Confira nossos Eventos

22 Ago às 08:00

VI Semana dos Direitos Humanos na FISUL

De 22 a 23 de agosto, acontece a VI Semana dos Direitos Humanos na Faculdade FISUL. O evento apresentará paineis com discussões sobre o tema e uma exposição do fotógrafo Sidinei Brzuska, Juiz da Execução Criminal de Porto Alegre. O tratamento aos presos é um termômetro da evolução dos direitos humanos de um Estado. O trabalho tão singular de Brzuska, e de todos aqueles que questionam e criticam o cárcere, merece a maior visibilidade e o maior debate possível. Brzuska fotografa os presos e as condições do cárcere. Mais do que mostrar uma imagem, contudo, apresenta o retrato da condição humana ao ilustrar o local aonde relegamos os desviantes. Ele traz em seu trabalho o estado da arte da defesa dos direitos humanos no Brasil: se é o cárcere o locus privilegiado para violações de direitos fundamentais, é também peça indispensável ao seu estudo. Para trazer à tona este importante debate, a já tradicional Semana de Direitos Humanos da Faculdade FISUL, em sua sexta edição, convida pesquisadores preocupados com as situações de presídios, para, a partir das fotografias de Brzuska sobre o cárcere, questionar a perversidade ali velada.  Participam dos paineis os professores Ms. Felipe Lazzari da Silveira, Ms. Bruno Silveira RIgon, Dr. Jader Marques, Ms. Leandro Ayres França e Ms. Fernanda Bassani. Na ocasião serão sorteados livros que tratam deste tema do ponto de vista crítico. O evento tem entrada franca e é aberto a toda a comunidade.

14 Jun às 20:00

Arraial Beneficente dos Acadêmicos da FISUL

Tendo por base a aplicação de metodologias ativas, nas quais os acadêmicos experienciam os conhecimentos construídos nos componentes curriculares, a FISUL estimula que estas sejam aliadas ao voluntariado. Os acadêmicos da disciplina de Gestão de Eventos, conduzida pela professora Beatriz Paulus, organizaram o Arraial Beneficente dos Acadêmicos da FISUL. Portanto, no dia 14 de junho, das 20h às 22h, na quadra de esportes da FISUL o Arraial comercializará os tradicionais quitutes juninos por preços atrativos. Também serão coletados donativos como roupas, fraldas, cobertores, material de higiene pessoal, leite e alimentos não perecíveis. A iniciativa envolverá não só a comunidade acadêmica como também a comunidade externa que, motivada pela tradição das festividades juninas, terá a oportunidade de contribuir com a Casa Lar Padre Oscar Bertholdo, de Farroupilha. Esta instituição de acolhimento de crianças e adolescentes da região, em situação de vulnerabilidade, é considerada modelo pela relevância dos serviços que presta à sociedade. “A nobreza da iniciativa da disciplina Gestão de Eventos instou a direção da FISUL e o Diretório Acadêmico a oferecer suporte e a buscar o envolvimento da sociedade para que a atividade fosse ampliada e o resultado se potencializasse e assim pudesse contribuir significativamente com a Casa Lar", acrescenta a diretora geral da FISUL, Marlene Helena Nichel. Adotar uma criança é um ato de amor, de humanidade incomparável. Nesse contexto, é importante destacar a agilidade no processo de adoção de crianças e adolescentes na Vara de Infância e Juventude da Comarca de Farroupilha. O juiz de Direito Mário Romano Maggioni criou uma força-tarefa que, com a ajuda de uma rede de entidades, diminuiu de sete para um ano o tempo de espera dos casais dispostos a adotar. Em Farroupilha são realizadas cerca de 20 adoções por ano, enquanto em outras cidades de mesmo porte o número cai para uma adoção.

06 Jun às 19:00

Semana Acadêmica 2016

Inicia-se nesta segunda-feira, 6 de junho, a Semana Acadêmica da FISUL que se estenderá até quarta-feira, dia 8. A abertura da programação conta com uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Garibaldi. Na terça-feira, o psicólogo e coordenador técnico do Núcleo de Justiça Restaurativa da Comarca de Caxias do Sul, Paulo Moratelli, palestrará sobre o tema “Justiça Restaurativa”. Na mesma oportunidade, a partir das 21h, a professora e tradutora do idioma italiano, Nátali Lazzari, apresentará o tema “Cidadania italiana: faça você mesmo”. Na quarta-feira, o professor do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA/RS), Paulo Roberto Rodrigues da Conceição, encerrará a programação com o tema “Mediação e Arbitragem”. A Semana Acadêmica é aberta à comunidade e é totalmente sem custos.  

03 Jun às 19:00

Web palestra é tema para acadêmicos de TIC's

A disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), ministrada pelo professor Thiago Finimundi, receberá o especialista em e-commerce Erick Garcia para uma web palestra, na noite desta sexta-feira, 03 de junho. Na ocasião, o convidado fará um apanhado do panorama atual das plataformas web de negócios, as dificuldades, a aplicação e as vantagens para integração de processos. O momento tem por objetivo ilustrar os conhecimentos construídos em sala de aula pelos estudantes com as experiências reais aplicadas em organizações dos mais diversos ramos de atividade econômica.

28 Mar às 09:00

Tribunal do Júri é realizado na FISUL

A FISUL será sede de um Tribunal do Júri no dia 28 de março. A sessão judicial será presidida pelo juiz da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, e acontece no auditório da FISUL, a partir das 9h30min e é aberta ao público. A escolha é um fato inédito na história da faculdade. O magistrado explica o motivo da preferência em realizar este júri popular em um espaço de conhecimento como a FISUL: ‘Há necessidade de divulgação e participação da comunidade nesse tipo de julgamento e, por outro lado, o júri, na Academia, sinaliza e expõe aos acadêmicos de Direito o fato de que eles já compõem a comunidade jurídica, para com a qual passam a ter compromisso de colaboração, seja pela pesquisa científica, seja pelo juízo crítico baseado no conhecimento, seja pela prática forense”.  “Para a FISUL é um prestígio, especialmente para o Curso de Direito, ter sido lembrada pelo Poder Judiciário para sediar uma Sessão do Tribunal do Júri”, afirma a coordenadora do Curso de Direito, a advogada Vera Lucia Della Valle Biolchi. Ela destaca a importância do aspecto educacional de apresentar o julgamento aos estudantes da FISUL: “Embora o Curso de Direito ainda não esteja no nível que trata dos conhecimentos desta área, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de uma experiência viva de um evento jurídico real”.  Ser escolhida como espaço de um julgamento público mostra a valorização da entidade de forma abrangente, segundo a diretora-geral da FISUL, Marlene Nichel: “Cada vez mais a FISUL é reconhecida, não apenas pelo Ministério da Educação, mas especialmente na sociedade em que atua, através dos diversos projetos que a colocam em relação recíproca, interagindo com as entidades públicas e privadas. Somente uma instituição que consegue se legitimar por sua atuação é que desperta e instiga esta sociedade a fazer parcerias. Este evento demonstra o respeito com que a FISUL é vista em importante segmento da sociedade, como é o Poder Judiciário”, enfatiza. Em uma Sessão do Tribunal do Júri, os jurados são sorteados entre os integrantes de um grupo que é previamente escolhido pelo Poder Judiciário entre os membros da comunidade. Sob juramento, eles decidem sobre a matéria do crime e se o acusado deve ser absolvido.  Este é um mecanismo de exercício da cidadania e demonstra a importância da democracia na sociedade, na avaliação do juiz da Comarca de Garibaldi. “O Tribunal do Júri tem competência para decidir os crimes dolosos contra a vida e o julgamento está a cargo de membros da comunidade, de modo que suas decisões serviriam para indicar o posicionamento dos cidadãos garibaldenses perante tal ou qual tipo de conduta.”  

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!