Fisul - Cursos de Graduação com bolsas de até 100%

Impactos dos Eventos Climáticos no Setor Elétrico Brasileiro

Transforme sua visão sobre os desafios climáticos no setor elétrico com um curso inovador, dinâmico e baseado em casos reais. 

Os eventos climáticos têm gerado impactos significativos na infraestrutura elétrica, comprometendo a qualidade dos serviços e colocando em risco o Sistema Interligado Nacional (SIN). Este curso foi projetado para capacitar profissionais a compreender e enfrentar esses desafios, promovendo ações estratégicas de prevenção, mitigação e recomposição.

O que você vai aprender?

Efeitos das mudanças climáticas no Setor Elétrico Brasileiro: Compreenda como alterações graduais e eventos extremos afetam a geração, transmissão e distribuição.

Políticas públicas para transição e segurança energética: Explore diretrizes fundamentais para uma infraestrutura mais resiliente.

Responsabilidade legal e contratual das concessionárias: Saiba como a legislação e os contratos regulam as obrigações frente aos eventos climáticos.

Impactos nas redes de distribuição e transmissão: Identifique as vulnerabilidades e aprenda a mitigar riscos.

Construção de um arcabouço regulatório: Estude perspectivas regulatórias com base em dados de entidades setoriais como ABRADEE e ABRATE.

Diferenciais do curso • Debates com especialistas e convidados do mercado. • Metodologia prática com estudos de caso e relatos internacionais (storytelling).

Público-alvo • Profissionais do setor elétrico (geração, transmissão e distribuição). • Engenheiros, advogados, gestores públicos, economistas e administradores. • Egressos e alunos da Escola de Negócios do Setor Elétrico.    

Impactos dos Eventos Climáticos no Setor Elétrico Brasileiro
  • Desconto

    10% para egressos e alunos da Escola de Negócios do Setor Elétrico

  • Coordenador

    Dr. Franklin Miguel, coordenador da Escola Negócios do Setor Elétrico e CEO da Electra Energy

  • Professora

    Daniela Garcia Giacobbo, Mestre em Direito da Regulação

  • Carga horária

    20 horas

  • Modalidade

    Online, 100% ao vivo

  • Horário

    Segundas e terças-feiras, das 19h às 22h50.

  • Quando

    07, 08, 14, 15 e 22 de abril de 2025.

  • Metodologia

    Aula expositivas, estudos de casos, atividades orientadas.

Conteúdo Programático

  • 1 - Os efeitos das mudanças climáticas no Setor Elétrico Brasileiro

    a.Conceitos básicos sobre mudanças climáticas, entidades e as politicas públicas relacionadas ao meio ambiente, às mudanças climáticas e à energia Agenda Proclima 2050, Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas de Extremos de Tempo, Clima e Água da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Organização Meteorológica Mundial (OMM/ONU), Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Florida Power.

    b. Modelo institucional do SEB: características estruturais e operacionais do setor (operador precisa despachar o parque de geração em um volume exatamente igual à demanda; as intempéries e a capacidade de atender à carga); desverticalização; leilões e contratos de longo prazo.

    c. Características da matriz elétrica: predominância das hidrelétricas e as crises hídricas; hidrelétricas e a variabilidade das chuvas, que podem provocar enchentes, com detritos em áreas alagadas a montante das hidrelétricas e eventuais danos aos equipamentos das barragens e turbinas das usinas; demais tipologias energéticas renováveis e a vulnerabilidade (intermitência e armazenamento).

    d. Classificação dos eventos climáticos como extremos ou não (alterações climáticas graduais x eventos climáticos extremos); precipitação intensa/enchentes, ventos extremos e deslizamentos de terra; ciclones e tornados; downburst; fenômenos climáticos de curta duração/sazonais como El Niño e La Niña (El Niño Oscilação Sul (ENOS); resiliência climática.
    e. Urgência climática versus frenesi climático: parâmetros do modelo de previsão do tempo e a mobilização das concessionárias e da Administração Pública (defesa civil).

    f. Story telling: Caso do erro da previsão meteorológica que previu ciclone bomba para o RS; a experiência internacional.

  • 2 - As políticas públicas para a transição e segurança energética

    a. Desafios à expansão energética e à segurança energética (segurança no abastecimento/atributo da confiabilidade + atributo da flexibilidade, não só adaptar à dinâmica do mercado como adaptação às mudanças climáticas).

    b. Desafios à transição energética segura e justa; governança e responsabilidade socioambiental e climática, no SEB.

    c. Sustentabilidade no SEB: conciliação entre o planejamento e a operação, a expansão segura e a remuneração dos serviços de fornecimento; a busca pela modicidade tarifária e os mecanismos de alocação de custos, com políticas públicas eficientes de financiamento e de subsídios a novos segmentos e tecnologias, mas que não onerem todo o setor.

    d. Fontes de transição energética; complementariedade das fontes, como forma de evitar a instabilidade na operação do SIN, devido às intempéries, e os elevados encargos.

    e. Obrigação constitucional/legal e contratual das concessionárias de prestação do serviço público de energia elétrica eficiente e de qualidade, mesmo diante de eventos climáticos.

    f. Story telling: caso das enchentes no RS, que afetaram basicamente ativos de hidrelétricas e subestações, mas o MME entendeu por retirar o Lote 2 do 2º leilão de transmissão 02/24.

  • 3 - A responsabilidade legal e a contratual das concessionárias e os eventos climáticos

    a. A tríplice responsabilidade (Civil, Penal e Administrativa): fundamentos da responsabilização.

    b. Responsabilidade socioambiental corporativa, investimentos e os riscos socioambientais e climáticos; política de responsabilidade social, ambiental e climática das instituições financeiras e os financiamentos para projetos do SEB; responsabilidade civil e ambiental das instituições financeiras.

    c. Responsabilidade civil (perspectiva do código do consumidor) das concessionárias e os direitos dos consumidores ante a interrupção do fornecimento/indenização x compensação.

    d. Eventos climáticos extremos e as excludentes de responsabilidade: caso fortuito e força maior.

    e. Eventos climáticos extremos e a flexibilidade das obrigações tanto dos consumidores como das concessionárias; o uso do seguro garantia.

    f. Story telling: caso das penalizações à Enel Distribuição SP, pelas interrupções de energia, e a experiência internacional.

  • 4 - Os eventos climáticos e os impactos nas redes de distribuição energia elétrica

    a. Eventos climáticos e redes elétricas de distribuição: impactos, mitigação e a necessidade da recomposição; característica intrínseca de serviço público; perspectivas para implementação das redes subterrâneas.

    b. Legislação e regulação setorial (Aneel) aplicáveis; perspectivas regulatórias; o Decreto 12.068/2024 e a Resolução Aneel 1000/2021; experiência internacional.

    c. Jurisprudência (incluindo sobre reparação civil pelas interrupções no fornecimento de energia).

    d. Renovação e prorrogação dos contratos de concessão; os padrões de qualidade técnica do serviço e a avaliação da satisfação dos consumidores; regularidade e continuidade no fornecimento de energia; indicadores de duração e frequência das interrupções na prestação do serviço de distribuição e os eventos climáticos; as penalidades possíveis.

    e. Desafios e possibilidades para os centros urbanos; manejo de vegetação nativa e exótica próxima a redes de distribuição e linhas de transmissão (arborização urbana e rural).

    f. Story telling: PL 301/2024, do RS que prevê planos municipais de arborização urbana e rurais, a cargo das distribuidoras e transmissoras.

  • 5 - Os eventos climáticos e os impactos no sistema de transmissão de energia elétrica

    a. Resiliência do sistema de transmissão de energia elétrica frente às mudanças climáticas; características intrínsecas de ampla dispersão territorial e grande exposição a todo tipo de intempérie.

    b. Legislação e regulação setorial (Aneel) aplicadas; perspectivas regulatórias; renovação das concessões.

    c. Contingências e torres de transmissão de emergência; Secas, queimadas, calor extremo e o sistema de transmissão.

    d. O papel da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para buscar soluções para aumentar a resiliência das linhas de transmissão; necessidade de se criar parâmetros de resiliência e desempenho para uma modelagem climática e adaptação das instalações aos desafios climáticos brasileiros, promovendo resiliência desde a fase de projeto.

    d. Eventos climáticos e o planejamento dos corredores e traçados de linhas pela EPE; alternativas técnicas e locacionais pelo empreendedor e órgão ambiental licenciador.

    e. Story telling: Projeto pioneiro Isa Energia Energia de armazenamento de energia em baterias de larga escala para casos emergenciais.

Corpo Docente

Franklin Miguel

Franklin Miguel

Coordenador(a)

Titulação

Doutor

Disciplinas Ministradas

Resumo

Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia.

coord.energia@fisul.edu.br

ver lattes
  • Valor do curso

    4x R$500.00

  • Egressos / Entidades Conveniadas

    10% de desconto

  • Quero me Inscrever!

Descontos na Formação Continuada

10% de desconto para egressos e alunos da FISUL
Descontos exclusivos para empresas parceiras
- Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE)
Associação Brasileira de PCHs e CGHs
- CIC de Garibaldi, ACI de Carlos Barbosa, APEME
- Hospital Tacchini, Sicredi, Tramontina
- Companhia Paranaense de Energia (COPEL)
- Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (ABRAGEL)
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Depoimentos de alunos da FISUL

outros cursos de Formação Continuada

  • inscrições abertas
  • FATI Faculdade Aberta da Terceira Idade

  • inscrições abertas

    Inteligência Artificial e Estratégia Omnichannel: fórmula para o sucesso do varejo

  • inscrições abertas
  • inscrições abertas

Ingresso via
Vestibular

Vestibular da FISUL o ingresso é semestral, por prova de redação on-line ou presencial, por aproveitamento da nota do ENEM ou pela nota de vestibulares anteriores. Inscrições permanentes no ano todo. Inscreva-se e comece a estudar em qualquer momento do ano!

inscreva-se agora

gostaria de conversar com a gente?

inscrição no curso

Impactos dos Eventos Climáticos no Setor Elétrico Brasileiro

fechar
  • titulação

  • Disciplinas ministradas

  • resumo