Atividades de Extensão

Na FISUL a extensão é entendida como um espaço para dar resposta a diferentes demandas sociais, políticas e culturais da comunidade interna e externa. É por meio do compartilhamento e complementação de saberes construídos na dimensão do ensino que a FISUL se propõe a socializar o conhecimento, visto que há integração entre este e o da comunidade, constituindo-se, portanto, num espaço para o desenvolvimento e superação das desigualdades que permeiam a sociedade de maneira geral.

Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) 

A FATI é um espaço de integração para pessoas da terceira idade, que busca contribuir com o desenvolvimento das suas potencialidades, habilidades e autonomia, em processo de educação continuada e de inclusão. Além de possibilitar a discussão e a compreensão do papel exercido pelo idoso na contemporaneidade enquanto titular de direitos, permite a atualização e a reciclagem de conhecimentos, a consolidação de vínculos interpessoais e a troca de sabres e de experiências vivenciadas no cotidiano familiar.

Por sua dinamicidade, o programa permite o ingresso de novos alunos a qualquer tempo ou época do semestre, sem prazo para a conclusão. Podem participar da FATI pessoas de qualquer idade sem exigência de formação prévia.

Tessere

O Programa Tessere tem por objetivo promover a iniciação dos ingressantes da FISUL aos estudos superiores, acolhendo-os e instrumentalizando-os de meios para que se reconheçam como acadêmicos ao integrar e participar da educação superior, e se aperfeiçoem cultural e profissionalmente. O programa propõe-se ainda a oportunizar aos estudantes a interação autônoma nos espaços acadêmicos.

FISUL Personalidades

O Programa FISUL Personalidades constitui-se em um espaço de discussão e reflexão sobre temas contemporâneos, nas diferentes áreas do conhecimento, na diversidade das ideias, teorias e pensamentos. Pretende contribuir para a formação da consciência crítica dos acadêmicos, promovendo a articulação entre estes e os docentes com os sujeitos externos, personalidade de renome regional, estadual e nacional, cuja expressão no mundo do trabalho seja inegável, ante o sucesso conquistado. 

Cine FISUL

O Cine FISUL é um espaço que integra o Programa Leitura do Semestre. Neste os acadêmicos são levados a ler uma obra da literatura contemporânea, indicada pelo Comitê Acadêmico, em cada semestre. Na medida do possível, na Leitura do Semestre são escolhidas obras que disponham de versão cinematográfica correspondente ou similar. Na articulação entre o conteúdo do texto e o caráter dinâmico e inventivo da linguagem do cinema, pretende-se proporcionar aos estudantes múltiplas abordagens de conhecimento de mundo. Entende-se que como arte do movimento, o cinema reúne ficção e realidade em diferentes perspectivas e dinamismo que, articulado à leitura, motiva o acadêmico a exercitar a capacidade interpretação e de compreensão das transformações das relações humanas contemporâneas.

Espera-se que o Cine FISUL contribua para a compreensão crítica e problematizante das relações que constituem o mundo atual, produzindo novos olhares, novos modos de pensar, sentir e buscar soluções para novos desafios. Para contribuir com esta perspectiva, após a exibição, abre-se espaço para a comunidade acadêmica debater sobre ambos, o texto e o filme.

Direitos Humanos

Os Direitos Humanos na FISUL se constituem em um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão permanente de defesa da sua efetivação. O ponto alto deste espaço contempla a “Semana dos Direitos Humanos”, evento anual aberto à participação geral. Desde 2010 o evento vem se propondo a aprofundar discussões não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade como um todo. Painéis, debates, palestras e exposições sobre questões agrárias, de trabalho escravo, de direitos dos povos indígenas, das desigualdades de gênero, de violência, de direito à memória, das migrações, imigrações e emigrações, dentre outras temáticas, são os meios pelos quais a FISUL trata da violação dos Direito Humanos.

Na dimensão dos Direitos Humanos, saliente-se, se assenta a concepção do Curso de Direito da FISUL, que além de formar profissionais com sólidos conhecimentos jurídicos, também propõe uma qualificada formação em Direitos Humanos.

Precisa de alguma informação? Entre em contato conosco que lhe daremos retorno em breve!