A unidade curricular se propõe a discutir os aspectos inerentes a comunicação voltada para o público interno e a educação cooperativa no âmbito das instituições cooperativas.
MBA em Gestão de Cooperativas
Criar e liderar processos organizacionais, em ambientes cooperados, percorrendo caminhos evolutivos, construídos no coletivo, tendo como norte uma gestão eficaz e sólida, eis as bases que qualificam a proposta do MBA em Gestão de Cooperativas que a FISUL está oferecendo em parceria com a COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL LTDA. (COEDUCARS), sociedade com sede na Rua Cônego Dionísio Basso nº 245, Bairro Seminário, Tapera, RS.
O MBA em Gestão de Cooperativas conta com professores qualificados e com vivência e experiência na área de cooperativismo. Ainda se ressalta o padrão de qualidade de ensino da FISUL, que se utiliza de abordagens metodológicas, com atualização constante e análises críticas, com as melhores práticas de ensino/aprendizagem; oportunidades de networking; contato com o mercado de trabalho e conteúdos orientados para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Objetivo Desenvolver competências profissionais que qualifiquem os conhecimentos acerca dos saberes do cooperativismo, envolvendo a identidade cooperativa e a gestão de diferentes ramos do cooperativismo.
Público- Alvo Graduados em diferentes cursos de nível superior, integrantes do quadro de funcionários e sócios de instituições cooperativas e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
-
Bolsa
70%, pelo COEDUCARS / SESCOOP
-
Desconto Amigo
Cada amigo indicado, o aluno receberá 3% de desconto nas parcelas.
-
Carga horária
370 horas
-
Encontros
Semanais intercalados: sextas (18h às 22h) e sábados (8h às 12h)
-
Modalidade
aulas presenciais, no município de Tapera
-
PERÍODO
21 de junho/24 a 01 de agosto/26
-
FISUL
Faculdade credenciada pelo MEC
Conteúdo Programático
-
1 - Estratégias de comunicação e de Educação em Cooperativas
-
2 - Cooperativismo e a Sinergia de Capitais
A unidade temática busca destacar a relação entre a Doutrina cooperativista (história, princípios, valores e simbologia) e sua aplicação na gestão de cooperativas, abordando o cooperativismo contemporâneo nacional e internacional, o propósito cooperativista, o conceito de Eficiência Cooperativista e sua aplicação na análise da sinergia de capitais, além da construção de valor com stakeholders.
-
3 - Direito e Legislação Cooperativa
A unidade curricular aborda a evolução do Direito Cooperativo Internacional, os aspectos constitucionais do Cooperativismo no Brasil, a legislação brasileira sobre cooperativas (societária e tributária), a legislação específica para Cooperativas de Crédito, e as particularidades jurídicas dos segmentos cooperativos.
-
4 - Macroeconomia e Análise de Cenários Econômicos
A unidade curricular discute a análise de cenários e apresenta conceitos econômicos, formas de medir a atividade econômica, objetivos e instrumentos da política macroeconômica. Examina as transformações no ambiente econômico internacional, o desempenho das principais economias, e a política macroeconômica recente no Brasil, além de analisar indicadores econômicos e discutir expectativas para a economia brasileira.
-
5 - Propósito e Desenvolvimento Sustentável no Cooperativismo
A unidade curricular apresenta conteúdos vinculados ao propósito e desenvolvimentos sustentável em cooperativismo
-
6 - Contabilidade e Controladoria em Sociedades Cooperativas
Explora a contabilidade para diferentes usuários, os impactos da Lei 5.764/71 e da ITG 2004, e os elementos das demonstrações contábeis. Aborda a elaboração e divulgação das demonstrações e a análise contábil-financeira por meio da análise de balanço.
-
7 - Gestão Financeira em Cooperativas
disciplina aborda técnicas de elaboração de planejamento financeiro e análise econômico e financeira, relacionados às organizações cooperativas.
-
8 - Estratégias de Gestão de Pessoas em Cooperativas
Estuda o contexto e as diferentes estratégias de gestão de pessoas em cooperativas, com apresentação de possibilidades de organização dessa gestão de maneira estratégica, com foco nos resultados da organização para com seu quadro social e seus colaboradores.
-
9 - Inovação nos sistemas cooperativos
Dr. Deivid Ilecki Forgiarini
-
10 - Planejamento e Gestão Estratégica em Cooperativas
Esp. Daniel Kurmann
-
11 - Estratégias de Vendas em Organizações Cooperativas
A unidade curricular apresenta os principais modos de preparar líderes nas cooperativas, considerando os princípios educativos de cooperação e solidariedade e os pressupostos da liderança compartilhada e gestão de equipes.
-
12 - Gestão de Marketing e Relacionamento com o Cliente
A unidade temática apresenta os conceitos de Marketing, Mix de Marketing, análise ambiental (interna e externa), estratégia competitiva, segmentação de mercado, posicionamento, satisfação e relacionamento com o cliente.
-
13 - Atendendo Clientes com Encantamento
Este módulo analisará com os participantes diferentes estratégias de acolhimento e relacionamento com os Clientes.
-
14 - Governança Corporativa em Instituições Cooperativas
A disciplina aborda a governança corporativa em sociedades cooperativas, explorando sua aplicação, ambiente regulatório, estruturas eficientes, diretrizes e a implementação de boas práticas no contexto cooperativo.
-
15 - Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
A unidade curricular propõe-se a apresentar aos discentes a importância da gestão do conhecimento e o valor do capital intelectual como elementos auxiliares na promoção e valorização da profissionalização e capacitação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor cooperativo.
-
16 - Metodologia de Pesquisa
A disciplina pretende apresentar a metodologia de pesquisa e suas diferente etapas, com o intuito de instrumentalizar o discente para a construção de trabalhos acadêmicos, em especial o trabalho final do curso.
-
17 - Seminário de Trabalho de Conclusão do Curso
Dra.Josefina Maria Fonseca Coutinho e Viviane Rossato Laimer
-
18 - Vivência em Cooperativismo
A unidade curricular propõe-se a significar os saberes e competências desenvolvidas no decorrer do curso, por meio da realização de uma visita técnica.
Corpo Docente
Josefina Maria Fonseca Coutinho
Coordenador(a)
Titulação
Doutora
Disciplinas Ministradas
Estratégias de Comunicação e de Educação em Cooperativas
Resumo
Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, Mestre em Administração de Empresas pela PUC RJ, especialista em Administração de Marketing pela UNISINOS e graduada em Administração. Atuou como professora na UNISNOS, por 31 anos. Desenvolveu e coordenou os cursos de Gestão de Cooperativismo de Crédito, de Especialização em Cooperativismo e o de Gestão da Comunicação Organizacional. Professora no Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Docente em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Foi Gerente-Geral do Departamento de Marketing da Caixa Estadual, Diretora Substituta do Departamento de Transportes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É capacitada em desenvolvimento de programas políticos pedagógicos de cursos de especialização, MBA e graduação.
fisul@fisul.edu.br
ver lattes-
Josefina Maria Fonseca Coutinho
fisul@fisul.edu.br
-
Em 24x
24x R$ R$713.33
-
À vista
12% de desconto
-
Egressos / Entidades Conveniadas
10% de desconto
-
Tenho
Interesse!
Descontos na Pós-Graduação
24 X R$ 797,90
18 X R$ 1.024,20
12 X R$ 1.490,00
À vista - 5% de desconto
Com possibilidade de Bolsa de até
70%, pelo COEDUCARS / SESCOOP?
Depoimentos de alunos da FISUL
outros cursos de MBAs e Pós
-
MBA em Finanças Controladoria e ESG para EFPC’s
-
MBA em Gestão da Transição Energética
-
Gestão de Pessoas
-
MBA em Gestão de Cooperativas
-
MBA em Negócios
Ingresso via
Vestibular
Vestibular da FISUL o ingresso é semestral, por prova de redação on-line ou presencial, por aproveitamento da nota do ENEM ou pela nota de vestibulares anteriores. Inscrições permanentes no ano todo. Inscreva-se e comece a estudar em qualquer momento do ano!
inscreva-se agora