Presencial
A disciplina busca evidenciar a doutrina cooperativista, sua história, fundamentos, princípios, valores e simbologia e sua aplicabilidade no processo de gestão de cooperativas. Apresenta o contexto do cooperativismo contemporâneo em âmbito nacional e internacional.
MBA em Negócios Internacionais Cooperativos
Transforme sua visão de negócios e amplie as fronteiras do cooperativismo
A Faculdade FISUL apresenta o MBA em Negócios Internacionais Cooperativos, uma oportunidade exclusiva para profissionais que desejam dominar as melhores práticas de comércio exterior e gestão cooperativa com foco no mercado global.
Objetivo do curso
Desenvolver competências profissionais aos participantes para que qualifiquem o entendimento acerca dos saberes sobre o cooperativismo, aprofundando os conhecimentos e práticas dos profissionais nas áreas de comércio exterior e negócios internacionais cooperativos.
Público-Alvo
Graduados em qualquer curso de nível superior, que sejam integrantes do quadro de colaboradores ou associados de instituições cooperativas e pessoas que possuam interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre as temáticas desenvolvidas no curso.
-
Aula inaugural
06 de junho de 2025
-
Início das aulas
13 de junho de 2025
-
Aulas presenciais
Campus da FISUL, em Garibaldi/RS
-
Bolsa de estudos
De 70% do Sescoop/RS para associados e colaboradores de cooperativas, concedida por ordem de inscrição.
-
Metodologia
Estudo de casos, seminários, palestras e produção de estudos aplicados
-
Carga horária
360 horas (120hs online e 240hs presenciais)
-
Duração
20 meses (dois a três finais de semana por mês)
Conteúdo Programático
-
1 - Doutrina e Fundamentos do Cooperativismo - 16 horas
-
2 - Estratégias de Comunicação e de Educação em Cooperativas - 16 horas
Presencial
A disciplina se propõe a discutir os aspectos inerentes à comunicação voltada para o público interno, os meios disponíveis e as principais estratégias possíveis de serem utilizadas para a implementação de planos de comunicação voltados para tais públicos. Aborda também, os fundamentos da educação cooperativa e sua importância no âmbito das instituições cooperativas.
-
3 - Ambiente Econômico Global - 16 horas
Presencial
A disciplina apresenta a conformação do sistema econômico mundial atual. Estrutura e organização do sistema financeiro internacional. Avanços e retrocessos no processo de globalização produtiva, comercial e financeira. As transformações recentes no ambiente econômico e financeiro internacional. O desempenho recente das principais economias mundiais. Os cenários e as perspectivas para a economia mundial e para os principais países. Os desafios e oportunidades de mercado para aumentar o volume de negócios e a participação das cooperativas brasileiras no mercado internacional. -
4 - Direito e Legislação Cooperativa - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta a evolução do direito cooperativo internacional. Estudo dos aspectos constitucionais do cooperativismo no direito brasileiro. Legislação brasileira atinente às sociedades cooperativas, em seus aspectos societários e tributários. Legislação especial atinente às cooperativas de crédito. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
-
5 - Propósito e Desenvolvimento Sustentável no Cooperativismo - 16 horas
Presencial
A disciplina apresenta os principais conceitos vinculados ao propósito e desenvolvimento sustentável em cooperativismo, aborda conteúdos sobre as boas práticas de organizações cooperativas quanto ao tema sustentabilidade social, ambiental e econômico. Governança do tema sustentabilidade em empresas e cooperativas. -
6 - Alianças Estratégicas e Intercooperação - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina traz os conceitos e as diversas formas de alianças estratégicas e seus impactos nos resultados das empresas e das cooperativas. Apresenta as perspectivas do pensamento estratégico contemporâneo da intercooperação e os principais métodos utilizados para a construção de modelos de negócios e definição de direcionadores estratégicos que apontem os caminhos para o crescimento e para a perenidade das empresas e das cooperativas. Apresenta modelos e práticas para a realização de alianças estratégicas e intercooperação.
-
7 - Evolução dos Negócios Cooperativos Mundiais - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta o surgimento da cooperação internacional. Organizações cooperativas internacionais: Alianza Cooperativa Internacional. Evolução na participação das cooperativas na produção e nos negócios no mundo e nos principais países. Identificação dos setores onde o cooperativismo mais avançou em termos globais. Importância das cooperativas no comércio mundial. Análise de caso: Cooperativa Mondragón - Espanha. Análise de outros casos de sucesso no cooperativismo mundial. Exemplos de boas práticas de gestão cooperativa em âmbito global. Desafios e oportunidades de negócios no cooperativismo mundial.
-
8 - Introdução aos Negócios Internacionais - 16 horas
Presencial
A disciplina traz uma introdução ao comércio exterior. A evolução do comércio exterior brasileiro. As vantagens de participar do comércio internacional. As principais teorias do comércio internacional. As políticasdocomérciointernacional e os efeitos nas exportações e importações. A relação do Brasil com os mercados internacionais. Como negociar no mercado internacional. As cooperativas e seus negócios no mercado internacional. -
9 - Gestão de Operações de Exportações para Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta a exportação e a sua vinculação com as estratégias das cooperativas. Fluxograma na exportação e órgãos intervenientes no comércio exterior brasileiro. Classificação fiscal de mercadorias/ NCM. INCOTERMS – International Commercial Terms. Práticas Cambiais - Modalidades de pagamentos na exportação: pagamento antecipado e remessa direta. Aspectos tributários e formação de preços na exportação. Despacho aduaneiro e documentos na exportação. Benefícios às cooperativas nas exportações. -
10 - Gestão de Operações de Importações para Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta a importação e o impacto nas estratégias e negócios das cooperativas. Fluxograma na importação e órgãos intervenientes no comércio exterior brasileiro. Classificação fiscal de mercadorias/ NCM. INCOTERMS – International Commercial Terms. Câmbio e modalidades de pagamentos na importação. Aspectos tributários, custos e formação de preços na importação. Despacho aduaneiro e documentos comerciais e financeiros na importação. Regimes aduaneiros especiais na importação. Benefícios às cooperativas nas importações. -
11 - Gestão Financeira Internacional para Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina caracteriza o sistema monetário e financeiro internacional. Moedas, juros e fluxos internacionais de capitais. Balanço de pagamentos e o mercado de câmbio. Instrumentos e derivativos financeiros no mercado internacional. Rating de crédito e gestão de riscos financeiros. Derivativos e diversificação no mercado internacional. Instrumentos financeiros internacionais nas estratégias empresariais e cooperativas. -
12 - Gestão Cambial no Comércio Exterior para Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina traz a caracterização das operações cambiais e o sistema cooperativo. O sistema de pagamentos internacionais. Os tipos e a formação das taxas de câmbio. Os operadores e o mercado de câmbio brasileiro. O papel do Banco Central no mercado e na formação da taxa de câmbio. Contratação de câmbio: documentos, formas, fluxo e liquidação. Aspectos fiscais nas operações cambiais. Instrumentos financeiros na gestão e proteção cambial. O mercado de câmbio futuro e os impactos nas exportações e importações. O sistema de pagamentos em moeda local. -
13 - Logística e Distribuição Física Internacional - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta as características dos modais de transportes internacionais. Infraestrutura logística internacional. Métodos de entrada em mercados estrangeiros. Contratos internacionais. Transporte marítimo internacional. Transporte aéreo internacional. Transporte internacional terrestre e multimodal. Segurança na logística internacional. Formação de preços logísticos internacionais. Desembaraço aduaneiro. Gestão da cadeia internacional de suprimentos e a intercooperação. -
14 - Procedimentos Jurídicos e Tributários no Comércio Exterior - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina mostra os principais conceitos do direto aduaneiro. Tributação incidente sobre as importações: incidência, alíquotas e cálculo. Tributação incidente sobre as exportações: incidência, alíquotas e cálculo. Incentivos fiscais no comércio exterior. Regimes aduaneiros especiais com aplicação nas atividades de logística. Regimes aduaneiros especiais de admissão ou exportaçãotemporáriaesuas variações. Regimes aduaneiros especiais aplicados à indústria e aos serviços. Desafios jurídicos para a internacionalização das cooperativas. -
15 - Políticas e Acordos Comerciais Internacionais e as Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina caracteriza os principais instrumentos da política de comércio exterior e os impactos nas exportações e importações. Efeitos das tarifas e dos subsídios sobre os termos de trocas. A política de comércio exterior do Brasil. Os mecanismos de defesa comercial brasileiros. O Brasil e os blocos econômicos internacionais. Acordos comerciais multilaterais brasileiros. Acordos comerciais bilaterais brasileiros. Acordos comerciais cooperativos brasileiros. Análise setorial das vantagens e desvantagens dos acordos comerciais brasileiros para as cooperativas. -
16 - Estratégias de Marketing Internacional para Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina define o marketing e o processo de marketing. Estratégia empresarial e cooperativo de marketing. Análise do ambiente de marketing internacional. Gestão das informações de marketing internacional. Mercados consumidores e comportamento do comprador. Marketing orientado para o valor ao cliente cooperativo internacional. Marketing direto e digital. Canais de marketing e promoção de vendas no mercado internacional. Criação de vantagem competitiva e as oportunidades no mercado cooperativo internacional. Marketing sustentável nas cooperativas: responsabilidade social e ética. -
17 - Internacionalização de Cooperativas - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina apresenta as etapas do processo de internacionalização. Dificuldades para a entrada no mercado internacional. Análise de casos de internacionalização de cooperativas brasileiras. Análise de casos de investimentos de cooperativas estrangeiras no Brasil. Setores cooperativos com mais êxito em cada uma das fases da internacionalização. Como estimular as cooperativas a se internacionalizarem. Desafios da internacionalização das cooperativas brasileiras. Intercooperação contribuindo para a internacionalização. -
18 - Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projeto - 16 horas
Presencial
A disciplina apresenta a metodologia de pesquisa científica e suas diferentes etapas de desenvolvimento, com o intuito de instrumentalizar o discente para a elaboração de trabalhos acadêmicos e, em particular, o trabalho de conclusão do curso, que consiste em uma monografia, artigo científico ou projeto aplicado de melhoria para a cooperativa. -
19 - Inteligência de Mercados Internacionais - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina caracteriza os principais instrumentos de apoio às empresas e cooperativas na promoção das exportações. Políticas comerciais estratégicas. Prospecção de novos mercados em âmbito global. Análise estratégica de oportunidades para os produtos brasileiros no mercado global. Identificação e análise de novas oportunidades para as cooperativas no mercado internacional. Importância da intercooperação para a ampliação dos negócios das cooperativas brasileiras com as cooperativas internacionais. -
20 - Negociação Internacional - 16 horas
Presencial/Online
A disciplina sistematiza a dinâmica das negociações internacionais: atores, processos e fases. O processo de negociação e a tomada de decisão. Princípios universais da negociação e perfis do negociador. Estratégias de negociação no mercado americano, europeu e asiático. O uso crescente do Yuan nas negociações internacionais. Poder e ética nas negociações internacionais. Negociação do ponto de vista do conflito: solução de conflitos. -
21 - Workshop e Vivência em Cooperativismo - 16 horas
Presencial
Esta disciplina constitui-se em uma atividade integradora para que o aluno possa refletir e vivenciar na prática o seu processo de aprendizagem ao longo do curso. A disciplina conta com workshops, seminários, palestras, visita técnica a instituição cooperativa e vivência para aplicação dos conhecimentos. -
22 - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Presencial/Online
A disciplina consiste na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho será desenvolvido sob a orientação de um professor do curso, que será designado pela coordenação, em função da temática definida pelo aluno quando da elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão do Curso. -
23 - Seminário dos Trabalhos de Conclusão de Curso - 8 horas
Presencial
Apresentação dos trabalhos de conclusão de curso para a banca avaliadora, composta por professores do curso e designada pela coordenação.
Corpo Docente

Josefina Maria Fonseca Coutinho
Coordenador(a)
Titulação
Doutora
Disciplinas Ministradas
Estratégias de Comunicação e de Educação em Cooperativas
Resumo
Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, Mestre em Administração de Empresas pela PUC RJ, especialista em Administração de Marketing pela UNISINOS e graduada em Administração. Atuou como professora na UNISNOS, por 31 anos. Desenvolveu e coordenou os cursos de Gestão de Cooperativismo de Crédito, de Especialização em Cooperativismo e o de Gestão da Comunicação Organizacional. Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Docente em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Foi Gerente-Geral do Departamento de Marketing da Caixa Estadual, Diretora Substituta do Departamento de Transportes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É capacitada em desenvolvimento de programas políticos pedagógicos de cursos de especialização, MBA e graduação.
fisul@fisul.edu.br
ver lattes
Márcio Eloir Schweig
Coordenador(a)
Titulação
Mestre
Disciplinas Ministradas
Workshop e Vivência em Cooperativismo
Ambiente Econômico Global
Resumo
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi assessor econômico na Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul. Foi professor na UNISINOS entre os anos de 2000 e 2020, onde atuou como professor de graduação, pós-graduação e extensão. Na UNISINOS coordenou o curso de Bacharelado em Administração - Comércio Exterior por 10 anos. Foi membro do Conselho Universitário (CONSUN), da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (CPGPEx) e da Câmara de Graduação (CGRAD). Além de professor, atua como trader na bolsa de valores e como consultor nas áreas de conjuntura, cenários econômicos, estratégias e investimentos no mercado financeiro. Coordena o curso de MBA em Mercado Financeiro e de Capitais na Faculdade FISUL em Garibaldi-RS.
fisul@fisul.edu.br
ver lattes-
Josefina Maria Fonseca Coutinho
fisul@fisul.edu.br -
Rosana Roth
fisul@fisul.edu.br -
Nara Lúcia de Oliveira Bernieri
fisul@fisul.edu.br -
Manoel Gustavo Neubarth Trindade
fisul@fisul.edu.br -
Marcos Tadeu Caputi Lélis
fisul@fisul.edu.br -
Marcelo Machado
fisul@fisul.edu.br -
Marina Finestrali
fisul@fisul.edu.br -
Vergilio Frederico Perius
fisul@fisul.edu.br -
Leonardo Rafael de Souza
fisul@fisul.edu.br -
João Minussi
fisul@fisul.edu.br -
Adroaldo Lazzarotto
fisul@fisul.edu.br -
Ana Cristina Sant'Anna Schneider
fisul@fisul.edu.br -
Ana Lúcia Roth
fisul@fisul.edu.br -
Camila Luconi Viana
fisul@fisul.edu.br -
Carlos Fensterseifer
fisul@fisul.edu.br -
Cinara Neumann Alves
fisul@fisul.edu.br -
Edmilson Milan
fisul@fisul.edu.br -
Márcio Eloir Schweig
fisul@fisul.edu.br
-
Em 20x
20x R$ R$856.00
-
Egressos / Entidades Conveniadas
10% de desconto
- Quero me Inscrever!
Descontos na Pós-Graduação
Bolsa de Estudos de 70% do Sescoop/RS para associados e colaboradores de cooperativas, concedida por ordem de inscrição.
Depoimentos de alunos da FISUL
outros cursos de MBAs e Pós
-
MBA em Gestão da Saúde para Hospitais Filantrópicos
-
MBA em Gestão no Setor Elétrico
-
MBA em Compliance e Gestão de Riscos Cooperativos
-
MBA em Finanças e ESG
-
MBA em Gestão para Concessionárias
Ingresso via
Vestibular
Vestibular da FISUL o ingresso é semestral, por prova de redação on-line ou presencial, por aproveitamento da nota do ENEM ou pela nota de vestibulares anteriores. Inscrições permanentes no ano todo. Inscreva-se e comece a estudar em qualquer momento do ano!
inscreva-se agora