Abertas inscrições para o vestibular de inverno 2019

Acadêmicas da FATI promovem degustação de receitas da culinária funcional

Simone Marques 22/03/201819:25 #FATI#Culinária funcional#Terceira idade
Elas criaram receitas com ingredientes que controlam o peso e promovem a saúde.

Acadêmicas da FATI promovem degustação de receitas da culinária funcional para a terceira idade

As acadêmicas da FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade) foram desafiadas nesta semana a criar pratos que fossem, além de gostosos, funcionais, ou seja, que fazem o organismo funcionar melhor.

“A culinária funcional é fundamental para manter o peso e controlar comorbidades. Na terceira idade, muita gente tem diabetes, pressão alta, colesterol elevado e obesidade graças a uma alimentação equivocada, que privilegia o açúcar e as massas brancas. Os alimentos devem produzir efeitos metabólicos e ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, seguros para consumo”, explica a nutricionista Raquel Valduga Milani.

A iniciativa contemplou ainda a conscientização sobre o consumo de alimentos perigosos para a saúde, como os refrigerantes. Na entrada da FISUL também foram expostos painéis que alertam para os danos causados por diversos alimentos industrializados.

A professora Raquel conta que foi inspirada no documentário Muito Além do Peso, que trata sobre a epidemia de obesidade infantil no Brasil: “As crianças brasileiras pesam 33% mais do que deviam. Esta cultura passa pelos adultos, sobretudo os pais, e acaba chegando a quem está na terceira idade, agravando problemas de saúde que poderiam ser menos agressivos com uma alimentação saudável”.

Durante este primeiro módulo de Culinária Funcional, as alunas também foram instruídas sobre o que significa a alimentação funcional e o sobre os diversos tipos de açúcares que podem substituir o refinado. Como tarefa, os grupos foram orientados a fazer uma receita com cada tipo de ingrediente: chia, farinha integral, cacau, gorduras naturais, entre outros.

O resultado foi um banquete saudável e delicioso, com panquecas de frango e de ricota e espinafre com massa integral; bolo de chocolate sem glúten; bolo de cacau com farinha integral; doce de chia e manga; quiche de legumes; arroz doce com açúcar mascavo, entre outras receitas que a FISUL vai disponibilizar em breve aqui no site.

O módulo 2 de Culinária Funcional será conduzido em julho com receitas saudáveis apropriadas para o consumo durante o inverno.