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MBA em Gestão de Negócios e Finanças

Quer ir além da teoria e dominar o jogo da gestão e das finanças?

Este MBA forma profissionais estratégicos, capazes de analisar cenários, tomar decisões inteligentes e liderar negócios com visão de futuro.

Com uma metodologia prática — baseada em estudos de caso, projetos e debates entre profissionais de diversas áreas — você vai viver uma experiência de aprendizado que une gestão, inovação e sustentabilidade empresarial.

Objetivo

Formar líderes preparados para atuar em um mercado em constante transformação — com domínio das finanças, visão estratégica e capacidade de decisão inteligente

Destaques do conteúdo:

• Gestão Financeira e Análise de Investimentos

• Inteligência de Mercado e Competitiva

• Gestão de Projetos e Inovação

• Comportamento do Consumidor e Neuromarketing

• Marketing Digital e Mídias Sociais

• Cenários e Gestão Estratégica

Inscreva-se e transforme sua forma de liderar negócios e pessoas.      

  • Início

    Março/2026

  • Dias da Semana

    Segundas e quartas | 19h às 22h

  • Modalidade

    Presencial + Online ao Vivo

  • Duração

    18 meses | 360h

  • Avaliação

    Os alunos serão avaliados ao final de cada disciplina, de acordo com os critérios definidos pelo professor responsável.

  • Desconto Amigo

    Indique amigos e ganhe 3% de desconto por indicação.

Galeria

Conteúdo Programático

  • 1 - Avaliação de Empresas - Valuation

    Fontes de financiamento de longo prazo (próprias e de terceiros); benefício fiscal da dívida; CAPM, WACC; valuation pelo método dos fluxos de caixa descontados e por múltiplos.

  • 2 - Cenários e Gestão Estratégica

    A importância da análise de cenários e tendências. A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos do planejamento nas organizações. A importância da visão, missão, valores e propósito. Fatores críticos de sucesso. Desenvolvimento de planos de ação: objetivos-chave e estratégias competitivas.

  • 3 - Inteligência de Mercado e Competitiva

    Métodos de coleta, análise e interpretação de informações estratégicas. Monitoramento de concorrentes.

  • 4 - Gestão de Projetos e Inovação

    Os desdobramentos das decisões e suas implicações na gestão de projetos. Os sistemas de planejamento, execução, organização e controle no ambiente do projeto. Técnicas de planejamento e controle. Metodologias ágeis para gestão de equipes de projetos. Aplicação de metodologias de gestão de projetos em ações aplicadas.

  • 5 - Governança, Gestão de Riscos e Compliance

    Conceitos de Governança Corporativa. Boas práticas de governança corporativa. O foco na otimização do valor econômico de longo prazo da organização. Transparência para com os stakeholders. A prestação de contas e a Responsabilidade Social Corporativa. Conceitos de riscos. Os controles internos e as linhas de defesa: originadores/proprietários dos riscos e respectivo controles; Supervisão dos Riscos – controles internos, gerenciamentos de riscos e capital. Políticas de conformidade. A gestão integrada dos riscos. Definições e importância em Compliance. Os códigos de conduta. Engajamento da alta direção para com os procedimentos internos. Ações éticas.

  • 6 - Análise de Custos e Estratégias de Precificação

    Os custos, conceitos e classificações. Determinação dos custos. Métodos de custeio. Custos de produtos e serviços. Setorização e apropriação dos custos operacionais. Formação de preços. Margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança.

  • 7 - Gestão Financeira e Análise de Investimentos

    A área financeira dentro do contexto da empresa e dos mercados. A informação financeira para a tomada de decisão. A gestão do capital de giro: ciclometria, capital de giro, necessidade de capital de giro e tesouraria. A administração financeira das operações da empresa (contas a receber, créditos, contas a pagar, estoques). Planejamento de caixa e projeções financeiras. Plano e orçamento de vendas, de produção e de administração. Orçamento de resultados e de caixa. Projeção do balanço patrimonial. Utilização de indicadores para controle e avaliação de desempenho operacional.

  • 8 - Gestão Orçamentária

    Tipos de orçamento; etapas do orçamento em atividades comerciais, industriais e de serviços; elaboração do orçamento de vendas, produção, custos, despesas, financeiro e de capital; projeção das demonstrações contábeis; processo de aprovação do orçamento. Técnicas de análise (quantidade x valores); análise das variações das receitas e custos; processo de comunicação; ajustes no orçamento; processo de aprovação dos ajustes no orçamento.

  • 9 - Comportamento do Consumidor e Neuromarketing

    Fatores sociais, culturais e psicológicos do consumo. Influências internas e externas ao comportamento de consumo. Aprendizagem e condicionamento. O processo de decisão de compra e consumo. Neuromarketing e insights do processo de decisão.

  • 10 - Investimentos ESG e Finanças Sustentáveis

    A disciplina explora as opções de financiamento sustentável, incluindo investimentos verdes e fundos de investimento ESG.

  • 11 - Marketing Digital e Mídias Sociais

    Planejamento de mídias digitais. O relacionamento no digital entre pessoas e marcas. Transformação digital em grandes e pequenos negócios. Análise de resultados e acompanhamento de métricas. SEO, mobile marketing e performance online. Ferramentas digitais para construção de presença online e engajamento de marcas.

  • 12 - Liderança, Mudança e Aprendizagem

    A natureza da liderança. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. O problema da mudança. As etapas do processo de mudança. O coração da mudança. Liderando a mudança. Sucesso em processos de mudança. Mudando a realidade criada por nossas ações. A “prisão” criada pelo próprio raciocínio. As organizações e o processo de aprendizagem. A nova função do gestor.

  • 13 - Empreendedorismo e Plano de Negócio

    Análise de oportunidades, negócios, mercados, ambientes, demanda e oferta, análise da indústria e da concorrência no macroambiente e microambiente. Etapas do Plano de Negócio, detalhamento do projeto de um Plano de Concepção do negócio. Cálculo dimensional da operação. Análise de viabilidade econômica.

  • 14 - Tópicos Emergentes em Gestão Empresarial E Finanças

    Temas livres, contemporâneos e opcionais, à escolha dos docentes.

Corpo Docente

 Mônica Cichelero

Mônica Cichelero

Coordenador(a)

Titulação

Mestra

Disciplinas Ministradas

Controladoria
Introdução a Contabilidade
Controladoria
Introdução a Contabilidade

Resumo

Professora nas áreas de Controladoria, Auditoria, Sistemas de Informação e Economia. Mestra em Economia (Controladoria) pela UFRGS, com especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Atua em Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Controle de Gestão.

monica.cichelero@fisul.edu.br

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