Vestibular de Inverno Agendado - 2020

Acadêmicos da FISUL vão a campo conhecer programa de gestão ambiental da Tramontina

Simone Marques 15/02/201821:21 #Responsabilidade Socioambiental#Tramontina
Visita integra conteúdos da disciplina de Responsabilidade Socioambiental.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: ACADÊMICOS DA FISUL VÃO A CAMPO CONHECER PROGRAMA DA TRAMONTINA

Aqui na FISUL há acadêmicos que aproveitam as férias, e inclusive os fins de semana, para fazer disciplinas como a de Responsabilidade Socioambiental. No último sábado, dia 10, o grupo foi visitar a fábrica da Tramontina Cutelaria, em Carlos Barbosa. Acompanhados pela professora da disciplina, Delci Casagrande, e pelo Diretor Acadêmico Roberto Macagnan, eles foram conhecer o Programa de Gestão Ambiental da empresa.

“É raro uma empresa ter um programa de desenvolvimento sustentável tão avançado. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer em profundidade como a Tramontina faz toda a gestão de resíduos sólidos, que precisam ser descartados de forma adequada, evitando danos ao meio ambiente e à sociedade, entre outras técnicas e práticas”, explica a professora Delci, que possui Mestrado em Qualidade Ambiental. Segundo ela, “os alunos não faziam ideia de que existia uma empresa tão próxima da comunidade de Garibaldi com tais iniciativas. Eles ficaram surpresos e muito atentos.”

Tal preocupação com o cuidado no gerenciamento dos resíduos, além de políticas de reaproveitamento da água e da reciclagem do papelão das embalagens dos produtos, resultaram na conquista da certificação na norma ISO 14001.

“Muitos de nossos acadêmicos já trabalham na Tramontina, assim, já tinham interesse em conhecer melhor a gestão ambiental da empresa. Eles sabem que isso também pode colaborar para sua ascensão profissional, além da conscientização ambiental e a atualização com boas práticas de sustentabilidade”, afirma Roberto Macagnan.

As visitas dos acadêmicos da FISUL a empresas da região faz parte da metodologia de ensino da faculdade, que une conceitos vistos em aula com a realidade de fábricas e indústrias da serra.