Faça sua TRANSFERÊNCIA para a FISUL!

Acadêmicos da FISUL visitam aldeia Kaingang

Andionara Boaro, com edição de Simone Marques 03/11/201615:46 #Sociologia#Cultura#Antropologia#indígenas
Estudantes de Introdução à Sociologia foram a campo conhecer a cultura indígena.

Acadêmicos da disciplina de Introdução à Sociologia visitaram a aldeia Panónh Mág, localizada em Farroupilha. A aldeia abriga 13 famílias de índios da tribo Kaingang e conta com mais de 100 indivíduos, entre crianças, jovens e adultos. A comunidade é dividida em dois núcleos – um localizado em Santa Rita e outro em São Roque. A tribo é liderada por Silvana Ribeiro, a terceira mulher cacique do Rio Grande do Sul.

Os acadêmicos foram recebidos pelos professores e artesãos da tribo, Orilde e Alex Ribeiro, que falaram sobre a cultura, organização e estrutura de relacionamentos. Segundo a professora da disciplina, Beatriz Paulus, os estudantes ficaram encantados com os relatos e voltaram com outra visão sobre a cultura indígena:

“Nesta saída a campo, houve superação do preconceito em relação à etnia. Os estudantes ficaram impressionados com o que encontraram. A sociedade, em geral, não tem uma ideia clara como se estruturam estas sociedades, que estão próximas da gente, mas que causam estranhamento. Eles chegam lá e veem uma sociedade estruturada, preocupada com sua manutenção cultural; ficam surpresos e atentos com a tradição, a sabedoria, sobre como se formam as relações, como o casamento, e como mantêm a língua viva por meio do ensino em escolas.”

Os indígenas abordaram também aspectos como a falta de terras para cultivo da matéria-prima para a confecção do artesanato, a dificuldade em receber água potável. Tais dificuldades interferem na cultura, forçando a adaptação da alimentação, entre outros fatores.

As saídas a campo têm o objetivo de proporcionar aos acadêmicos o contato cultural com povos originários e são uma das práticas que integram o conjunto de metodologias ativas adotadas pelos cursos da FISUL, estimulando a construção do conhecimento sociocultural com teoria e prática.