmo lago, colocado em outra panela já com a água quente salta imediatamente para fora da panela, evitando o pior resultado para sua vida.”

Qual é a moral desta parábola? Quem é capaz de se adaptar às mudanças de temperatura em sua vida tem mais oportunidades de crescer. As dificuldades sempre vão existir e os desafios estão aí para serem vencidos. É mudar ou saltar fora!

Ignorar os problemas e ficar esperando que as coisas mudem pode ter consequências drásticas. No mercado de trabalho, na vida pessoal ou empresarial, a parábola do sapo se enquadra bem. É crucial que as mudanças lentas e graduais, tal como ocorreu com a temperatura da água na panela, sejam percebidas antes que seja tarde.

Esteja atento ao ambiente e a si mesmo para não ser escaldado como o sapo, que só notou que a água estava fervendo quando era tarde demais para pular.

Ao sermos confrontados com transformações, é preciso agir para implementar as mudanças necessárias e renovar-se, ter coragem de buscar a melhor solução. Ter atitude é não se acomodar, é inovar.

A história do sapo na panela serviu para Peter Senge explicar o novo modelo de organizações e de gestão do conhecimento atual, que exige adaptação constante. Ele resume o modelo em cinco disciplinas. A quinta disciplina − raciocínio sistêmico − é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto.

Quer pular ou vai ficar na panela?

Leia aqui um artigo que explica esse modelo de gestão estratégica e aprenda como mudar e se adaptar para liderar sua vida.

Estudar é abrir possibilidades para mudança. Inscreva-se agora no Vestibular de Verão FISUL: prova única de redação dia 14 de fevereiro. Saiba mais.