Abertas inscrições para o vestibular de verão 2020

Acadêmicos do Direito da FISUL visitam o Tribunal de Justiça do Estado

Simone Marques 31/05/201810:00 #Visita Técnica#Direito
Acompanhados pela professora Vanessa Reichert, conheceram trâmites de recursos processuais.

Acadêmicos do Direito da FISUL visitam o Tribunal de Justiça do Estado

A professora do curso de Direito Vanessa Reichert levou recentemente os acadêmicos de Direito Processual Civil até o Tribunal de Justiça de Porto Alegre para uma visita “in loco”, para que conhecessem como funcionam as atividades por lá.

“Fomos recebidos no Plenário e, em seguida, o juiz de Direito Dr. Alex Custodio veio falar com os alunos, abordando reflexões sobre o Judiciário, a vocação para as profissões jurídicas, humanidade, humildade e um pouco sobre sua trajetória de vida", conta Vanessa.

Como o foco da disciplina é na área cível, o grupo seguiu para a 11ª Câmara Cível, onde assistiu à sessão de julgamento ao vivo: "Os alunos puderam entrar em contato com diversas espécies de recursos sendo julgados pelos desembargadores, tais como a apelação cível”, explica a professora.

Eles também conheceram a Biblioteca do TJRS, onde aprenderam como são realizadas buscas de obras e revistas de Direito. O grupo teve, ainda, acesso a obras raras, como o livro mais antigo do tribunal, que remonta aos anos de 1.500 d.C.

A professora relata o restante da Visita Técnica: “Finalmente, fomos até o setor de Departamento Processual, onde nos explicaram todo o processo de recebimento e distribuição de recurso especial, extraordinário, agravo regimental, agravo em recurso especial e extraordinário e todo o processo que acontece no Tribunal a partir do momento em que são protocolados estes recursos”.

A Visita Técnica é um instrumento integrante das metodologias pedagógicas adotadas pela FISUL para articular os conhecimentos vistos em sala de aula com a prática, por meio da observação, da experimentação e da escuta, sob orientação do professor que propõe a atividade.