Acadêmicos de Gestão da Inovação da FISUL conhecem os processos de inovação da Tramontina

Simone Marques 26/09/201721:30 #Gestão da Inovação#Inovação#Tramontina
Eles visitaram os laboratórios nos quais a empresa desenvolve os seus processos de inovação. Confira!

As turmas da disciplina de Gestão da Inovação da FISUL visitaram o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CIPeD) da Tramontina Garibaldi (ferramentas) na última segunda-feira, 25. Lá, eles conheceram os laboratórios nos quais a empresa desenvolve, aplica e testa os seus processos de inovação. Um passeio pelo showroom complementou a visita técnica. O grupo foi recepcionado pelo engenheiro mecânico Tiago Beal, pelo engenheiro químico José Carlos Rizzolli e a responsável pela Gestão da Qualidade, Simone Villa Campagnolo.

Nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de ver como são os processos de desenvolvimento dos produtos, desde os protótipos, design, testagem e finalmente o lançamento ao mercado, em um formato de aprendizado que apresenta o ciclo de vida de um produto, desde a concepção até a aceitação pelo mercado.

“A apresentação da palestra foi elucidativa para a compreensão dos processos envolvidos. Em Gestão da Inovação esse aprendizado in loco nas organizações faz parte de um importante processo, que é a aprendizagem”, diz o professor da disciplina Guilherme Coelho.

“A palestra e a visita como um todo foram bem produtivas para o desenvolvimento da disciplina de Gestão da Inovação, pois vimos um pouco da prática de como funcionam os processos de inovação de uma grande empresa da nossa região”, afirma o acadêmico Jarbas Bordinhão.

“Toda inovação envolve oportunidade, risco e mudança: é um processo imprevisível que pode também ter grandes custos associados. As visitas técnicas a empresas da região integram o conjunto de metodologias ativas de ensino adotadas pela FISUL, para que os acadêmicos possam compreender como os processos funcionam na prática”, complementa a Diretora Geral Marlene Helena Nichel.